ITAQUAQUECETUBA - Dependência Química:


Clique na imagem para ampliar
Atualmente, 40 pacientes com este perfil e seus familiares são atendidos no Ambulatório de Saúde Mental, por meio de apoio clínico, psiquiátrico e social, durante encontros semanais

Release e crédito fotos: Neirylene Cunha de Sena
Divulgação: Andréia Castilho e Eliane M. Fernandes

Há cerca de três anos, o Ambulatório de Saúde Mental da prefeitura realiza um trabalho segmentado voltado aos dependentes químicos da cidade. Esta representa a primeira iniciativa do gênero, implantada no município.
Atualmente, 40 pacientes com este perfil e seus familiares são atendidos na unidade, por meio de apoio clínico, psiquiátrico e social, durante encontros semanais.

"Na maioria das vezes a procura por este atendimento segmentado é espontânea, natural; porém, há aqueles casos em que o paciente é encaminhado por outras unidades de saúde, após períodos de internação, por exemplo...", explica o psicólogo, dr. Vanderlei Pirola.
Embora a maioria dos dependentes seja vítima do alcoolismo, alguns têm problemas com drogas mais pesadas, como a cocaína e o crack.
"Quando o paciente chega à unidade, nós realizamos o trabalho chamado de acolhimento, ocasião em que o dependente é ouvido pelos profissionais de saúde do Ambulatório que realizam os devidos encaminhamentos e agendamentos, dependendo da situação apresentada...", informa o diretor, Francisco Ivanildo Rodrigues de Alencar.

Independente do vício (álcool e/ou drogas), as reuniões são mistas (homens e mulheres). Há um grupo de jovens dependentes que, sempre participam dos encontros com os mais velhos: "...nestas ocasiões há a troca de informações e experiências entre as diferentes gerações, gerando um processo de identificação, o que facilita nosso atendimento...", acrescenta dr. Pirola.

Apesar de, em muitos casos, a dependência química ser tratada como um problema de segurança pública, em Itaquaquecetuba esta é, principalmente, uma questão de saúde e tendo em vista os bons resultados obtidos a partir deste projeto experimental, no futuro, administração pública municipal estuda a implantação de um "Centro de Atenção Pisico Social - Álcool e Drogas".

O Ambulatório de Saúde Mental:

Desde que assumiu o executivo, em 2005 (em seu primeiro mandato), uma das principais preocupações do prefeito Armando Tavares Filho, o Armando da Farmácia, tem sido melhorar as condições de atendimento à população por meio de ações e investimentos diversos, incluindo a área da saúde.

Citando um exemplo, a fim de melhorar o atendimento aos pacientes e a oferta de uma infraestrutura adequada para o trabalho dos profissionais do setor no município, a atual administração pública inaugurou o "Ambulatório de Saúde Mental".

A escolha do imóvel deveu-se, principalmente, à sua amplitude e facilidade de acesso. Para pleno funcionamento da unidade, a encargo da prefeitura, o prédio passou por processo de reforma 
com reparos hidráulicos, elétricos, pintura, jardinagem etc.

Segundo a diretoria da unidade, representada pelo servidor Francisco Ivanildo Rodrigues de Alencar, atualmente, o Ambulatório de Saúde Mental conta com serviços especializados, tais como: psicólogos, psiquiatras, assistente social, enfermagem e farmácia.

Em funcionamento há cerca de 06 anos, hoje, a unidade possui 19.025 pacientes devidamente matriculados e, além do atendimento periódico/cotidiano também realiza diversas atividades segmentadas visando as demandas apresentadas. Destacamos aqui, algumas delas:

Sistema digital integrado: encontra-se em fase de implantação o sistema digital integrado (recepção, consultório, farmácia) de atendimento aos pacientes do Ambulatório de Saúde Mental de Itaquaquecetuba. 

Trata-se de um programa informatizado que além de agilizar o atendimento, permite um melhor acompanhamento dos pacientes na medida em que facilita a busca por dados e informações gerais e/ou individualizadas, 

tais como: número de atendimentos, controle quanto ao fornecimento das medicações, controle das dosagens, acompanhamento das atividades desempenhadas pelos pacientes, controle evolutivo, entre outras.

Além disso, a intenção é que, em breve, todas as receitas oriundas da unidade sejam digitalizadas. A expectativa é de que todo o atendimento da unidade seja digitalizado em breve.

Acolhimento: em sua primeira visita ao Ambulatório de Saúde Mental, o paciente é atendido imediatamente (desde que portador de encaminhamento prévio, obtido em qualquer unidade de saúde - pública ou privada).

 Após a primeira consulta, dependendo do problema apresentado, o munícipe é conduzido para um dos grupos de atendimento segmentado da unidade, sendo: psicóticos, dependentes químicos, neuróticos (transtornos de ansiedade) e transtornos de humor. Dependendo do probelma apresentado, o paciente é encaminhado para atividades extra-consultório.

Visitas domiciliares: os pacientes com problemas psiquiátricos e que, por algum motivo, não podem ou deixam de comparecer às visitas rotineiras ao Ambulatório, são acompanhados em seus domicílios por médicos, serviços psicológicos, de enfermagem e assistência social. 

O objetivo é evitar o abandono do tratamento, ministrar a medicação de maneira adequada (injetável) e evitar internações.. Este tipo de atendimento também visa conscientizar os familiares quanto à importância de um atendimento adequado para a recuperação do paciente. 

Segundo o diretor-administrativo, Francisco Ivanildo, hoje, cerca de 50 pacientes são atendidos em em suas casas. OBS: é importante lembrar que este atendimento segmentado é realizado enquanto o paciente permanece impossibilitado de comparecer às consultas de rotina (quando passa por períodos de crises de suas enfermidades, por exemplo). Quando ele se recupera, o atendimento é normalizado e o paciente retorna ao tratamento direto na unidade.

Atendimento em Farmácia: 

O controle das medicações para evitar a dependência dos pacientes é importante. Sendo assim, o controle é realizado mês a mês, incluindo visitas domiciliares aos que, por algum motivo, não comparecem ao Ambulatório.

 O estoque de remédios é regulado a fim de manter o atendimento da demanda. De posse da medicação, o paciente deixa a unidade com o remédio prescrito e seu próximo retorno agendado.

Vale lembrar que tais serviços são coordenados pelo diretor clínico da unidade, dr. Agustín Claros e pela diretoria administrativa, sob responsabilidade de Francisco Ivanildo Rodrigues de Alencar.

O endereço do Ambulatório de Saúde Mental de Itaquaquecetuba é: Rua Alegrete, 10, Jardim Gonçalves. 

O telefone para mais informações sobre estes e demais serviços prestados pela unidade é: 4642-7212. 

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 08:00 horas as 17:00 horas.

Informações adicionais:

Relatório de atendimento em 2009:

Atendimento Médico: 16.760 pacientes
Atendimento psicológico em grupo: 7230
Atendimento psicológico individual: 4225 pacientes
Serviço Social individual: 3.320 pacientes
Serviço Social palestra: 470
Enfermagem: 5.950 pacientes
Farmácia: 43.215 pacientes
Injetável: 1.495 pacientes

Total: 82.665 atendimentos


Relatório de atendimento em 2010:

Atendimento médico: 20.900 pacientes
Atendimento Psicológico Individual: 4.695 pacientes
Atendimento Psicológico em grupo: 7.945 pacientes
Atendimento em Serviço Social: 3.690 pacientes
Atendimento em Serviço Social (palestras) 530 
Atendimento em Enfermagem: 6.760 pacientes
Atendimento na Farmácia: 46.900 pacientes
Injetável: 1.670 pacientes

Total: 93.090 atendimentos

Relatório de atendimento em 2011:

Atendimento médico: 26.900 pacientes
Atendimento Psicológico Individual: 5.260 pacientes
Atendimento Psicológico em grupo: 8.740 pacientes
Atendimento em Serviço Social: 4.095 pacientes
Atendimento em Serviço Social (palestras) 585 
Atendimento em Enfermagem: 7.435 pacientes
Atendimento na Farmácia: 51.595 pacientes
Injetável: 1.825 pacientes

Total: 106.435 atendimentos

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog