Mogi Das Cruzes - Secretaria de Transportes faz nova blitz educativa para a travessia segura de pedestres


Secretaria de Transportes faz nova blitz educativa para a travessia segura de pedestres

A blitz educativa realizada na manhã de hoje na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães contou com equipe de mais de vinte pessoas, entre agentes de trânsito e atiradores

 Secretaria de Transportes faz nova blitz educativa para a travessia segura de pedestresAté sexta-feira (23/09) a Prefeitura de Mogi das Cruzes continuará promovendo ações em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. E nesta quarta (21/09) o foco foi a realização de mais uma blitz educativa para a travessia segura de pedestres na cidade. A iniciativa, que já foi realizada no dia 18 de agosto na rua Dr. Ricardo Vilela, desta vez utilizou como local a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, em um trecho aproximado de 1,5 quilômetro, onde estão os cruzamentos mais complicados.

A via foi escolhida porque, segundo estatísticas da Secretaria Municipal de Transportes, é a que concentra o maior número de atropelamentos nos primeiros sete meses de 2011. Das 144 ocorrências em todo o município, 14 aconteceram na Narciso Yague, o que chamou a atenção da Prefeitura para a necessidade de uma ação educativa. Vinte atiradores de guerra, mais dois agentes de trânsito, percorreram os pontos mais conturbados, e orientaram os pedestres a utilizarem a faixa para travessia.

Além da comunicação boca a boca, os atiradores carregaram consigo placas com a mensagem “pedestre, atravesse na faixa”, como uma maneira de sensibilizar as pessoas a priorizarem sua própria segurança, e também a dos demais. O agente de fiscalização, Pedro Emerson da Silva, que participou da iniciativa, lembrou que, pelo fato de Mogi das Cruzes até pouco tempo ser considerada uma cidade pequena, o cidadão ainda não tem a cultura de utilizar a faixa a todo momento. E é exatamente isso que a campanha busca combater.

“Mudar o hábito das pessoas é algo muito complicado, mas a verdade é que a frota de Mogi cresceu demais, e, com isso, precisamos criar mecanismos para disciplinar melhor a convivência entre motoristas e pedestres. O pedestre, pelo Código Nacional de Trânsito, não pode ser autuado, e também nem acredito que essa é a melhor abordagem. Por isso fazemos essa campanha educativa, para que eles se acostumem, gradativamente, com a importância da utilização das faixas para travessia”, destacou.

Muito embora o pedestre não possa ser penalizado, o motorista que desrespeita a faixa de pedestre, avançando sobre ela ou estacionando em cima da sinalização, está passível de ser autuado. Entre janeiro e julho deste ano, agentes de trânsito aplicaram 28 autuações em motoristas que pararam sobre a faixa destinada a pedestres e outras 101 a veículos que ficaram sobre a faixa na mudança de sinal luminoso. Os radares embutidos em semáforos da cidade desencadearam 1.918 autuações por conta das mesmas infrações, o que gera um total de 2.047 multas desta natureza em 2011.

A Semana Nacional de Trânsito tem sequencia amanhã, dia 22, com a palestra “Segurança no Trânsito”, que acontecerá às 8 horas na Escola Municipal Professora Wanda de A. Trandafilov. Já na sexta-feira é a vez da palestra “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”, que acontece às 19 horas no auditório do Tiro de Guerra. (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog