Deputado espera equipe técnica Em rápido encontro com Mendes Ribeiro, Junji diz que acredita no bom trabalho do novo ministro da Agricultura, amparado por equipe técnica, conhecedora do agronegócio




Foi um encontro rápido num corredor da Câmara Federal. Porém, com tempo suficiente para o deputado federal Junji Abe (DEM-SP) parabenizar o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, e dizer que nutre grandes expectativas em relação ao trabalho dele no comando da Pasta. Motivo: o parlamentar é um dos mais ferrenhos defensores do agronegócio brasileiro, tem um histórico de mais de 40 anos como líder rural e integra todas as frentes da Casa ligadas à cadeia produtiva de alimentos.

No final da tarde desta  Última sexta-feira (19/08/2011), dia seguinte ao contato ocorrido no Congresso, Junji recebeu um telefonema de Ribeiro. “O ministro colocou-se à disposição e pediu apoio para desenvolver suas atividades na Pasta à altura das necessidades e expectativas do agronegócio”, revelou o deputado, já conhecido do novo titular da Agricultura em função de suas contundentes manifestações em favor de medidas pró-sustentabilidade da atividade agrícola.

Ribeiro não tem ligação com o setor agrícola – é advogado e, até então, exercia seu quinto mandato como deputado federal, pelo PMDB do Rio Grande do Sul. Para Junji, o fato não impede a eficiência das ações do Ministério. “Desde que o ministro tenha uma equipe técnica, capaz de assessorá-lo com total competência, para entender a atividade rural e agir diante das peculiaridades do complexo meio do agronegócio”, ressalvou, acrescentando que a gestão da Pasta inclui decisões dentro do Brasil e no exterior onde a economia globalizada tornou vital o nível de competitividade de cada país.

Na opinião de Junji, o telefonema do ministro confirma que “ele está sensível às dificuldades do setor e empenhado em ouvir as lideranças para avaliar cada situação da maneira apropriada”. Ele observou que o traquejo político de Ribeiro será um importante aliado na conciliação de eventuais divergências nas cadeias produtivas e também no relacionamento internacional.

Quando se encontrou com o ministro na Câmara, Junji acabara de sair do Senado onde ele, o prefeito paulistano Gilberto Kassab e outras lideranças nacionais reuniram-se com o presidente José Sarney (PMDB-AP) para apresentar o PSD – Partido Social Democrático que está na reta final de constituição. Ao lado do parlamentar, estavam deputados federais compromissados em ingressar na nova legenda, como os egressos do DEM Guilherme Campos e Walter Ihoshi, além de Marcelo Aguiar (PSC), todos de São Paulo.

Retomada
O deputado federal Junji Abe planeja agendar uma audiência com o novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, para retomar assuntos iniciados com seu antecessor. É o caso da implantação de um megacomplexo na Grande São Paulo, à altura da força do agronegócio paulista, que concentraria uma série de atividades.

O deputado quer juntar, num único local, as operações de comercialização e distribuição de produtos agrícolas e também de insumos – sementes, fertilizantes, defensivos, embalagens e afins. Segundo a proposta do parlamentar, a unidade seria dotada de estruturas física e operacional adequadas, incluindo sistemas para leilões eletrônicos, entre outros dispositivos.

A ideia do parlamentar vai além. Inclui a instalação de um centro de formação técnica de lideranças e multiplicadores no segmento da policultura. O treinamento de profissionais especializados na difusão de técnicas de plantio, estratégias de comercialização, organização em cooperativas e outros temas relacionados à atividade faz parte de mais uma meta de Junji: a revolução no conceito de reforma agrária.

Os futuros beneficiados com a cessão de terras por parte do governo federal precisam receber, antes, todo treinamento e, depois, assistência técnica para produzir com eficiência e rentabilidade, segundo Junji. Os agentes de formação rural viriam do megacomplexo idealizado por ele.
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286

Postagens mais visitadas deste blog