Mogi das Cruzes participa de pesquisa científica sobre terceira idade


Mogi das Cruzes participa de pesquisa científica sobre terceira idade

O Pró-Hiper foi visitado pelo grupo de pesquisadores, o espaço é um 

modelo de atendimento interdisciplinar para os idosos mogianos.




A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Católica de Brasília (UCB-DF) e a Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo a pesquisa “Quem cuidará de nós em 2030?”, que tem como objetivo contribuir para a preocupante questão da qualidade de vida diante da longevidade crescente. Por meio destes estudos, as instituições pretendem orientar os esforços daqueles que se dedicam às várias modalidades de trabalho com idosos frente a desafios atuais como o aumento da expectativa de vida, o aumento da demanda de serviços de assistência à saúde e de educação permanente para os idosos e a crescente necessidade de apoio às famílias e instituições sociais.

Para buscar informações e referências do que vem sendo feito na Capital e Região Metropolitana de São Paulo, um grupo de pesquisadores estive nesta semana em vários municípios do Alto Tietê para entrevistas com representantes dos Conselhos Municipais de Saúde e do Idoso. Em Mogi das Cruzes, esta pesquisa foi realizada no Pró-Hiper, bairro do Mogilar, modelo de atendimento multidisciplinar para idosos. “Mostramos todas as nossas instalações e as opções de atendimento que as pessoas com mais de 60 anos têm na unidade, além de ações de outras áreas da Prefeitura. A pesquisadora ficou bastante impressionada e nos sugeriu que Mogi das Cruzes concorra ao título de ‘Cidade Amiga do Idoso’”, comentou o secretário adjunto de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

O carro-chefe das ações desenvolvidas é o Pró-Hiper, que conta com 3,5 mil usuários cadastrados, 50% deles envolvidos com as atividades físicas supervisionadas por uma equipe multidisciplinar. A frequência diária registrada na unidade gira em torno de 500 pessoas com mais de 60 anos atraídas pelas aulas de hidroginástica, informática, sauna, academia equipada com aparelhos específicos para a terceira idade e vôlei adaptado. “O sucesso é tão grande que estamos concluindo a construção de uma segunda unidade do Pró-Hiper no Distrito de Jundiapeba”, informa o prefeito Marco Bertaiolli.

Outra forma de descentralizar o atendimento esportivo aos idosos em Mogi Cruzes foi através da implantação da Academia da Terceira Idade (ATIs). Nove unidades já foram instaladas em diferentes praças da cidade, que garantem atendimento diário para 200 pessoas nas aulas monitoradas, sendo utilizados também pela livre demanda. Outras sete ATIs serão inauguradas no próximo mês de setembro, em comemoração aos 451 anos da Cidade. Por meio de uma parceria firmada com o órgão do Estado, o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes também implantou a Praça dos Exercícios do Idoso no Parque Santana.

Outro avanço conquistado na atual Administração Municipal foi a criação da Coordenadoria Municipal do Idoso, responsável pelo desenvolvimento de diversas ações focadas na terceira idade. “Podemos destacar vários outros benefícios, em diversos setores. Na área de transportes, por exemplo, existe o Cartão Conforto, que garante assento no transporte público para pessoas com mais de 65 anos, e o estacionamento, que oferece vagas para idosos. Retomamos também o Curso de Cuidadores de Idosos, uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação”, destaca o prefeito. O Cartão Conforto já emitiu 16,2 mil unidades e o estacionamento, 2,3 mil cartões emitidos. Atualmente, o município dispõe de 48 vagas exclusivas para idosos. Já o Curso de Cuidadores está formando 50 pessoas e abrindo novas vagas para outras 40.

Na área de habitação, pelo menos dois avanços devem ser destacados para os idosos: a Vila Dignidade, que contará com 24 moradias para idosos sozinhos e com renda até dois salários mínimos e a cota de 3% para idosos nos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida. “São inúmeros os benefícios. Em setembro, por exemplo, vamos iniciar a ampliação do Programa Medicamento em Casa, que atenderá cerca de 6 mil pessoas com mais de 60 anos com a entrega domiciliar dos medicamentos de uso contínuo para tratamento de hipertensão e diabetes”, finalizou. (APF)

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog