Seminário Lixo: Qual a Solução



A Frente Parlamentar contra a Implantação do Aterro Sanitário em Mogi das Cruzes realiza nesta segunda feira dia 19 de setembro, a partir das 18h30, um seminário para debater as questões sobre a destinação final de resíduos sólidos.

O tema central é Lixo: Qual a solução? 

O evento acontecerá na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no auditório ao lado da biblioteca, localizado na Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200, no Centro Cívico, e vai contar com as presenças de autoridades municipais e da região, empresários e profissionais do setor, além dos deputados membros da Frente Parlamentar contra a Implantação do Aterro Sanitário em Mogi das Cruzes e assessores.

A expectativa é de que o Seminário reúna mais de 200 pessoas.
O coordenador da Frente Parlamentar contra o Aterro Sanitário, o deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), ressalta a importância deste evento.

 “Somos contra a implantação de um aterro em Mogi, mas temos que conhecer as alternativas para a destinação final do lixo.
 Está, aliás, é uma questão urgente em nossa região, principalmente, após a explosão do aterro da empresa Pajoan, em Itaquaquecetuba, onde era enviado o lixo recolhido em Mogi e outras cidades do Alto Tietê”, ressalta.

Após a abertura oficial, o Seminário começa abordando o tema “Captação de Gás de Aterro para Geração de Energia”, que terá como palestrante Douglas Ramponi, engenheiro ambiental da empresa Biogás Ambiental.

Em seguida terá a palestra de Alceu Segamarchi Júnior, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que vai falar sobre “Gaseificação por Plasma de Resíduos Sólidos”.

Às 20 horas, o engenheiro civil da construtora Soebe, Élio Cepollina Júnior, abordará o assunto sobre “Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC) com Reaproveitamento em Pavimentação”.

 Logo em seguida, será a vez de Ana Carolina Veredas, engenheira química da Extoll Tecnologia Aplicada, que explicará sobre o “Processo de Autoclave com aproveitamento de 100% dos resíduos sólidos”.

Após o café, o Seminário continua com mais duas palestras. A primeira vai abordar sobre a “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12305 de 02 de agosto de 2010”, que terá como palestrante Nabil Bonduki, secretário de
Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

 O último assunto discutido no Seminário será “O papel da Parceria Público-Privada (PPP) na questão da destinação final do lixo”, que terá como palestrante José Roberto da Silva, diretor jurídico do Grupo Gestão e Suporte para Negócios (GSN).


Postagens mais visitadas deste blog