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quinta-feira, 5 de julho de 2018

Patentes da Aeronáutica do Brasil e os salários de 2018.

(Foto: Divulgação)

Patentes da Aeronáutica do Brasil e os salários de 2018

Saiba como ingressar nas forças aéreas e os valores referentes ao reajuste de 2018.

Com o dever de manter a proteção do espaço aéreo nacional, as forças áreas brasileiras podem ser dividas em três grupos: aviação, intendência, e infantaria. E no artigo de hoje separamos as principais informações sobre as patentes da aeronáutica do Brasil, como concursos, reajuste salarial e suas divisões.

No que se refere à responsabilidade das Forças Armadas do Brasil, elas são encarregadas por assegurar a proteção dentro do espaço aéreo, térreo e marítimo brasileiro. 

A sua divisão é dada pela Força Aérea Brasileira, Exército Brasileiro  e Marinha do Brasil. 

E por mais que suas obrigações sejam diferentes, os ideais que as unem consistem na defesa dos interesses e recursos naturais, industriais, tecnológicos e proteção dos cidadãos e dos bens do país.

Como ingressar?

A Aeronáutica brasileira, pertencente à Força Aérea, permite o ingresso por meio de concursos públicos para graduados ou por militar de carreira.
Em relação aos concursos, esses são realizados de acordo com a escolaridade exigida, que podem ser em nível fundamental, médio ou superior.

Para o militar de carreira,  o Serviço Militar obrigatório é a segunda  forma de ingressar às Forças Armadas. Com esse ingresso, o cidadão irá incorporar as fileiras das Forças Armadas por um período de um ano.  Ao decorrer do período realizado pelo recrutamento obrigatório, o soldado poderá prestar o exame de seleção interna para chegar até a graduação de cabo

Quais são as patentes da Aeronáutica do Brasil?

As Forças Aéreas Brasileiras são divididas em 20 patentes.   

A importância de um posto é dada pela a quantidade de insígnias costuradas no uniforme militar.

Dentre as funções, os oficiais generais da aeronáutica podem exercer atividade de diretoria e comando do transporte aéreo.

Sendo assim, quanto maior o número de estrelas ou faixas maior será a responsabilidade do cargo.

Em relação à classificação dos cargos, eles podem ser divididos em:

Oficiais Generais:
  • Marechal do Ar;
  • Tenente Brigadeiro;
  • Major Brigadeiro- do-Ar;
  • Brigadeiro.
Oficiais Superiores:
  • Coronel;
  • Tenente Coronel;
  • Major;
Oficiais Intermediários:
  • Capital
Oficiais Subalternos:
  • Primeiro Tenente;
  • Segundo Tenente;
  • Aspirante.
Graduados:
  • Suboficia;
  • Primeiro Sargento;
  • Terceiro Sargento;
  • Cabo;
  • Taifeiro-Mor;
  • Soldado Primeira Classe;
  • Taifeiro Primeira Classe;
  • Soldado Segunda Classe;
  • Taifeiro Segunda Classe.

Salário das Patentes da Aéronautica do Brasil

Assim como as responsabilidades se divergem de acordo com cada patente, o salário também é diferenciado referente ao nível hierárquico presente no exército. Sobre as remunerações, além do soldo, os militares podem receber gratificações que consistem em:
  • Adicional militar;
  • Adicional de habilitação;
  • Adicional de compensação orgânica;
  • Adicional de permanência;
  • Gratificação de localidade especial;
  • Gratificação de representação;

Salários 2018!

O reajuste anual refrente aos salários dos militares contempla um índice de variação que vai 24,39% a 48,91%, de acordo com cada posto assumido.
Veja na tabela abaixo os valores atualizados a partir do dia 1º janeiro de 2018.

 

https://viacarreira.com/patentes-da-aeronautica-do-brasil-salarios-2018-194625/

Temer assina criação do novo regime automotivo, o Rota 2030 Rota 2030 substitui o Inovar Auto, que se encerrou no final de 2017. Montadoras aguardavam novo regime para definir investimentos nos próximos anos.

 O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (5), em cerimônia no Palácio do Planalto, a medida provisória que cria o novo regime automotivo brasileiro, o Rota 2030 Mobilidade e Logística

Trata-se do conjunto de regras que as fabricantes de carros que aderirem deverão seguir, incluindo questões como segurança veicular e consumo de combustível (leia mais detalhes sobre o regime ao final desta reportagem). 

Por se tratar de MP, o novo regime entra em vigor ao ser publicado no "Diário Oficial da União". A MP precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em 120 dias, sob o risco de perder a validade. 

Na cerimônia, Temer também assinou um decreto que altera a tabela de incidência do IPI, reduzindo alíquotas para veículos com novas tecnologias de propulsão. Temer ainda assinou um projeto de lei, que será enviado ao Congresso, que permite o uso de saldo de crédito presumido de IPI. 

“A simples divulgação desse ato vai ter repercussão extraordinária no mercado nacional e internacional”, disse o presidente, em um rápido discurso. 

Temer já havia declarado em abril que pretendia concluir no mês de maio o novo regime

A conclusão do regime era aguardada pelo setor há meses, já que o regime anterior, o Inovar Auto, se encerrou no final de 2017. 

As montadoras declaravam que precisam conhecer as regras do novo modelo para planejar próximos investimentos no país. 

Presente no ato, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) Antonio Megale abordou este tema.
“Esse programa vai trazer previsibilidade, melhorar nossa competitividade e trazer segurança jurídica”, disse. 

O atraso na criação do novo regime se deu em razão de um impasse entre os ministérios da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) e da Fazenda sobre o aumento ou redução de impostos e a forma de fazer a renúncia fiscal para as fabricantes.

Rota 2030

Leia algumas das metas do Rota 2030, divulgadas pelo governo:
  • Pesquisa e desenvolvimento - será concedido crédito de até R$ 1,5 bilhão. Para fazer jus ao benefício, a indústria terá de garantir um aporte mínimo de R$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento por ano;
  • Eficiência energética - meta obrigatória de incremento de 11% na eficiência energética de veículos até 2022;
  • Desempenho estrutural - até 2027, incorporação das chamadas tecnologias assistivas à direção;
  • Etiquetagem veicular - veículos comercializados no Brasil receberão etiquetas, que informarão de maneira mais direta ao consumidor a eficiênca energética e os equipamentos de segurança instalados.
Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o regime foi planejado em três ciclos de investimentos, ao longo de 15 anos. 

A principal medida é a concessão de até R$ 1,5 bilhão por ano de crédito tributário às empresas caso o setor invista, pelo menos, R$ 5 bilhões anualmente em pesquisa e desenvolvimento. 

Cada empresa receberá crédito equivalente a 10,2% do total investido, que poderão ser usados no abatimento do Imposto de Renda (IR) e da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). 

Outra medida é a redução do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para a produção de carros híbridos e elétricos. A alíquota passará de 25% para uma faixa que vai de 7% a 20%, em que pagarão menor percentual os veículos que tiverem maior eficiência energética. Para os motores a combustão (veículos regulares) não há redução de IPI. 

https://g1.globo.com/carros/noticia/temer-assina-nesta-quinta-criacao-do-novo-regime-automotivo.ghtml

Tabela de salários dos militares das Forças Armadas em 2018 Sabe quanto ganha um Aprendiz, Cadete, Aspirante, Sargento, Capitão ou Tenente da Marinha, Exército e Aeronáutica? Veja a tabela de remuneração dos militares que atuam na carreira das Forças Armadas:


Por meio do Diário Oficial da União, o Presidente da República, Michel Temer, sancionou a Lei Nº 13.321 que altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas constantes na Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008.
As informações referentes à remuneração dos militares das Forças Armadas atraem dúvidas e questionamentos e, segundo o site do Ministério da Defesa, o Portal da Transparência da Controladoria Geral da União deve divulgar essas informações. Dúvida recorrente de nossos leitores, os salários de ingresso nos postos das Forças Armadas não são informados pelos editais de abertura dos concursos. Sabendo disso, o Ache Concursos foi atrás destas informações e divulga aqui a tabela de soldos dos militares desde a entrância inicial, até os altos escalões.
Conforme o Ministério da Defesa, a remuneração dos militares é composta pelo soldo (parcela relativa ao posto e graduação) e por adicionais e gratificações, que variam de acordo com a habilitação obtida ao longo da carreira, o exercício de atividades especiais e outras situações.
Em 2016, houve reajuste médio de 27,9% para os servidores - terá pagamento escalonado até 2019 - com índices variando entre 24,39% e 48,91%, conforme a carreira. Segundo o documento, houve aumento de 5% a partir de janeiro de 2017 e o restante ocorrerá nos inícios dos anos de 2018 e 2019.

Remunerações

Os salários dos militares das Forças Armadas se dão de acordo com o posto assumido e somam os seguintes valores (atualizados em janeiro de 2018):
Na classe dos Praças Especiais, tem-se os Aspirantes e Cadetes, Alunos do Centro de Formação de Oficiais da Aeronáutica, Aluno de Órgão de Formação de Oficiais da Reserva recebem salário inicial de R$ 1.114,00. Aspirante e Cadete (último ano) e Aluno do Instituto Militar de Engenharia (último ano) recebem remuneração de R$ 1.372,00. Já o Guarda-Marinha e Aspirante a Oficial têm vencimentos na ordem de R$ 6.625,00.
Em relação aos Sargentos e Cabos, os proventos somam R$ 3.584,00 para classe inicial de 3º Sargento, passando para R$ 4.445,00 de 2º Sargento e para R$ 5.110,00 alcançando o grau de 1º Sargento. O Cabo na classe não engajado percebe R$ 886,00 e o Cabo engajado e Taifeiro Mor, R$ 2.449,00.
Na classe de Oficiais Subalternos, os Segundo-Tenentes possuem salário de R$ 7.082,00 e o Primeiro-Tenente R$ 7.796,00.
Quanto aos Oficiais Intermediários, os salários são de R$ 8.517,00 para Capitão-Tenente e Capitão.
Os Oficiais Superiores recebem R$ 10.472,00 para Capitão de Corveta e Major; R$ 10.642,00 para Capitão de Fragata e Tenente-Coronel; e R$ 10.832,00 para Capitão de Mar e Guerra e Coronel.
O maior posto fica com os Oficiais Generais, que possuem as seguintes remunerações: Contra-Almirante, General de Brigada e Brigadeiro: R$ 11.833,00; Vice-Almirante, General de Divisão e Major-Brigadeiro: R$ 12.233,00; Almirante de Esquadra, General de Exército e Tenente-Brigadeiro: R$ 12.763,00; e Almirante, Marechal e Marechal do Ar que recebem R$ 13.294,00.
Lembrando, a remuneração dos militares é composta pelo soldo (veja a tabela completa abaixo), mais gratificações, que podem ser de:
- Adicional militar - Parcela mensal inerente a cada círculo hierárquico da carreira militar. Quanto mais elevado o círculo hierárquico do militar, maior será o valor do adicional.
- Adicional de habilitação - Parcela mensal inerente aos cursos realizados com aproveitamento.
- Adicional de compensação orgânica - Parcela mensal devida para a compensação de desgaste orgânico resultante do desempenho continuado de atividades especiais (paraquedista, submarinista ou piloto de avião militar, por exemplo), que submete o militar a situações de extremo perigo ou intenso esforço físico;
- Adicional de permanência - Parcela mensal devida ao militar que permanecer em serviço após haver completado o tempo mínimo requerido para a transferência para a inatividade remunerada. Essa parcela busca estimular a permanência do militar, pelo menos, até os 32 anos de serviço (2 anos a mais do tempo exigido para a inatividade);
- Gratificação de localidade especial - Parcela mensal devida ao militar, quando o mesmo está servindo em regiões inóspitas (infraestrutura precária e isoladas, que submetem o militar e sua família a privações básicas). Para estimular a atração e a permanência do militar nessas localidades, é assegurado o pagamento de uma gratificação, pelo período em que o militar nelas permanecer;
- Gratificação de representação: devida aos Oficiais Generais e aos demais oficiais em cargo de comando, direção e chefia de organização militar; ou parcela eventual - devida ao militar pela participação em viagem de representação, instrução, emprego operacional ou por estar às ordens de autoridade estrangeira no País, conforme regulamentação.


Marinha do Brasil

Ingressar na Marinha está entre os sonhos de milhares de jovens brasileiros. O órgão oferece muitas oportunidades de ingresso na carreira Militar tanto para candidatos com nível superior em cursos de qualquer área quanto para jovens que finalizaram o ensino fundamental ou médio (Aprendizes Marinheiros), tendo concursos realizados todos os anos. As seleções acontecem para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar, Quadro Complementar de Oficiais, Corpo de Fuzileiros Navais, Escola Naval, Colégio Naval e Corpo de Saúde, entre outros. As inscrições em cada seleção são recebidas nos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Aeronáutica

A Aeronáutica tem a missão manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria. O ingresso na carreira pública da Aeronáutica se dá por meio de três grupos: aviação, intendência (apoio logístico) e infantaria (combate direto). Quem tem nível médio e técnico pode ingressar na FAB por meio dos concursos para o corpo de graduados e se tornar militar de carreira. Já aqueles que têm nível superior podem fazer concursos para oficiais temporários ou de carreira.
Em 2016, a Aeronáutica promoveu dois concursos públicos para provimento de vagas para o Exame de Admissão (Modalidade B) ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - Turma 2 do ano de 2017 (EA CFS-B 2/2017) nas especialidades de Aeronavegantes, Não-Aeronavegantes e Controle de Tráfego Aéreo. As inscrições nos concursos da Aeronáutica podem ser feitas nos sites www.fab.mil.br ou www.eear.aer.mil.br.

Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro tem a missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Homens e mulheres que pretendam seguir carreira no Exército têm algumas opções, de acordo com idade e nível de escolaridade, como nos serviços e carreiras militares e nas Escolas de Formação de Oficiais e Sargentos.
Os concursos públicos que selecionam candidatos para a carreira militar nas Forças Armadas possuem grande procura e concorrência. Os processos seletivos de cada órgão possuem suas peculiaridades e homens e mulheres têm a possibilidade de ingressar no serviço militar desde os postos originais até iniciar a carreira através de níveis escolares fundamental, médio ou superior, mediante aprovação em concurso, em alguma das Escolas de Formação específicas de cada Força.
Acompanhe todos concursos públicos abertos pelas Forças Armadas aqui no Ache Concursos.
*Com informações do Ministério da Defesa -
https://www.acheconcursos.com.br/concursos-aeronautica

Secretaria de Cultura de Itaquá abre no dia 10 de julho inscrições para cursos - Os cursos que estarão com inscrições abertas são: violão, artes visuais, pilates e alongamento, circuito funcional, capoeira, karatê, dança rítmica, teclado e canto coral.

 
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura vai abrir período de inscrições (10 a 13/07) para os cursos oferecidos pela pasta. Ao todo, serão 236 vagas.

Os cursos que estarão com inscrições abertas são: violão, artes visuais, pilates e alongamento, circuito funcional, capoeira, karatê, dança rítmica, teclado e canto coral.

Os interessados precisam procurar a Secretaria Municipal de Cultura, situada na Avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53, no bairro Vila Virgínia, para se inscreverem dentro do período de 10 a 13 de julho, no horário das 8 às 17 horas. 

Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.

De acordo com a pasta de Cultura, após as inscrições será iniciada a fase de matrículas – de 16 a 17 de julho, onde os documentos solicitados no ato da inscrição deverão ser apresentados.

Funcionários da Embraer devem ir para nova empresa após união com a Boeing - Com isso, não deve haver grande número de demissões. Isso porque a empresa americana vê os engenheiros brasileiros como jovens e criativos.

                        Embaer era estatal e foi privatizada. Foto: Agência Brasil
 

Ações da Embraer caem após anúncio de acordo com a Boeing Na Bolsa de SP, às 12h, a queda era de 15%. Já na Bolsa de Nova York, a desvalorização foi de 11,41%. Já as ações da Boeing tinham leve alta de 0,16% na Bolsa de SP, e queda 1,06%, na Bolsa de Nova York. O anúncio da joint venture acontece meses depois de acordo similar entre Bombardier e Airbus.

A brasileira Embraer é uma das maiores fabricantes de aviões do mundo. Foto: Antônio Milena/Agência Brasil
 

Superendividamento afeta mais as mulheres e pessoas acima de 55 anos - Os dados são de pesquisa da Defensoria Pública do Rio de Janeiro

Uma pesquisa da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro com 95 pessoas superendividadas, que procuraram a ajuda do órgão, mostrou que a maioria tem mais de 55 anos, é mulher e trabalha no funcionalismo público. 

Segundo a Comissão de Superendividamento do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), a oferta de crédito a pessoas desses grupos é mais agressiva e irresponsável porque as operadoras buscam pessoas com renda estável.

Dos 95 casos estudados, 66% são de mulheres e 64,13% de pessoas com mais de 55 anos. Os funcionários e servidores públicos são 68% desses endividados.

No grupo, há pessoas de diferentes faixas de renda, variando desde um salário mínimo (R$ 937 em 2017) até uma renda mensal mais que 20 vezes maior que o mínimo (R$ 18.740).

Com, em média, 90% da renda comprometida, os superendividados buscaram a defensoria depois de se complicarem, principalmente com crédito consignado, a origem da dívida em 41,8% dos casos. 

Outras formas frequentes de endividamento foram o cartão de crédito, o cartão de crédito consignado, o empréstimo ou crédito pessoal, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), o cheque especial e os acordos de renegociação de dívidas.

Em um dos casos acompanhados pela defensoria, a dívida chegou a comprometer 1.067% da renda. 

De acordo com a defensoria, os superendividados são pessoas de boa fé que se afundam em dívidas contraindo outras, porque não querem ficar inadimplentes.

A vulnerabilidade dessas pessoas aumenta porque muitas vezes elas são as únicas responsáveis pelo sustento do lar - situação de 67% delas. 

Um dos casos acompanhados pela pesquisa foi o de uma funcionária de um banco que adquiriu as dívidas após a morte do marido, há 20 anos. 

Para sustentar a família, ela precisou contrair empréstimos e depois buscou mais crédito para conseguir quitá-los. 

A própria empresa em que ela trabalhava ofereceu parte do crédito, e ela chegou a trabalhar oito meses sem receber salário por causa dos descontos consignados.

Segundo a defensoria, a solução encontrada na maioria dos casos foi a conciliação. 

Em 61% das audiências de conciliação houve decisão favorável aos endividados e, em 38,71%, a dívida diminuiu.

Pessoas superendividadas residentes do Rio de Janeiro podem recorrer à defensoria por meio do telefone 129, para agendar um atendimento no Núcleo de Primeiro Atendimento mais próximo de sua residência ou no Nudecon.

Por Vinicius Lisboa - Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga

Estudo aponta 30 profissões que estão surgindo com a indústria 4.0 Trabalho do Senai identificou ocupações em oito áreas mais impactadas

Não há dúvida de que a corrida tecnológica vem impactando fortemente as profissões em diversos países do mundo, criando, inclusive, novas atividades para atender a uma demanda crescente do mercado que busca se atualizar frente aos concorrentes. 

No Brasil, instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), responsável pela formação profissional, confirmam a tendência dessa revolução.
Baseado neste cenário, estudo divulgado hoje (05) pelo Senai mostrou que 30 novas profissões vão surgir ou ganhar mais relevância com a chamada indústria 4.0, conceito relacionado às chamadas fábricas inteligentes, da quarta revolução industrial, determinada pelas tecnologias digitais, como internet das coisas, big data e inteligência artificial.
As novas profissões foram identificadas em oito áreas que o estudo realizado pelo Senai considera com aquelas que serão mais impactadas pelas novas tecnologias relacionadas à indústria 4.0: setor automotivo; alimentos e bebidas; construção civil; têxtil e vestuário; tecnologias da informação e comunicação; máquinas e ferramentas; química e petroquímica; e petróleo e gás.
Entre essas profissões estão as de mecânico de veículos híbridos e mecânico de telemetria (automotivo); técnico em impressão de alimentos (alimentos e bebidas); técnico em automação predial (construção civil); engenheiro em fibras têxteis (têxtil e vestuário); engenheiro de cibersegurança especialista em big data (tecnologia da informação); projetista para tecnologias 3D (máquinas e ferramentas); técnico especialista no desenvolvimento de produtos poliméricos (química e petroquímica); e especialista para recuperação avançada de petróleo (petróleo e gás).

Setor automotivo

O trabalho do Senai destaca que o potencial transformador é maior em alguns setores, entre eles o automotivo. A explicação está no desenvolvimento de tecnologias como a dos carros híbridos e a evolução de ferramentas veiculares como os computadores de bordo, cada vez mais utilizados pelos fabricantes como um atrativo de vendas e comodismo para o motorista. A expectativa é que tecnologias como robótica colaborativa e comunicação entre máquinas por meio da internet das coisas impactem tanto as etapas de concepção quanto as de produção da área automotiva.
 
 Estudo do Senai aponta 30 profissões que surgirão ou serão reforçadas com a indústria 4.0 (Senai/Reprodução)


É o caso da mão de obra que será exigida para lidar com o computador de bordo, por exemplo. Este sensor responsável pelo monitoramento de dados dos carros, como aceleração, temperatura do motor e do ar, oferece aos motoristas instrumentos para regulagem e programação de velocidade e estimativas de tempo de viagem. É o mecânico especialista em telemetria que programa esses computadores, faz diagnóstico e reparos das redes eletrônicas. 

Ao ouvir representantes de empresas, de sindicatos de trabalhadores, de universidades que atuam ou estudam esse segmento, o Senai projetou que, nos próximos dez anos, 31% a 50% das empresas do segmento demandem profissionais com esta especialização.

“Preciso estar qualificado”

Já em 1990, bem antes das projeções atuais, o técnico eletrônico Luis Marcelo da Silva teve o primeiro contato com um robô quando trabalhava na empresa ATH Albarus, em Porto Alegre, mas foi em 2000, já na GM da capital gaúcha, que trabalhou diretamente com a robótica. “No início, ninguém entendia muito de robótica, pois era o início da GM e por aqui não era tão comum o uso de robôs nas fábricas. Vinham técnicos de São Paulo e representantes dos fornecedores de equipamento que foram nos passando o conhecimento no dia a dia e com cursos. Com o tempo, fomos nos acostumando com o equipamento”, afirmou.
Mesmo trabalhando 18 anos na área, Luis Marcelo somente entrou no Senai bem mais tarde, se formando em tecnólogo de automação industrial em 2016. Hoje, aos 46 anos, Luis Marcelo trabalha em uma empresa de engenharia multinacional espanhola, apontada como líder na indústria automobilística europeia - Gestamp Automoción – em Gravataí, também no Rio Grande do Sul.

“Preciso ficar bem qualificado para qualquer vaga de emprego. O futuro na área de robótica é um caminho sem volta e a profissão de robotista vai se ampliar cada vez mais, assim como em outras áreas ligadas à tecnologia”, avaliou.

Tecnologia da informação

Outro setor que está no centro da quarta revolução industrial é o de tecnologias de informação e comunicação. A segurança no mundo digital tem recebido atenção especial em todo o mundo, principalmente, quando se trata de redes sociais e armazenamento de informações estratégicas em nuvem. Segundo o Senai, esta tem sido apontada como uma das maiores preocupações dos empresários. E isso acende uma luz na formações como a de engenheiro de cibersegurança e analista de segurança e defesa digital.

As tendências profissionais do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) transpassam setores econômicos e refletem em mudanças e necessidades de aperfeiçoamentos de profissionais que atuam neste segmento em qualquer área. 


Além de apontar profissões já presentes do mercado, como as de técnico em desenvolvimento de sistemas e técnico em redes de computadores, o levantamento destaca novas atividades como a de analista de internet das coisas (IoT), com uma tendência de aumento da demanda por esses profissionais em torno de 11% a 30% nos próximos dez anos.

 Edição: Davi Oliveira
 Por Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil

quarta-feira, 4 de julho de 2018

Junji Abe - Projeto de Junji reserva vagas especiais para gestantes em estacionamentos públicos e privados de uso público

Proposta prevê que estacionamentos em espaços públicos e privados de uso público resguardem áreas especiais para grávidas e pessoas com crianças de até dois anos de idade.



O projeto de Lei (10300/2018), apresentado pelo deputado federal Junji Abe (MDB-SP), prevê reserva de vaga especial de estacionamento para gestantes e pessoas com criança de até dois anos de idade. “São situações em que ocorre mobilidade reduzida. A grávida tem dificuldade de locomoção, assim como a presença de um bebê de colo limita a capacidade de movimentação do adulto, sejam os pais, os avós, outro parente ou responsável”, observou o parlamentar.

“Penso que já viram o sacrifício com que uma gestante, muitas vezes, levando outra criança no colo, se desloca do carro estacionado no ponto mais distante da entrada de um shopping. É uma judiação!”, disse o deputado, em discurso na tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (03/07/2018). Ele frisou que isso acontece por falta de legislação e pediu ajuda para a rápida aprovação do projeto, conclamando: “É nosso dever preencher essa lacuna”.

De acordo com Junji, o propósito da reserva de vaga especial de estacionamento para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção é facilitar seu acesso à área de circulação de pedestres, assim como permitir que cheguem mais rápido à entrada de edifícios, parques e outros equipamentos urbanos. “As gestantes e quem carrega criança de colo também apresentam mobilidade reduzida, o que torna estes segmentos da população mais vulneráveis e, portanto, carentes de apoio”.

O projeto de Junji prevê a obrigatoriedade de reserva de vagas para essa finalidade em estacionamentos de veículos, localizadas em vias, em espaços públicos ou em espaços privados de uso público. “Incorporamos este último item para não deixar dúvidas quanto à aplicação da norma”, comentou, ao explicar que a exigência vale para estabelecimentos comerciais, de eventos e cultura, entre outros, a exemplo shopping centers e cinemas.

No texto da legislação proposta, Junji destacou que as vagas deverão estar “devidamente sinalizadas”, com as especificações técnicas de desenho e traçado de acordo com as normas vigentes, para veículos que transportem portadores de deficiência e com dificuldade de locomoção, gestantes ou pessoas acompanhadas por crianças de até dois anos de idade.

Em função do tempo disponível ao pronunciamento – cerca de 3 minutos – , Junji entregou o texto para registro na Casa. Para a inclusão de novos beneficiários no tratamento diferenciado, o deputado sugere a alteração do artigo 7º da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que trata da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. As vagas especiais deverão corresponder a 2% do total disponível, sendo garantido, no mínimo, um espaço para cada pessoa atendida nos termos da lei.

“A legislação foi criada com o objetivo de resguardar melhores condições de estacionamento para quem apresenta mobilidade reduzida, dentro do conceito de inclusão social. Portanto, deve contemplar todos os segmentos da população que, comprovadamente, tenham dificuldade de locomoção”, argumentou Junji, pedindo o apoio dos demais parlamentares para a aprovação do projeto, considerando a simplicidade da aplicação, já que não exige intervenções viárias para acessibilidade.


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Mais informações:


Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924

Junji Abe - Junji manifesta pesar pelo falecimento do vereador Mesquita

O deputado federal Junji Abe (MDB-SP) manifestou, no Plenário da Câmara dos Deputados, votos de profundo pesar pelo falecimento do amiigo Nelson da Cunha Mesquita, nesta quarta-feira (04/07/2018). 

Ele foi vereador de Mogi das Cruzes por quatro legislaturas, entre 1983 e 2000, e presidiu a Liga Municipal de Futebol da Cidade. “É a perda de um mogiano aguerrido, que sempre defendeu grandes causas sociais! Nossos sentimentos à família e amigos!”, registrou o parlamentar.    





Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924

Vacina contra sarampo pode ser aplicada em adultos e crianças; entenda Doença é altamente contagiosa e há surto no Norte do Brasil. Na rede pública, vacina administrada é a tríplice viral: protege contra caxumba, rubéola e sarampo.

Brasil assiste em 2018 ao retorno do sarampo, infecção que já foi considerada "doença comum na infância" décadas antes de ser eliminada do Brasil em meados dos anos 1990. São dois surtos: em Rondônia (200 casos confirmados e 2 mortes) e no Amazonas (263 casos). Quatro casos também foram registrados no Rio de Janeiro e estão sob investigação. Também há notificações de 7 casos no Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde acredita que vá conseguir controlar os surtos, mas ressalta que o aumento das taxas de vacinação é importantíssimo para garantir o controle da doença. Juntamente com o sarampo, o país também está atento à circulação e às baixas coberturas vacinais da poliomielite. 

O Brasil recebeu o registro de eliminação do sarampo pela Organização Mundial da Saúde em 2016. Recentemente, contudo, novos casos foram introduzidos no Norte do país por uma combinação de não-imunizados brasileiros e infecções vindas da Venezuela.

"O sarampo é uma doença grave. A situação atual é triste porque é uma doença fácil de controlar e o Brasil tinha controlado. Em 30 anos de profissão, nunca vi a doença no meu consultório", diz Isabela Ballalai, pediatra e presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Adultos podem tomar a vacina, gestantes devem evitar, e a doença é altamente contagiosa -- com transmissão similar a da gripe. Confira, abaixo, algumas perguntas e respostas importantes sobre a infecção. 

Quem não pode?

Gestantes, casos suspeitos de sarampo, crianças menores de seis meses de idade e pessoas imunocomprometidas (com doenças que abalam fortemente o sistema imune) .

A vacina é segura?

Sim, afirmam o Ministério da Saúde e a SBim (Sociedade Brasileira de Imunizações). Ela é feita de vírus atenuado (enfraquecido) e em décadas de imunização no mundo inteiro, apenas casos de alergia a produtos do leite contidos na vacina foram reportados.
Hoje, no entanto, há vacinas sem traços de lactoalbumina (proteína do leite da vaca).

Não lembro se tomei a vacina. Devo tomar?

"No sinal de qualquer dúvida sobre se tomou a vacina ou não, ou se teve a doença no passado, vale tomar a vacina. Na pior das hipóteses, a pessoa vai se imunizar à toa" -- Isabela Ballalai (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Quem pode tomar a vacina?


Pessoas de todas as idades, diz Isabela Ballalai. O Ministério da Saúde, no entanto, disponibiliza duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos. Na rede pública, também é possível a vacinação gratuita até os 49 anos (nesse caso, uma dose é administrada).


"Os indivíduos acima de 50 anos provavelmente já pegaram a doença e já estariam imunizados pelas altas taxas de vacinação nos mais jovens. Mas nada impede que procurem a vacina individualmente", afirma Isabela. 

A vacina tem reforço?


Não. Duas doses valem para a vida inteira. Quem já teve a doença também está protegido.

O que tem dentro da vacina?


A vacina oferecida na rede pública é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Dentro da vacina, há os três vírus enfraquecidos, albumina e aminoácidos (proteínas), sulfato de neomicina (medicamento usado contra infecções), sorbitol (um tipo de açúcar derivado do álcool) e gelatina.

Algumas vacinas contêm traços de proteína do leite da vaca.

O que é o sarampo? Quais os sintomas? É grave?


O sarampo é uma doença causada por um vírus, que já foi muito prevalente na infância de todas as crianças brasileiras, mas está eliminada do Brasil desde os anos 1990 -- apesar dos surtos pontuais desde então. 


Os sintomas começam com febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular e corrimento no nariz, informa a Fiocruz. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. No limite, a doença provoca lesão cerebral e morte.

Manchas vermelhas na pele são uma característica conhecida da doença. Elas aparecem primeiro no rosto e vão em direção aos pés.


O vírus também pode atingir as vias respiratórias, causar diarreias e até infecções no encéfalo. 

Todo mundo pode pegar sarampo? Como é a transmissão? Como prevenir?



Sim. "A doença tem distribuição universal", diz o Ministério da Saúde.

Por Monique Oliveira, G1 - https://g1.globo.com/bemestar/noticia/vacina-contra-sarampo-pode-ser-aplicada-em-adultos-e-criancas-entenda.ghtml

Banco do Brasil destina R$ 103 bilhões para crédito agrícola

O Banco do Brasil vai destinar R$ 103 bilhões para o financiamento da safra agrícola 2018/2019. 

O valor é 21% maior do que o total desembolsado na safra 2017/2018, cerca de R$ 85 bilhões. Para a safra que se inicia neste mês, os juros também serão menores do que os praticados até este momento. 

Em entrevista à NBr, o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, disse que, para a agricultura familiar, a taxa vai variar de 2,5% a 4,6% ao ano e, para os empréstimos do agronegócio, será de 6% a 7,5%. 

O anúncio do Plano Safra do Banco do Brasil foi feito hoje (4) em cerimônia na sede da instituição, com a participação do presidente Michel Temer.

O Banco do Brasil é o principal agente de financiamento da agricultura brasileira: responde por 60% do crédito disponível para o setor. Neste ano, o governo federal anunciou um total de R$ 194,3 bilhões para o financiamento da safra agrícola 2018/2019. 

"Eu considero o Banco do Brasil, que é responsável por 60% dos créditos do agronegócio, o grande parceiro da agricultura brasileira. É importante destacar, acima de tudo, a capacidade que o produtor brasileiro teve de se superar, se reinventar e fazer com que o Brasil chegasse aos números que temos hoje", afirmou Caffarelli.

O lançamento do Plano Safra do Banco do Brasil acontece tradicionalmente na sequência do anúncio do governo federal. 

Os R$ 103 bilhões serão direcionados ao custeio e ao investimento da produção agrícola, bem como à comercialização dos produtos. 

No total, o saldo da carteira de crédito agrícola do Banco do Brasil tem R$ 185 bilhões, sendo R$ 43 bilhões para a agricultura familiar, R$ 117 bilhões para grandes empresas e R$ 24 bilhões para empresas de médio porte.

O presidente do Banco do Brasil destacou a importância do setor rural para a retomada do crescimento econômico do país. 

"O agronegócio talvez seja o grande instrumento que o Brasil tem hoje para a retomada do crescimento econômico. O setor teve participação ativa na superação da crise", argumentou.

Segundo Caffarelli, a agricultura responde por 23% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 44% do total das exportações brasileiras, o que deixa clara a vocação do país para o agronegócio. 

"Estamos trabalhando para dar continuidade a um trabalho que foi feito, lembrando que a safra 2016/2017 foi a maior de todos os tempos. Nós tivemos 238 milhões de toneladas. Esperamos que a safra 2017/2018 possa atingir números bastante semelhantes. Portanto, começamos uma nova safra com muita expectativa, com muita esperança de continuar esse processo de produção", disse.

Nos últimos 25 anos, segundo Caffarelli, a área plantada no país cresceu 65%, mas a produção aumentou 375% no mesmo período. 

Para se chegar a esses índices, disse Caffarelli, houve um forte investimento em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, bem como um estímulo ao crédito, com participação expressiva do Banco do Brasil.

Edição: Graça Adjuto
Por Luiza Damé - Repórter da Agência Brasil  

Comissão mista aprova MP que estabelece preços mínimos para o frete - Texto pode ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados

Em uma sessão de menos de cinco minutos, deputados e senadores aprovaram, em comissão mista, a Medida Provisória (MP) 832/18, que estabelece um preço mínimo para os fretes de carga no país. 

Dessa forma, a MP pode ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados. A medida foi uma das reivindicações dos caminhoneiros que paralisaram as estradas de todo país no mês de maio.

O texto tinha sido apresentado na terça-feira (4) pelo relator da matéria, deputado Osmar Terra (MDB-RS), mas pedido de vista do deputado Evandro Gussi (PV-SP) adiou a votação que ocorreria ainda ontem. Ele argumentou que, pela complexidade, o tema exige melhor análise. 

A proposta estabelece que caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicar duas vezes ao ano (até 20 de janeiro e até 20 de julho) os preços mínimos do frete referentes ao quilômetro rodado, por eixo carregado, considerando distâncias e especificidades das cargas e priorizando o custo do óleo diesel e dos pedágios. 

A agência também publicará a planilha de cálculos utilizada para a obtenção dos preços mínimos. 

Ao justificar a proposta, Osmar Terra defendeu que a medida não se trata de definir e tabelar os preços a serem praticados no mercado. 

“A definição que se busca é de um piso mínimo, referente ao custo operacional do serviço. Provavelmente, valores mais altos que o piso mínimo serão praticados na maior parte do ano e as relações de mercado, naturalmente, deverão se reequilibrar a partir de um referencial mínimo”, disse.

Anistia a multas

O relator acolheu a emenda proposta pelo deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) que prevê anistia para as multas e sanções aplicadas aos caminhoneiros durante a paralisação da categoria. O texto prevê tanto às multas de trânsito, que foram aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal, quanto as multas resultantes de decisões judiciais.

Valor diferenciado

O relator incluiu no texto valores mínimos diferenciados para o transporte de contêineres e de veículos dedicados ou fidelizados por razões sanitárias ou outras razões. 

Essa era uma das reivindicações de alguns setores produtivos, como o de proteína animal (ovo, aves, suínos, bovinos, rações). Além disso, o parlamentar incluiu um trecho que obriga a ANTT a publicar uma nova planilha de preços sempre que o preço do óleo diesel no mercado nacional variar mais do que 10%, para mais ou para menos.

O texto aprovado na comissão prevê que as empresas que firmarem contratos de frete com valores abaixo do piso mínimo estarão sujeitas a indenizar o transportador com o dobro do valor contratado, descontado o montante pago, e sem prejuízo de multa. 

A medida também determina a responsabilização subsidiária de quem ofertar fretes abaixo da tabela e obriga o transportador a carregar documento referente ao contrato de frete.

Ministério da Agricultura

Mais cedo, em entrevista antes da aprovação da MP, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, alertou que o impasse na definição da tabela poderia gerar instabilidade e atraso na comercialização de mercadorias do setor.

“Se transporta aquilo que já tinha sido comercializado com preço de frete estipulado lá atrás", afirmou. "Temos relatos de aumentos até de 60%, 50%, 25%, mas esses são números aos quais o mercado vai se ajustar. O problema é a instabilidade que se criou nesse período e o retardo na comercialização”, disse Maggi, que participou nesta quarta-feira do anúncio do Plano Safra do Banco do Brasil.

O tabelamento foi contestado no Supremo Tribunal Federal (STF) por entidades da agropecuária e da indústria.

“Uma tabela de custo mínimo pode ser absorvida? Pode. Mas ela tem que ser o mínimo, e a lucratividade, a atratividade, deve vir em função de quanto é transportado e o quanto as pessoas se envolvem nisso”, disse Maggi. 

*Colaborou Yara Aquino // Texto atualizado às 16h44 para acréscimo de informações

Por Heloisa Cristaldo - Repórter da Agência Brasil* 
Edição: Fábio Massalli

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