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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

10 erros que acabam mais rápido com sua moto Mão na embreagem o tempo todo? Pensa que amortecedor é eterno? Roberto Agresti alerta para maus hábitos até na hora da lavagem.

Roberto Agresti

Especial para o G1
Auto EsporteVocê vai gostar bem mais de sua moto caso ela não lhe dê problemas, certo? Então, preste atenção nestes 10 maus hábitos que acabam com ela. A lista vai desde a falta de manutenção de corrente, óleo e pneus em dia até maus tratos a motor -que é mais exigido na moto que no carro- e embreagem, além de erros na hora de lavar.
Mande dúvidas sobre motos no espaço de comentários; as selecionadas serão respondidas em colunas futuras.
Verificando o nível de óleo da moto (Foto: G1)Verificando o nível de óleo da moto (Foto: G1)
1) Ignorar o óleo, este carente...
Não basta apenas trocar o óleo no prazo recomendado pelo fabricante. Motores de motocicletas, em geral, são mais exigidos que os de automóvel. Especialmente nos motores refrigerados a ar, o óleo tem dupla função, lubrificar e refrigerar o motor, o que torna vital prestar atenção nele.
E mais: nas motos o óleo do motor cumpre papel duplo, pois, ao contrário dos motores automobilísticos, que têm óleo de motor e óleo de câmbio, nas motos o óleo é um só. Rodar com óleo vencido é um grande pecado, assim como é grave o descuido do nível recomendado. Habituar-se a verificar se a quantidade está correta pela varetinha (ou pelo mais prático visor, que há em alguns modelos) deve ser um ritual frequente.
E se o óleo baixou? Opa, opa... Motores consomem óleo, mas isso deve ser algo mínimo (às vezes a quantidade admissível está indicada no manual da moto). Mas se o consumo do óleo se tornar alto – 20% do volume total entre os intervalos de troca já é muito –, procure saber a causa.
Observar o chão do lugar onde a moto fica estacionada em busca de manchas é o procedimento mais óbvio. Se há pingos, descubra de onde eles vêm. Se o motor não tiver sinais de vazamento evidentes, mas apenas locais úmidos, "babados" (nos quais frequentemente a fuligem adere e forma sujeirinha), o mecânico deve avaliar. Pode ser o caso de substituir juntas cansadas ou ver se tal perda não ocorre por conta de uma bem mais grave trinca no metal.
Grave mesmo será se a ponteira de escape estiver úmida e, quando o motor for acelerado, dela sair fumaça. Este é o sinal que está na hora de uma retífica, ou ao menos uma troca dos anéis e verificação da vedação das guias de válvulas.

Embreagem BMW (Foto: Divulgação)Embreagem deve ser poupada (Foto: Divulgação)
2) Mão 'colada' na embreagem
Quanto menos usada for a embreagem, mais ela vai durar. E, por "usada", entenda acionada. Parou no semáforo? Habitue-se a colocar o câmbio em ponto morto. Ficar com a mão apertando a alavanca de embreagem só se justifica se você souber que o sinal vai abrir rapidamente.
Outra coisa que "mata" a embreagem é o (mau) hábito de usá-la para dar a famosa "queimada" para fazer a rotação do motor subir levemente, o que pode até ser necessário em algumas situações (sair em uma rampa muito íngreme ou passar por um obstáculo de maneira suave, evitando trancos na transmissão). Porém, o melhor mesmo é usar a embreagem o mínimo e aprender a dosar o acelerador de modo correto.

Calibrando o pneu (Foto: G1)Calibrando o pneu (Foto: G1)
3) Pneus murchos
Tudo de ruim pode acontecer com pneus murchos: furam mais facilmente e, se um buraco for muito malvado, a carcaça pode ficar comprometida, se rompendo e obrigando você à crueldade que é ter que jogar fora um pneu com cara de novo, mas que não presta mais.

Outro dano que pneus com pressão abaixo da indicada acarretam diz respeito às rodas, que ficam mais vulneráveis a amassados ou, pior, quebras. Em pneus sem câmara a roda tem papel crítico, pois, se entortar e/ou amassar, facilitará a perda do ar. Assim, sempre que for sair com a moto dê uma passada de olhos nos pneus e respeite a calibragem recomendada pelo fabricante, verificando-a no mínimo uma vez por semana.

Kasinski Comet GT 650 (Foto: Caio Kenji/G1)Amortecedores tem de ser vistoriados e, quando 
preciso, trocados (Foto: Caio Kenji/G1)
4) Amortecedor 'eterno'
Alguns motociclistas acham que o amortecedor é eterno e jamais cogitam a troca. Eles vão se acostumando à perda da eficiência deste importante componente.
Na verdade, não importa se você anda devagar ou rápido ou se as ruas que você frequenta são bem pavimentadas ou não. Mais cedo ou mais tarde, será necessário trocar o amortecedor. Ou trocá-los, no caso de motos com um par de amortecedores na traseira.
Como o próprio nome diz, a função deles é amortecer: quando ficam velhos e perdem tal capacidade, causam em casos extremos trincas e até rupturas no chassi da moto, algo que definitivamente não é desejável. Na suspensão dianteira há necessidade de substituição do óleo e das molas internas. Quando? O modo mais fácil de verificar se a frente de sua moto está "cansada" é em frenagens mais fortes, pois nesta situação não deve nunca ocorrer o perigoso "fim de curso", ou seja, a suspensão perder a função, pois chegou ao batente inferior.

5) Desligar o motor na descida
É o famoso barato que sai caro: na ânsia de economizar combustível, muitos simplesmente desligam o motor e percorrem longos trechos em descida. Por que não pode? Porque o motor para de funcionar, mas a transmissão, não. As engrenagens internas do câmbio continuam trabalhando, acionadas pela corrente, e a lubrificação interna nessa condição não conta com a necessária (em alguns modelos) pressão da bomba de óleo, pois... o motor está desligado.
Outra variedade desse pão-durismo de graves consequências é deixar a moto deslizar estrada abaixo com a embreagem acionada e o motor em marcha-lenta. Nesse caso a bomba de óleo está funcionando, mas com pressão mínima, o que dá quase na mesma do que se o motor estivesse apagado 100%. E, além disso, neste caso, a embreagem acionada por longo período prejudica, como visto lá no alto, partes do sistema, principalmente a bucha da campana (em motos que a possuem).

Corrente de moto com a tensão correta (Foto: G1)Corrente de moto com a tensão correta (Foto: G1)
6) Corrente frouxa e ressecada
A vida útil de uma corrente e seus parceiros, a coroa e o pinhão (conjunto chamado de transmissão secundária), depende fortemente do quanto você vai lubrificá-la.
Não são componentes eternos, mas. especialmente a corrente, podem "viver" muito mais caso recebam frequentemente um spray lubrificante adequado a este fim. É um tipo de óleo que tem como característica aderir à superfície e não ser arremessado rumo à sua calça nova ou, pior, à de sua passageira pela força centrífuga, quando a moto entra em movimento.
E o planeta diz obrigado também, já que o lubrificante específico para correntes de transmissão usado no lugar do mais popular óleo queimado de motor é ecologicamente mais correto. Outra ação que aumenta a vida útil da transmissão secundária é manter a corrente na tensão correta, nem muito esticada, nem muito frouxa.

7) Caixa de direção folgada
Sensibilidade é preciso, mas não muita, para notar que a caixa de direção afrouxou. O mais evidente sintoma são barulhos vindos da região abaixo do guidão, um "toc, toc, toc" que é mais fácil de perceber em ruas esburacadas. O que fazer? Aperto já. Sem o devido ajuste, o que seria apenas um pequeno probleminha solucionável por uma simples ação do seu mecânico e ferramenta apropriada se torna um custo mais alto, pois andar com a caixa folgada implicará na avaria dos rolamentos.
E, como saber se os rolamentos já estão ruins? Simples: levante a roda dianteira do chão (coloque a moto no cavalete central ou, caso não haja, peça a alguém para inclinar a moto no cavalete lateral o suficiente para você fazer o teste...) e sinta se não há "calos" ao virar o guidão de um lado para o outro. Fazer isso em chão bem liso não é ideal, mas também funciona. Atenção: tão ruim quanto andar com a caixa de direção solta é andar com ela muito apertada, o que se nota pela dificuldade em girar o guidão. Neste caso, não só o rolamento sofre como a dirigibilidade fica prejudicada.

8) Rotação baixa ou alta demais
Forçar o motor não é, como muitos pensam, apenas "esticar as marchas", usando-o em altas rotações por longos períodos. Tão prejudicial quanto é rodar em rotações muito baixas. Há motociclistas que têm preguiça de reduzir as marchas e deixam o motor cair de rotação exageradamente, um erro que se paga caro, pois isso reduz a durabilidade tanto quanto o oposto, ou seja, a rotação alta demais. O ideal é nunca abusar dos extremos.

Lavando a moto (Foto: G1)Cuidado com a pressão da água ao lavar (Foto: G1)
9) Lavagem com jato de água
Lavar a moto? Sim, mas cuidado com as máquinas que lançam jato de água com pressão. Motores (mas também componentes de suspensão) têm retentores cá e lá, dispositivos nascidos para, como diz o próprio nome, reter seja o que for o caso, óleo ou outro tipo de líquido.
Acontece que eles foram bolados para resistir principalmente à  pressão de dentro para fora, e, quando recebem um jato de água na direção oposta, adeus. Outra vítima frequente desses jatos d'água sob pressão são os adesivos, especialmente aqueles das partes plásticas. O segredo, ao lavar a moto usando as "waps" da vida é não exagerar na proximidade do jato e evitar mirar em um só lugar por muito tempo.

Fique atento ao aviso de combustível baixo (Foto: Caio Kenji/G1)Fique atento ao aviso de combustível
baixo (Foto: Caio Kenji/G1)
10) Gasolina 'batizada'
Miséria custa caro. Escolher qualquer gasolina nestes tempos de "safadeza generalizada" é mais do que arriscado. Nas motos com carburador, o efeito de uma gasolina "batizada" se percebe na hora: a moto falha, perde desempenho e, em caso extremo, deixa de funcionar.
Já nos modelos com injeção eletrônica o problema pode ser mascarado pelo sistema – mas uma dificuldade maior ao ligar o motor e, claro, perda de desempenho aliada a consumo elevado, dá bandeira que o combustível é ruim. E assim como nos automóveis, muitas das motos atuais têm suas bombas instaladas dentro do tanque e dependem de razoável quantidade de gasolina para funcionarem bem, evitando um mortal (para a bomba...) superaquecimento.

Roberto Agresti (Foto: Arquivo pessoal)

Roberto Agresti escreve sobre motocicletas há três décadas. Nesta coluna no G1, compartilha dicas sobre pilotagem, segurança e as tendências do universo das duas rodas

Criação de empregos formais tem pior mês de julho em dez anos No mês passado, abertura de vagas com carteira assinada somou 41.463. De janeiro a julho, abertura de vagas formais caiu 33,5%, para 907 mil.


Criação de empregos formais tem pior mês de julho em dez anos (Foto: Editoria de Arte/G1)

Alexandro Martello
Do G1, em Brasília
A criação de empregos com carteira assinada no Brasil perdeu fôlego no mês passado. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta quarta-feira (21) peloMinistério do Trabalho, foram criadas, no mês passado, 41.463 novas vagas formais – uma queda de 70,9% em relação ao mesmo mês de 2012, quando foram criadas 142.496 vagas.
De acordo com dados oficiais, o resultado do mês passado é o pior registrado para meses de julho desde 2003 – quando a abertura de vagas formais somou 37.233.
"É a nossa realidade. Não é o número que eu gostaria que fosse, mas ainda está crescendo o emprego. Se o PIB vai crescer de 2% a 3% neste ano, não podemos gerar empregos como uma economia que crescesse, por exemplo, 6%. Estamos vivendo uma crise mundial. Os números da zona do Euro são catastróficos e não tem perspectiva de crescimento. Eu não acho negativo [o resultado]. O mundo inteiro está registrando demissões. Vamos torcer que melhore [em agosto]", afirmou o ministro do Trabalho, Manoel Dias.
Parcial do ano
No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, ainda de acordo com informações do Ministério do Trabalho, foram abertas 907.214 empregos com carteira assinada, informou o governo.
Isso representa uma queda de 33,5% frente ao mesmo período do ano passado, quando foram abertas 1,36 milhão de vagas. É o pior resultado para o período desde 2009, quando foram criados 397.936 empregos com carteira assinada.
Os números de criação de empregos formais do acumulado deste ano, e de igual período dos últimos anos, foram ajustados para incorporar as informações enviadas pelas empresas fora do prazo (até o mês de junho). Os dados de julho ainda são considerados sem ajuste.
Crise financeira
A queda na criação de empregos formais em julho e nos sete primeiros meses deste ano acontece em um momento no qual a crise financeira internacional ainda tem mostrado efeitos na Europa, ao mesmo tempo em que a China tem registrado expansão inferior aos últimos anos. Nos Estados Unidos, há sinais de uma pequena aceleração da economia.
No Brasil, por sua vez, o governo adotou uma série de medidas para tentar estimular a economia no ano passado, com reflexos em 2013, como, por exemplo, a desoneração da folha de pagamentos, a redução do IOF para empréstimos de pessoas físicas e a desoneração da linha branca e dos automóveis – entre outros.
Entretanto, já teve de reverter algumas medidas – como a queda de juros que prevaleceu em 2012 – para combater a inflação. Neste ano, os juros já subiram em três oportunidades, para 8,5% ao ano. Além disso, a retirada de estímulos ao crescimento nos EUA tem gerado aumento do dólar no Brasil, que também tem tido dificuldade em angariar a confiança dos investidores.
Setores da economia
Segundo o Ministério do Trabalho, o setor de serviços liderou a criação de empregos formais nos sete primeiros meses deste ano, com 384.190 postos abertos (contra 692 mil no mesmo período do ano passado), ao mesmo tempo em que a indústria de transformação foi responsável pela contratação de 198.332 trabalhadores com carteira assinada no mesmo período. De janeiro a julho do ano passado, a indústria abriu 91 mil vagas.
A construção civil, por sua vez, regsitrou a abertura 146.638 trabalhadores com carteira assinada de janeiro a julho, contra 156 mil vagas no mesmo período de 2012. Já o setor agrícola gerou 139.350 empregos nos sete primeiros meses deste ano (+6,3 mil no mesmo período de 2012), enquanto o comércio fechou 3,3 mil vagas formais de janeiro a julho de 2013 (contra 399 mil vagas abertas nos sete primeiros meses de 2012).
Distribuição geográfica dos empregos
Por regiões do país, ainda de acordo com o Ministério do Trabalho, o destaque ficou por conta do Sudeste, com 508 mil postos formais abertos nos sete primeiros meses de 2013. Em segundo lugar, aparece a região Sul, com a abertura de 229 mil vagas com carteira. A região Centro-Oeste, por sua vez, abriu 143 mil postos de trabalho. Já a regiões Norte criou 33 mil vagas formais no primeiro semestre deste ano, enquanto que o Nordeste fechou 8,6 mil empregos com carteira assinada no mesmo período.

Senado aprova proibição de comida gordurosa e refrigerante em escola Projeto foi aprovado em turno suplementar e vale para públicas e privadas. Cantina que não seguir norma perderá licença; texto vai à Câmara.


Felipe Néri

Do G1, em Brasília
Bem EstarA Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (21) projeto que proíbe a venda em escolas públicas e privadas de bebidas com baixo valor nutricional, como o refrigerante, e de alimentos com alto teor de gordura e sódio, como os salgados. O projeto foi aprovado em turno suplementar - segunda análise do texto em caso de alterações. 
Caso não haja recurso para que o projeto seja apreciado no plenário, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.
O projeto, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), tem como objetivo reduzir os índices de obesidade infantil e se baseia em iniciativas já tomadas por estados e municípios. Pelo texto, as cantinas que venderem os produtos não recomendados devem ter o licenciamento vedado ou o alvará não renovado.
A proposta deixa pendente de regulamentação a definição das bebidas e alimentos que devem ser banidos. O projeto também altera o Estatuto da Criança e do Adolescente de modo a determinar que o Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolva ações de educação nutricional, de promoção de alimentação saudável e de prevenção e controle de distúrbios nutricionais em crianças e adolescentes.
“O presente projeto de lei propõe uma abordagem legislativa múltipla que conflui para uma única direção: levar as escolas a oferecerem produtos mais saudáveis e as crianças a recriarem seus hábitos alimentares e influenciarem positivamente os pais em casa”, diz Paulo Paim no texto de justificativa do projeto.

O texto determina o prazo de seis meses para que a lei entre em vigor, contados do prazo de sua publicação. A norma só pode ser publicada após a sanção presidencial, que ocorre depois de o projeto terminar de tramitar no Congresso Nacional.
O texto está em tramitação há seis anos no Senado, período em que foram sugeridas diversas emendas ao texto. Entre as sugestões rejeitadas pela relatora, senadora Angela Portela (PT-RR), estão as que excluem do cardápio das cantinas alimentos com carne e laticínios. Também foram retiradas emendas que incluíam a norma para escolas de educação de jovens e adultos.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alto Tietê - Média de trabalhadores na indústria é maior do que no Estado de SP



A quantidade média de trabalhadores na indústria de transformação em Suzano e nas demais cidades da região é maior do que a registrada no Estado de São Paulo. 
Com 1.710 estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte, as empresas da região têm uma média de 42,4 funcionários.
 Em todo o Estado são 86.180 indústrias com uma média de 30,5 empregados formais. 

O levantamento foi divulgado pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). 
Os dados são referentes ao ano de 2011.

A pesquisa aponta que os estabelecimentos de pequeno porte - que empregam até 99 funcionários - são maioria no Alto Tietê. 
Do total, 91% (1.556 indústrias) estão inseridas nesta categoria.

Já com relação às de médio porte, o Ciesp apontou 134 estabelecimentos (7,8%) e 20 de grande porte, o que representa 1,2%. 
No Estado de São Paulo, a maior parte também é de pequeno porte, com 94,9% (81.767 estabelecimentos), seguidas de médio porte: 
3.694 (4,3%) e grande porte, com 719 (0,8%).
SETORES 
A pesquisa também apontou os setores mais fortes na região. 
A maior representação está na produção de metal (com 275 estabelecimentos), confecção de artigos do vestuário e acessório (com 167 indústrias) e produtos de borracha e de material plástico (com 156 indústrias).

Ao todo, as cidades da região possuem 16.971 estabelecimentos, sendo que 10,6% são industriais, 44% comerciais, 33,6% de serviços, 5,7% da agropecuária e 5,3% da construção.

As menores participações são da indústria extrativa mineral (com 0,3% do total de estabelecimentos) e 0,5% de empresas de serviços industriais de utilidade pública.

sábado, 17 de agosto de 2013

"Shopping Alto Tietê" - online

Projeto "Shopping Alto Tietê" será apresentado na próxima semana

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi das Cruzes e Região do Alto Tietê promove na próxima terça-feira reunião de negócios com empresários do comércio varejista de todo Alto Tietê. O encontro, previsto para acontecer a partir das 10 horas, na sede da entidade (Rua Coronel Souza Franco, 74, Centro, Mogi) tem por objetivo detalhar o projeto "Shopping Alto Tietê" desenvolvido em parceria com a Datacom Soluções.
Podem participar do evento lojistas de toda a região, contribuintes do Sincomércio, que tenham interesse em conhecer e participar deste serviço inédito no Alto Tietê. O Shopping Alto Tietê prevê a implantação de um espaço eletrônico (site) onde são locadas várias lojas virtuais, subdivididas em corredores onde, de forma individual, cada lojista administra o seu espaço.
"A diferença é que ao invés de oferecer produtos para os consumidores da cidade e da região, os comerciantes de Mogi das Cruzes e demais cidades do Alto Tietê poderão vender também para qualquer parte do Brasil. Afinal, o comércio eletrônico é hoje uma realidade crescente e os empresários da região precisam se adequar a esse novo sistema e investir na expansão dos negócios", destaca o presidente do Sincomércio e idealizador do projeto, Airton Nogueira.
"O Shopping do Alto Tietê, na verdade, é uma vitrine dos produtos da região para as demais cidades do País e também do mundo",acrescenta o proprietário da Datacom Soluções, Oswaldo Lirolla, especialista no setor de Tecnologia da Informação, além de Sistemas de Gestão Empresarial. Lirolla realizou uma pesquisa de mercado para o desenvolvimento do projeto e o material aponta um público crescente em compras pela internet, na região, além do perfil do consumidor que utiliza deste tipo de serviço. Todo o material e as propostas para treinamento dos comerciantes da região serão apresentados na reunião de negócios, promovida pelo Sincomércio.
"Outra vantagem é que todos os tributos das vendas neste shopping virtual ficarão para as prefeituras do Alto Tietê, onde as lojas estão instaladas", reforça Lirolla, informando ainda que todo o sistema de loja virtual estará interligado ao sistema dos Correios, facilitando assim a logística e os cálculos de frete, bem como está vinculado ao Uol/Pagseguro

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Poá - Testinha garante conclusão de obras em Poá e faz planos

 

O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, garantiu que estará à frente da conclusão das muitas obras promovidas na cidade. Independente do resultado do processo em 2ª instância, que pediu a cassação de sua diplomação, Testinha está confiante na decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele já começou a fazer planos para o futuro. "Para 2016, não cogito, mas para 2018 pretendo disputar uma vaga a deputado", planeja.
A confiança do prefeito vem dos resultados de casos semelhantes julgados em Brasília, onde não se atrela à Lei da Ficha Limpa. O prefeito lembrou que não obteve benefícios com a pintura de prédios públicos com a cor laranja . O que descaracterizaria o enriquecimento ilícito. "Estou confiante", assegurou. Hoje, a cidade tem mais de 20 obras.
Poá está ampliando a Escola Municipal Mario Romero, no Jardim Odete, tem a obra Praça de Eventos, situada no Centro, a creche de Vila Varela e o ossário do Cemitério Municipal, na Vila Odete. Tem ainda a creche, em Calmon Viana, e a revitalização de ruas de vários bairros, como Conjunto Alvorada, Vila Sopreter e Vila Cosmos, além da duplicação da Avenida Antônio Massa, entre outras benfeitorias.
DEPUTADO 
Testinha afirmou que conclui este mandato e, em 2018, visa uma vaga na Assembleia Legislativa ou Congresso. Na visão do prefeito, Poá merece ter um representante em uma das Casas porque reflete em receber benefícios, como verbas. Segundo ele, o partido “viu com bons olhos” a iniciativa.
Há três dias, a Justiça Eleitoral cassou a diplomação do prefeito por unanimidade.

Geraldo Alckmin fala sobre construção do Rodoanel no Alto Tietê

Diário TV 2ª Edição
Geraldo Alckmin fala sobre construção do Rodoanel no Alto Tietê

Governo SP permite que professores exerçam mais 25 horas de trabalho, além das 40 horas semanais

Apeoesp é contra iniciativa de ´bico oficial´ nas escolas
Dat
Luana Nogueira
Da Redação
Fotos: Daniel Carvalho
Moraes: "prejudica o ensino"
O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) é contra a iniciativa da Secretaria de Estado da Educação que permite que professores exerçam mais 25 horas de trabalho, além das 40 horas semanais já cumpridas. De acordo com representantes da entidade, o projeto vai sobrecarregar os professores da rede estadual e as aulas sofrerão uma queda na qualidade. As inscrições para a atribuição de aulas para o próximo ano letivo começaram ontem e, neste prazo, os professores também poderão aderir ao aumento na carga horária.

O conselheiro estadual da Apeoesp, Nabil Francisco de Moraes, acredita que a decisão vai desgastar os profissionais. "Isso não é novo, já temos professores que podem fazer 64 horas semanais. Mas, na realidade, sabemos que esse acúmulo de aulas causa um desgaste físico. Não sei se muitos vão aderir, e os que aceitarem será pela questão financeira. Isso não melhora a qualidade de trabalho. Esse não é um caminho adequado e prejudica o ensino", avaliou.

De acordo com o plano da Secretaria de Estado da Educação, a remuneração dos professores que optarem por cumprir 25 horas a mais na carga horária poderá aumentar em até R$ 1.400. Professores efetivos e estáveis da rede estadual poderão aderir ao projeto que prevê que os docentes possam substituir, por exemplo, colegas afastados por licença médica em horário distinto de sua jornada e na mesma escola. As inscrições seguem até o dia 10 de setembro.

A conselheira estadual da Apeoesp, Inês Paz, argumentou que a determinação de aumentar a carga horária vai contra a luta da classe de reduzir as horas trabalhadas. "Sou contra essa iniciativa. Temos falado da qualidade da educação pública. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o professor deve trabalhar 20 horas semanais na sala de aula e outras 20 horas junto a comunidade escolar, e o governo está indo na direção contrária. A forma do professor ganhar mais é trabalhando mais, no entanto, isso prejudica a escola pública e o aluno é o que mais perde", disse ela.

Os professores acreditam que a medida é para amenizar o problema da falta de docentes. "A profissão de professor não é atraente. Com o aumento na carga horária, os professores vão passar mais tempo nas escolas e menos em casa", destacou a coordenadora da subsede da Apeoesp, Vânia Pereira da Silva.

Frente de Trabalho - Suzano - Governo abrirá 400 vagas

Previsão é que convocação seja já na próxima semana; local e horário ainda serão definidos
Lailson Nascimento
Da Redação
Fernando Araújo / Secoi Suzano
Contratados farão serviços de limpeza, conservação, manutenção e restauração de bens públicos
A Prefeitura de Suzano anunciou que irá convocar os interessados nas 400 vagas da denominada "Frente de Trabalho" já na próxima semana. A iniciativa, que é do governo do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), pretende auxiliar àqueles com pouca ou nenhuma qualificação profissional e que não conseguem espaço no mercado de trabalho. Os postos são para serviços de limpeza, manutenção e conservação de espaços públicos.

Em julho, a prefeitura chegou a afirmar que a seleção ocorreria ainda naquele mês. Entretanto, segundo apurou o Dat, o processo será iniciado na próxima semana. "A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ainda faz os últimos ajustes relacionados ao local e o horário de inscrições, mas prevê que o edital será lançado na próxima semana, convocando os interessados", informou a Secretaria de Comunicação Institucional (Secoi). A estimativa é de que as 400 vagas sejam preenchidas de uma só vez.

Os contratados irão executar serviços de limpeza, conservação, manutenção e restauração de bens públicos da administração municipal; de vias e logradouros públicos e de bens de entidades sociais, além de outras atividades correlatas que se fizerem necessárias às secretarias municipais, conforme explica o regulamento da Frente.

De acordo com o que prevê o "Programa Emergencial de Auxílio Desemprego Municipal", os 400 beneficiários irão receber um salário mínimo, que equivale a R$ 678, além da participação em cursos profissionalizantes oferecidos pela administração. O contrato será de seis meses. Para participar do processo seletivo, o candidato terá que comprovar residência fixa em Suzano e ser desempregado há pelo menos um ano, além de possuir idade mínima de 18 anos.
Para manter o programa de auxílio desemprego, o governo terá que investir R$ 271,2 mil por mês, valor para o pagamento dos trabalhadores.

SPMar finaliza estudos para alça de acesso em Suzano

Dat
Para projeto ser aprovado depende apenas de uma autorização da Artesp para que trâmite da obra tenha início
Cibelli Marthos
De Itaquá
A.I.Prefeitura de Arujá
Prefeitos de Arujá, Mogi das Cruzes e Itaquá prestigiam a visita do governador nas obras do Trecho Leste


A construção de uma alça de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas na divisa de Suzano e Ribeirão Pires depende apenas de autorização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). 

O estudo necessário para a instalação do novo recurso já foi concluído pela Concessionária SPMar, responsável pela execução do novo anel viário. 

A informação foi divulgada ontem, durante vistoria do governador Geraldo Alckmin (PSDB) as obras do Rodoanel entre Itaquaquecetuba, Poá e Suzano.

De acordo o diretor executivo da SPMar, Alberto Lodi, as análises técnicas e de custo já foram entregues ao governo do Estado. 

"Já fizemos todos os estudos e agora está para aprovação da Artesp.

Tão logo ela aprove, iniciamos as obras no local", explicou. Segundo ele, a construção da nova alça é totalmente viável, mas possivelmente não seria concluída juntamente ao Rodoanel, previsto para março de 2014. 

"O prazo para entrega desta alça na região da estrada do Pau a Pique depende de quando virá a aprovação porque vai necessitar de alguns trâmites, como um decreto de utilidade pública daquela região, e isso pode atrasar o início dos trabalhos", ressaltou.

"Essa alça não estava prevista no projeto original. A Artesp e a Secretaria de Estado e de Logística estão verificando o custo e a logística, mas o governo tem o maior interesse em atender esse pedido o mais breve possível", completou Alckmin.

 A solicitação para que o novo acesso fosse construído foi feita pelas prefeituras de Suzano e Ribeirão Pires no início deste ano. 

Entre os prefeito da região estiveram Mamoru Nakashima (PTN), de Itaquá, Marco Bertaiolli (PSD) de Mogi, Paulo Tokuzumi (PSDB), de Suzano e o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR). O republicano avaliou a importância da obra. "É uma obra relevante não só para o Estado e para o País, mas para o nosso município, pois é um fator de desenvolvimento econômico grande. Com o término do Rodoanel, serão 175 quilômetros interligados".

Rodoanel Leste - Nova tecnologia vai acelerar construção do Trecho Leste

Dat
Daniel Carvalho

Cimbramento móvel preserva o meio ambiente
Ainda durante a vistoria, o governador comentou sobre a nova tecnologia utilizada para dar maior agilidade as obras do Rodoanel e que foi apresentada ontem. De acordo com a SPMar, o novos sistema de cimbramento móvel facilita a construção da estrada e faz com que os impactos ambientais sejam menores. "Essa é uma grande obra de engenharia porque são 16 quilômetros de pista levantada, mas o ritmo está acelerado. Essa nova tecnologia que estamos conhecendo hoje (ontem) permite que o trabalho feito em um mês possa ser realizado em uma semana. São 60 metros de pista por semana", destacou o governador.

Ele ressaltou também os ganhos ambientais gerados por esse novo sistema de construção. "Preserva o meio ambiente, as águas, não causa alagamentos, não interfere na macrodrenagem e preserva a flora. Nós vemos aqui que é possível fazer uma grande obra e não destruir o meio ambiente", completou.

