As doenças inflamatórias do intestino podem causar fadiga


Falta de vitaminas, hemorragias, anemia e até reações ao remédio podem causar o problema
Divulgação
Cansaço tem grande impacto no organismo e pode levar, ainda, ao mau desempenho nas atividades do dia a dia, como o trabalho
Mogi News

A fadiga é um sintoma não específico de várias doenças e distúrbios. Sentir-se cansado simplesmente pode ser o resultado de não dormir o suficiente ou não dormir com qualidade. A fadiga crônica pode levar a uma série de outros problemas, inclusive ao mau desempenho no trabalho e na escola, à condução sonolenta e à depressão.
Descobrir que a fadiga é um sintoma de algo errado não é tão difícil, mas determinar o porquê o paciente está cansado - e o que fazer sobre isso - não é tarefa fácil.

"A fadiga é um sintoma, muitas vezes, associado com as doenças inflamatórias do intestino (DII). As razões para os pacientes com DII se sentirem cansadas incluem efeitos colaterais dos medicamentos, distúrbios do sono e outras condições relacionadas, tais como a anemia", afirma o gastroenterologista Silvio Gabor (CRM-SP 47.042).

Alguns medicamentos que são usados para tratar as doenças inflamatórias do intestino podem causar fadiga, direta ou indiretamente, afetando negativamente o sono do paciente.
"Os corticosteroides deixam as pessoas com a sensação de estarem ´ligadas´, o que torna difícil o descanso. Outros medicamentos podem causar sonolência e fadiga. Quando estes efeitos secundários ocorrem, devem sempre ser discutidos com o médico  que acompanha o paciente", recomenda o gastroenterologista.


Sono pobre
Quando uma pessoa está cansada, o esperado é que ela seja capaz de adormecer rapidamente e dormir pelo maior tempo possível. No entanto, quando o paciente tem uma doença inflamatória intestinal, seu sono pode ser interrompido por outros sinais e sintomas, tais como idas constantes ao banheiro, dores ou suores noturnos.
"A melhor maneira de evitar estes sintomas e as crises durante a noite é tratar este problema adequadamente", diz Gabor.

Enquanto isso, o paciente pode tentar praticar uma boa higiene do sono a fim de ter uma noite de sono repousante: "Para evitar acordar para ir ao banheiro, o paciente deve considerar agendar sua última refeição várias horas antes de deitar. Suores noturnos são mais difíceis de evitar, mas o paciente pode dormir com uma toalha (ou duas) e manter uma muda de roupa (ou outro travesseiro) perto de sua cabeceira. Dessa forma, o paciente pode enxugar o suor, se trocar ou trocar o travesseiro e voltar a dormir, sem sair da cama ou acender a luz."

Postagens mais visitadas deste blog