Em encontro nacional, prefeitos priorizam pedidos para a saúde


Nove dos dez prefeitos do Alto Tietê participaram ontem, em Brasília, da abertura do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável, promovido pelo governo federal. O evento contou com a participação da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e deve servir como oportunidade para a maioria dos gestores municipais viabilizar projetos até amanhã, último dia de atividades, e também para conhecer melhor os programas da União. Entre os pedidos dos prefeitos, a prioridade são de projetos na área da saúde.
É o caso, por exemplo, do prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inho, do vice-prefeito de Santa Isabel, David Alves de Lucena (PV), do prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael (PR), e do de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Filló. Conforme informado pela assessoria de imprensa de Inho, ele deve visitar o Ministério das Cidades para solicitar benefícios para a infraestrutura municipal.
Já o vice de Santa Isabel deve priorizar pedidos para a área da Saúde e Promoção Social. Segundo a assessoria, Lucena levou alguns projetos de diversas áreas para apresentar, inclusive, para deputados federais com quem a Prefeitura tem acesso, de modo a tentar conseguir recursos para sanar problemas pelos quais a cidade vem passando. Entre eles, o envolvendo ambulâncias quebradas e sem manutenção, herdadas da gestão anterior.
O prefeito de Salesópolis também apontou que vai acionar tanto o Ministério da Saúde, como o das Cidades, além do deputado federal de mesma sigla partidária, Valdemar Costa Neto (PR).
"Primeiro a gente quer saber como vai ficar a situação para os pequenos municípios. Mas, vamos pedir ajuda para a infraestrutura urbana e para a saúde". Como relembrado pelo prefeito, a cidade teria perdido aproximadamente R$ 3 milhões em emendas federais em 2012 por causa de inadimplência municipal. "Por isso também vamos correr atrás de acordos para poder voltar a receber os benefícios".
Segundo a assessoria do prefeito de Ferraz, serão pedidos projetos e recursos para a habitação, infraestrutura, zoonoses e segurança. Entre eles, para a canalização de córregos, assim como um possível incremento no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).
O prefeito também deve solicitar à União a instalação de um Centro de Zoonoses, para o recolhimento de animais abandonados nas ruas, e pleiteará a adesão de Ferraz ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e que tem como finalidade desenvolver políticas de segurança com ações sociais no enfrentamento à criminalidade. "A expectativa do prefeito Acir Filló é das melhores, já que o município que comanda desde 2 de janeiro encontra-se em crise e necessita, indiscutivelmente, de verba e ações em diversas searas", informou a nota.
Os prefeitos de Arujá, Abel Larini (PR), e de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, também disseram que não farão pedidos, segundo as assessorias. A expectativa de Larini é de tomar conhecimento dos programas, projetos e ações previstos para 2013 e, a partir daí, buscar uma parceria mais efetiva com o governo federal.
Já o posicionamento de Testinha foi semelhante ao do prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). "É um evento grandioso e de extrema importância, pois a presidente Dilma abre espaço para que os prefeitos possam apresentar os grandes problemas vividos em suas respectivas cidades. Além disso, é uma oportunidade para que os prefeitos possam trocar ideias e projetos, visando a melhoria da qualidade de vida dos munícipes".
O prefeito de Guararema, Marcio Alvino (PR), também está participando do encontro. No entanto, a assessoria da Prefeitura não conseguiu contato com o político até o fechamento da matéria.
AUSENTE De acordo com a assessoria de imprensa do prefeito Mamoru Nakashima (PTN), em virtude de algumas urgências na Prefeitura ele não foi ao encontro nacional.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog