Mogi Das Cruzes - Sete novas creches beneficiam mais de 800 crianças na cidade


Quarta-feira, 21 de Setembro de 2011

Enviar por e-mail
Preparar para impressão

28

 

visualizações

Sete novas creches beneficiam mais de 800 crianças na cidade

Prefeito assinou o contrato das sete novas creches que beneficiarão mais de 800 crianças em diferentes bairros da cidade.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes atingiu mais uma importante etapa do Programa de Expansão de Creches: mais sete novas começaram a ser construídas na cidade. Os contratos foram assinados na manhã desta quarta-feira (21/09) pelo prefeito Marco Bertaiolli, acompanhado por autoridades e representantes da população, no Salão Nobre do Gabinete. Com as novas unidades e outras três que estão iniciando o processo licitatório, a administração municipal completará a marca de 41 creches entregues em 2012.

Foram assinados os contratos das obras no Botujuru, Conjunto do Bosque, Vila Jundiaí, Nova Jundiapeba, Pindorama, Cezar de Souza (CDHU) e Taiaçupeba. “Estamos construindo só nos bairros. A creche tem que estar próxima da casa da mãe. É importante lembrar que são escolas de educação infantil que atendem em período integral. As pessoas não trabalham meio período e precisam matricular as crianças em período integral. Todos recebem 5 refeições diárias”, comentou Bertaiolli. Com as novas unidades, 810 crianças serão beneficiadas.

Este diferencial no atendimento da educação infantil foi ressaltado pela secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle. “A creche passou a ser uma escola recentemente e deve ser oferecida em período parcial, havendo a possibilidade de período integral. Oferecer a creche em período integral é uma opção da administração municipal, o que entendemos como uma questão social, uma preocupação em oferecermos melhores condições às crianças e aos pais”.

O investimento da administração nas novas creches fez crescer a procura por vagas. “Quanto mais creches são entregues, mais cresce a procura. Muitas mães que pagavam escolas particulares hoje nos procuram. Para atender essa demanda criamos o Cadastro Municipal Unificado para atender moradores de Mogi, que residam no setor da creche e que sejam arrimo de família, é uma questão de justiça social, atender verdadeiramente quem mais precisa”, explicou o prefeito.

Maria Geny comentou ainda o empenho da administração municipal em ampliar o atendimento de alunos em período integral também por meio do Programa Escola de Tempo Integral, que atende mais de 5 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e deverá ser ampliado em 2012.

Sete novas unidades
O secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, apresentou os locais em que serão construídas as novas unidades. Todas adotaram o mesmo projeto arquitetônico das 19 creches já entregues em diferentes bairros da cidade. No dia 28 de setembro, às 10 horas, será inaugurada 20ª unidade no Jardim das Bandeiras, o CEIM (Centro de Educação Infantil Municipal) Profª Maria Apparecida Meirelles de Azevedo Arouca. A escola atenderá 110 crianças de quatro meses a cinco anos de idade em período integral.

Nas sete novas unidades serão investidos R$ 7.432.372,72, uma redução de 17,62% do investimento previsto que ultrapassava os R$ 9 milhões. Na assinatura dos contratos desta quarta-feira, o Programa de Expansão de Creches de Mogi das Cruzes ganhou mais uma nova unidade, a 41ª que será a ampliação do CCIM Richer Romano Neto, no Jardim Esplanada, que completa o programa ao lado das unidades da Vila Brasileira e Cidade Parquelândia, que estão em licitação. (KCB)

Postagens mais visitadas deste blog