Itaquá é a 9ª cidade mais violenta do Estado

Ranking
No ano passado, cidade atingiu 21,04 homicídios para cada 100 mil habitantes, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado
Felipe Abreu
De Itaquá
Divulgação
Secretaria de Segurança revela que Itaquaquecetuba é o município do Alto Tietê e do Estado com preocupantes índices de violência
Itaquaquecetuba ainda figura entre as cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), que mesmo apontando a redução dos índices em todo o Estado, indicam o município do Alto Tietê como uma das mais preocupantes em casos de homicídio doloso.
O ranking é feito com as dez cidades onde mais acontecem assassinatos. Em Itaquá, o índice é de 21,04 homicídios dolosos (intencionais) para cada 100 mil habitantes. A análise é do ano passado. De 2000 a 2007, os índices tiveram quedas sucessivas. Do ano seguinte até 2011, a situação voltou a se inverter.
A divulgação apresentada pelo jornal Folha de S. Paulo ontem faz também referência aos casos de furto, roubo, tráfico de drogas e latrocínio. Nestas listas, nenhum município da região aparece entre as primeiras. Os destaques da criminalidade são as cidades do litoral. Caraguatatuba lidera com 41,94 homicídios para cada 100 mil no número de mortes provocadas.
As autoridades dizem trabalhar em conjunto para coibir o crime. O coronel Maurício Augusto dos Santos, da Guarda Civil Municipal (GCM), falou que rondas preventivas são feitas nos locais onde a insegurança é maior. "O trabalho é sempre realizado em parceria com a Polícia Militar". O Estado é o responsável pelos resultados apresentados.

Para o major Washington Luis Ribeiros Passos, interino do 35º Batalhão de Itaquá, a cidade acompanha a média de São Paulo. "É natural que o aumento populacional vá ocasionar mais conflitos. Com o relatório em mãos, as ações preventivas são intensificadas nos lugares mais críticos". O major lembra que só no mês de janeiro foram cinco homicídios na cidade. "Não é possível dimensionar exatamente as áreas que necessitam de mais segurança porque são casos que ocorrem em regiões diferentes".
"Com o relatório da análise criminal feito diariamente, o efetivo é deslocado para a ronda. Bares são os principais alvos por normalmente estarem próximos de pontos de tráfico", explica o major. "Infraestrutura, saneamento básico, saúde, trabalho e melhor qualidade de vida reflete na redução de crimes", revelou o major interino.

O município atingiu o pico da violência em 2000, quando o índice de homicídios dolosos era de 75,98 para cada 100 mil habitantes.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog