SUZANO - Parada de Natal será nesta sexta-feira (2/12)

A Parada de Natal, desfile temático realizado pela Prefeitura de Suzano que abrirá o Natal de Luzes 2011, será nesta sexta-feira (2/12), às 19h. O evento terá concentração na praça dos Expedicionários e seguirá pela rua General Francisco Glicério, até chegar à praça João Pessoa.
A Parada de Natal terá nove alas, formadas por 280 bailarinas e bailarinos de dança da cidade, que executarão coreografias durante todo o trajeto. Eles são alunos e alunas das oficinas de dança da Secretaria Municipal de Cultura, do Studio Marcia Belarmino, do Espaço Artístico Luana Pinheiro, do Centro de Arte Lílian Gumieiro, da Rosana Dance Studio, do grupo gospel Mover da Shekinah e da Associação de Dança Dançar Alto Tietê. A expectativa é de que o desfile atraia cerca de 25 mil pessoas –público alcançado na primeira edição, realizada em 2007.

Cada uma das alas terá fantasias alusivas a personagens e temas característicos do Natal, como anjos, duendes, mamães noéis e sinos. O grupo Teatro da Neura também fará, durante a Parada de Natal, uma encenação do presépio, com os três reis magos presenteando Maria e José.

O desfile também contará com cinco carros alegóricos iluminados: dos doces, do presépio, do boneco de neve, da árvore de Natal e do papai Noel, que receberá as crianças na praça João Pessoa até 23 de dezembro.

Decoração e iluminação
A Parada de Natal também marcará a inauguração da decoração de Natal na cidade. As três praças centrais do município (João Pessoa, Expedicionários e Cidade das Flores) e as ruas General Francisco Glicério, Benjamin Constant, Tiradentes e Baruel estarão, a partir desta sexta-feira (3/12), enfeitadas e iluminadas.

As praças terão bolas, laços, cogumelos, anjos e outros símbolos natalinos, coloridos e contornados por lâmpadas de led –mais econômicas e eficientes, que garantem brilho até mesmo durante o dia. As ruas serão decoradas com arcos com figuras de bolas e de sinos, também iluminados. Serão utilizados 6 quilômetros de corda de lâmpadas de led.

A praça João Pessoa terá em suas laterais quatro portais em formato de castelo, contornados por corda luminosa e microlâmpadas, cada um com 6 metros de altura. Os postes do local receberão 100 bonecos de papais noéis e gnomos. Casas cenográficas em madeira, todas decoradas e iluminadas, abrigarão de forma padronizada as tendas que comercializarão alimentos e bebidas.

A Paróquia São Sebastião (igreja matriz), na Praça João Pessoa, terá em sua parede figuras tridimensionais de anjos, trenzinho e trenó com renas, todas iluminadas nas cores de Natal, além de 170 figuras artesanais no formato da letra “S”. Como já é tradicional, o coreto da praça João Pessoa será transformado na casa do papai Noel, que este ano será um castelo com nove torres iluminadas em vermelho e branco.

O local ainda abrigará um presépio tridimensional e receberá as apresentações de corais de Suzano e de convidados para a Cantata de Natal. As apresentações serão realizadas aos sábados e domingos, de 3 a 23 de dezembro, a partir das 20h.

A praça também terá brinquedos infláveis à disposição das crianças e será o ponto de partida e chegada do trenzinho, que percorrerá as ruas decoradas da cidade. Haverá estações de trem temáticas na praças Cidade das Flores e João Pessoa.

A Prefeitura também fará, pelo segundo ano consecutivo, a Vila de Natal, que este ano será montada na praça Cidade das Flores. O local terá decoração em estilo germânico, com seis casas cenográficas em vermelho e branco e telhados enfeitados com microlâmpadas de led e laços.

Nas casinhas, as pessoas poderão conferir e comprar o que é produzido nas oficinas de geração de renda promovidas pelo Fundo Social de Solidariedade (Fuss) ao longo do ano. No chalé principal, estarão os produtos feitos pelos(as) alunos(as) da Oficina Padaria de Natal, que venderão pães de mel, biscoitos natalinos e panetones, ensinados nos cursos realizados entre os meses de outubro e novembro nos bairros, em parceria com entidades socioassistenciais do município. Em outro chalé, o grupo Pachworkeiras by Suzano, formado por ex-alunos(as) do Projeto Oficina Colcha de Retalhos, apresentará presentes e artigos natalinos feitos em patchwork e bordado à mão, como panos de prato, jogos americanos e enfeites para árvore de Natal. Quem cursou a Oficina Fábrica de Chocolate também estará presente na Vila Solidária de Natal para comercializar guloseimas feitas com chocolate artesanal. Haverá ainda uma tenda para venda de alimentos e bebidas (água e refrigerantes).

A praça Cidade das Flores ainda receberá o Festival de Guirlandas. Adultos que foram convidados a confeccionar o tradicional enfeite de Natal e crianças que farão este ano terão o resultado dos trabalhos no local, para exposição e venda. O valor arrecadado será doado para a campanha “Apadrinhe uma Criança neste Natal”, que beneficia crianças de famílias em situação de risco social do município.

Haverá ainda na praça Cidade das Flores uma árvore de Natal de 11 metros de altura e 5 metros de diâmetro, um portal de entrada com 8 metros de largura por 5 metros de altura, um coreto e 140 figuras de flocos de neve.

Praça dos Expedicionários
Já a Praça dos Expedicionários terá como decoração uma árvore de Natal de 11 metros de altura e 5 metros de diâmetro, em festão verde musgo e iluminação em vermelho e amarelo, enfeitada com uma estrela na ponta e flocos de neve. Além disso, haverá no local dez bonecos de neve confeccionados artesanalmente e oito figuras de rena tridimensionais, todos contornados por lâmpadas de led. A praça também terá dois portais em forma de arco com 5 metros de altura.

O Natal de Luzes é realizado desde 2005 pela Prefeitura, com o objetivo de aquecer o comércio suzanense e unir a população em torno da solidariedade. O investimento no evento é de R$ 700 mil. A decoração permanecerá nas praças e nas ruas até 6 de janeiro. Já a programação das praças se encerrará no dia 23 de dezembro.

Natal de Luzes 2011

Abertura com a Parada de Natal
2 de dezembro, às 19h
Local: concentração na praça dos Expedicionários, com desfile seguindo pela rua General Francisco Glicério até a praça João Pessoa

Decoração e iluminação nas praças João Pessoa, Expedicionários e Cidade das Flores e nas ruas General Francisco Glicério, Benjamin Constant, Tiradentes e Baruel
Período: de 2 de dezembro de 2011 a 6 de janeiro de 2012

Atividades na praça João Pessoa
- Casa do papai Noel
- Tendas de alimentação
- Trenzinho
- Brinquedos infláveis

Funcionamento: de 2 a 23 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e domingos, das 14h às 22h

Cantata de Natal – Praça João Pessoa
Apresentações de corais nos dias: 3, 4, 10, 11, 17, 18 e 23/12, às 20h

Vila de Natal – Praça Cidade das Flores
- Chalés para exposição e venda de produtos produzidos nas oficinas de geração de renda do Fundo Social de Solidariedade
- Comercialização das guirlandas produzidas no Festival de Guirlandas kids

Funcionamento: de 2 a 22 de dezembro, de segunda a segunda, das 16h às 21h


Taís Aranha

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog