Ampliação do ensino técnico Junji destaca importância de cursos gratuitos de nível superior, como o de Tecnologia em Agronegócio, oferecido pela Fatec de Mogi das Cruzes




O deputado federal Junji Abe (DEM-SP) usou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (09/08/11) para defender a ampliação da oferta de cursos gratuitos de nível superior voltados à formação de tecnólogos em Agronegócio, assim como existe no Estado de São Paulo, por meio da Fatec – Faculdade de Tecnologia. Como exemplo, ele citou a unidade de Mogi das Cruzes, sua cidade natal, que iniciou atividades em 2008, graças à parceria entre governo estadual e a Prefeitura, comandada por ele na época.

Para justificar a necessidade, o deputado evidenciou as exigências da economia globalizada onde a capacitação e qualificação profissionais são essenciais para garantir competitividade. “A Fatec cumpre este objetivo em Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, que detém um dos mais expressivos pólos produtivos de verduras, legumes, frutas, cogumelos e outros itens”.

Em nível mundial, a produção de alimentos precisa crescer em 60% nos próximos 32 anos para saciar a fome dos mais de 9 bilhões de habitantes do planeta, segundo projeção da ONU – Organização das Nações Unidas, mencionada por Junji. Daí, de acordo com o parlamentar, a importância de profissionais especializados para fortalecer o agronegócio nacional.

O deputado assinalou que o tecnólogo em Agronegócio tem uma importante missão no processo: “azeitar as engrenagens das complexas cadeias produtivas, envolver os atores de cada um dos elos da corrente, conciliar diferenças e buscar a convergência de ações”.

A unidade mogiana da Fatec formou na sexta-feira (05/08) sua primeira turma do curso de Tecnologia em Agronegócio, que tem três anos de duração e foi o primeiro implantado na instituição. Junji foi o patrono dos formandos. Ao finalizar o discurso, ele agradeceu o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pela acertada iniciativa da rede de Fatec’s e Etec’s – Escolas Técnicas, pedindo a continuidade do processo de expansão. Também destacou a dedicação e competência do engenheiro agrônomo Fernando Juabre Muçouçah, diretor da Fatec de Mogi.

Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286

Postagens mais visitadas deste blog