Suzano vai aderir projeto de usina. Investimento é de R$ 292 milhões


Em reunião realizada na tarde de ontem, entre os prefeitos de Suzano, Paulo Tokuzumi (PSDB), e de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), com a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Pena, ficou definida a inclusão de Suzano no projeto da Usina de Tratamento Térmico de Resíduos Sólidos e Geração de Energia, juntamente com Guararema, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim.
A estação de tratamento de resíduos fará parte da bacia do Alto Tietê, com um investimento aproximado de R$ 292 milhões, com a capacidade de produzir 800 toneladas/dia de energia na forma de vapor industrial. Nestas condições é imperativa a participação adicional de Suzano, perfazendo assim 720 toneladas/dia na capacidade da usina.
Segundo a presidente da Sabesp, Dilma Pena, algumas providências administrativas foram tomadas, entre elas: protocolo de intenções entre a Sabesp e municípios, elaboração de minuta de Projeto de Lei autorizativo para os municípios formalizarem o contrato de programa, formalização de protocolo de cooperação entre Sabesp, Cetesb e Secretaria de Meio Ambiente.
No encontro ficou acertado que em 45 dias a Sabesp montará o Plano Regional de Resíduos e será apresentado à sociedade civil, por meio de audiência pública. Outra decisão é uma reunião de trabalho com os municípios conveniados no Alto Tietê, para o dia 12 de março, às 15 horas, em Mogi das Cruzes, onde será mostrado o estudo técnico, econômico e financeiro do projeto aos prefeitos, entidades civis e a sociedade em um todo.
“Vamos apresentar aos prefeitos que fazem parte do consórcio e convidados, bem como a sociedade, todo o Plano Regional de Resíduos. A partir daí vamos com o firme propósito de entregar o projeto antes de 2015”, explica Dilma Pena. Ela também falou da entrada de Suzano no consórcio. “A reunião de hoje foi significativa, pois a entrada de Suzano no consórcio é um grande passo para a formatação da usina de reciclagem no Alto Tietê”.
Durante o encontro, Tokuzumi afirmou que jamais Suzano fará algo contra o meio ambiente. “Na minha administração jamais vou ser a favor de um aterro sanitário, seja em Suzano, Mogi ou em outra cidade do Alto Tietê. Apoio o Bertaiolli que luta diariamente contra a criação de um aterro em sua cidade. Quanto à usina de reciclagem no Alto Tietê, é mais que preciso, é caso de urgência, não podemos mais sacrificar o meio ambiente em nossa região. Agora, cabe a Sabesp nos mostrar a viabilidade desse projeto e dando aos municípios que pertencem ao consócio uma grande participação”.
Já Bertaiolli fez questão de frisar que o encontro com a presidente da Sabesp e o prefeito de Suzano é de suma importância para o consórcio. “A vinda de Tokuzumi hoje nesta reunião com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, mostra a importância de nos unirmos em relação à problemática do lixo em nossa região”, concluiu.
O secretário de Comunicação, Valdir da Silva Alves, também p,,,articipou da reunião.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog