Rodoanel Leste - Mais de 47% do Encontro Leve Estruturado do Rodoanel está pronto


Em quase um ano de operação oficial, o Cantitravel já fez avançar mais de 47% dos 8,8 quilômetros do Encontro Leve Estruturado que está sendo construído em Suzano. 
O equipamento está sendo utilizado desde junho de 2012 nas obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) com o intuito de minimizar o impacto ambiental. 
Por meio dele estão sendo construídas as pistas suspensas que passarão sobre as várzeas do Rio Tietê e do Rio Guaió, sem interferir na região dos mananciais. 

O equipamento evitará, ao final, a movimentação de aproximadamente 4,5 milhões de m³ de terra, o equivalente a dois estádios do Maracanã cheios.

As informações são da assessoria de imprensa da Concessionária SPMar, responsável pelo Trecho Leste. O viaduto em construção se trata do primeiro desenvolvido com tecnologia de baixo impacto. 

Com 8,8 quilômetros de extensão, ele será complementado por uma ponte, atingindo 12 quilômetros e se tornando, até março de 2014 (quando está prevista a entrega do Trecho Leste), o segundo maior viaduto do Brasil, menor apenas que a Ponte Rio Niterói. 

Como destacado pela SPMar, o método construtivo utilizado na cidade, por meio do equipamento, é uma adaptação de uma tecnologia portuária, que pela primeira vez está sendo usada para construir uma estrada no País. 

A concessionária também explicou que, com o Cantitravel, as vigas de concreto que dão sustentação ao viaduto são lançadas diretamente na várzea dos rios. Por meio da técnica não é preciso fazer fundações e abrir caminhos de serviço, o que poderia impactar a dinâmica da várzea com impactos expressivos na flora, fauna e recursos hídricos.

Conforme detalhado pela SPMar, pelo sistema convencional, seriam necessárias drenagem, escavações ou aterros, terraplenagem para a execução dos blocos de fundação e, a partir daí, os pilares e a superestrutura. 

"Com o encontro leve, essa intervenção não é necessária, pois a estaca é o próprio pilar", apontou em nota. Como resultado, a região da Várzea dos rios Tietê e Guaió terá áreas de aterro minimizadas. 

GERAL 
A SPMar garante que a obra do Trecho Leste está a todo vapor. Atualmente há 51 frentes de obras distribuídas nas seis cidades por onde passará a rodovia. 

No trevo da SP-66, próximo aos bairros de Monte Cristo, em Suzano, e Calmon Vianna, em Poá, estão em fase de conclusão 75 tubulões. No local já foram cravadas 265 estacas entre a SP-66 e a Rodovia Ayrton Senna (SP-70), entre Poá e Itaquaquecetuba. Esta etapa será formada, principalmente, pelas pistas elevadas do Encontro Leve Estruturado. 
Para este trecho, que tem 12 frentes de obras já em andamento, foram mobilizados 12 guindastes, três equipamentos de perfuração, uma perfuratriz hidráulica, uma balsa para transpor a região da lagoa, entre outros. 
Até o último mês foram cravadas 1.230 estacas e concretados 28 blocos. Nas frentes de trabalho, entre Itaquaquecetuba e Arujá, estão sendo trabalhadas ações de desapropriação e supressão vegetal. Até o momento, foram efetuadas 90% das desapropriações previstas em todo o Trecho Leste do Rodoanel.

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