Novas consultas no ambulatório do Santa Marcelina seguem suspensas




O agendamento de novas consultas no ambulatório do Hospital Geral de Itaquaquecetuba, o Santa Marcelina, ainda está suspenso.


A informação foi passada ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. Ainda assim, o Estado destaca que o serviço será retomado em breve. No entanto, uma data ainda não foi divulgada. Já as consultas de retorno ocorrem normalmente.


Ontem o DS voltou ao local após noticiar há algumas semanas que funcionários receberam em dezembro de 2011 um comunicado no qual apontava que o ambulatório seria fechado em breve. Porém, o que se viu foi a tranquilidade de pacientes.


"Por enquanto, está normal. Eu vim passar no retorno e só estou aguardando", disse a dona de casa Rita de Cássia Alves de Aquino da Costa, de 40 anos. O mesmo comentaram a auxiliar de limpeza Joana Aparecida Silva, de 56 anos, e a dona de casa Maria de Fátima Pereira, de 49 anos.
Questionada ainda sobre a possibilidade de fechamento do setor, a Secretaria de Estado da Saúde descartou tal situação. Acontece que, nos últimos meses, teria ocorrido um expressivo aumento na demanda de urgência e emergência do hospital. Dentre eles, casos de baixa complexidade que deveriam ser absorvidos pelos postos de saúde e outros centros municipais.


REUNIÕES Para minimizar essa situação, o Estado está realizando reuniões periódicas, com representantes da Prefeitura e da Organização Social de Saúde (OSS) Santa Marcelina (gestora do hospital).


O objetivo é organizar o fluxo de atendimento e encaminhamento das unidades básicas de saúde para a unidade, especializada em atendimento de média e alta complexidade. 


De acordo com o governo, até o momento foram realizadas três reuniões, uma no dia 13, outra no dia 19 e uma última em 24 de janeiro.


SUS Conforme destacado pela Secretaria de Estado da Saúde o Sistema Único de Saúde (SUS) recomenda que o sistema municipal atenda casos mais simples.
A ideia é, justamente, evitar que hospitais com perfil de assistência especializada, como o de Itaquá, sejam sobrecarregados.

Postagens mais visitadas deste blog