De acordo com a SPMar, com a utilização do cimbramento móvel, estrutura de aço que dá suporte à fôrma para colocação do concreto armado e da concepção da estrutura do viaduto, torna-se possível "a concretagem da supraestrutura (vigas-longarinas, pré-laje e lajes), dentro do próprio equipamento, evitando contato com o solo e aberturas de caminhos de serviço". (C.M.)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Mogi das Cruzes - Deputado Gondim: Meio Ambiente arquiva processo de licenciamento do aterro da Queiroz Galvão em Mogi das Cruzes




O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, aceitou o pedido feito pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS), através de um ofício, no sentido que não seja liberada a prorrogação do prazo de mais 60 dias para que a Empresa Queiroz Galvão obtenha a licença para uso e ocupação do solo do município de Mogi das Cruzes visando à implantação de Aterro Sanitário no Distrito do Taboão e, com isso, arquivou o processo de licenciamento do empreendimento na cidade.

“É uma grande vitória para nossa cidade que há anos luta para que este empreendimento não seja feito no distrito do Taboão. Agora, a empresa terá que começar do zero se quiser levar adiante a iniciativa de implantar um aterro sanitário em Mogi das Cruzes”, comemorou o parlamentar.

Em fevereiro deste ano o deputado Gondim esteve em audiência com Bruno Covas e sugeriu que a Cetesb exigisse do empreendedor a apresentação antecipada da certidão de uso e ocupação de solo atualizada, para levar adiante a implantação do aterro sanitário na cidade. 

Com isso, no dia 6 de março, a Secretaria de Meio Ambiente e a Cetesb estipularam um prazo de 60 dias para que a empresa apresentasse o documento atualizado como condição para seguir o processo de licenciamento.

Passados 43 dias do prazo inicial, no dia 18 de abril, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu a notificação de uma liminar suspendendo o tempo estipulado para apresentação do documento. 

A liminar foi derrubada no dia 23 de julho e por isso a empresa Queiroz Galvão solicitou a prorrogação do prazo para apresentar o documento atualizado. 

“Como estava acompanhando este processo minuciosamente solicitei que a Secretaria não aceitasse este pedido, porque desde o prazo estipulado mais o tempo da liminar passaram 95 dias, tempo suficiente”, acrescentou Gondim.

Através de um ofício despachado pelo deputado Gondim na última segunda-feira, 12, os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Cetesb aceitaram não conceder este tempo adicional e, como a empresa não obteve a nova certidão de uso e ocupação de solo da Prefeitura, a pasta do Meio Ambiente arquivou o processo de licenciamento por solicitação do deputado Gondim.


Mogi das Cruzes - Alckmin libera R$ 36,5 mi para hospital e avenida

Mogi News
Ney Sarmento/PMMC
Governador recebeu o prefeito Marco Bertaiolli ontem, em reunião para assinatura de convênio
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) liberou uma verba R$ 6,5 milhões para a compra de mobiliário e equipamentos para o Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas. Em até 60 dias, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vai publicar o chamamento público para a contratação da organização social que ficará responsável por equipar e gerir a unidade de saúde.
A assinatura do convênio aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, onde o prefeito aproveitou para negociar a liberação de R$ 30 milhões para a construção da avenida Guilherme Georgi.

"Esse é um convênio de saúde importantíssimo para a cidade. Receber este recurso das mãos do governador Alckmin é um motivo de orgulho e uma demonstração da parceria extremamente produtiva que existe entre Mogi e o Estado", afirmou.
O Hospital de Brás Cubas tem 8,5 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em sete pavimentos e capacidade para 91 leitos, sendo 69 leitos de internação, dez leitos de UTI e 12 leitos de observação no Pronto-Atendimento Infantil.

O prefeito afirmou ainda que deve apresentar à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado o projeto de construção da Guilherme Georgi. "Fizemos alterações no projeto a pedido do Estado e vamos apresentá-lo nos próximos dias. Com certeza, ainda este ano iniciamos as obras".
A cidade também recebeu uma verba de R$ 200 mil da secretaria, requeridas em emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual André do Prado (PR) para a pavimentação da rua Elias Fernandes Garcez, no Parque das Varinhas, em frente a uma creche. (J.S.)

Rodoanel Leste - Avanço das obras do Rodoanel exige alterações no sistema viário


A chegada das obras de construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) à Avenida Brasil, em Suzano, requer alterações no sistema viário. 
Isso porque é preciso espaço para colocar as colunas de sustentação do viaduto que passará sobre a avenida e a linha férrea. 

A Prefeitura quer se reunir com engenheiros da SPMar, concessionária responsável pela construção e administração do Trecho Leste, para analisar a melhor solução.

Ontem à tarde, os secretários de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, e de Obras e Infraestrutura, Osvaldo Aihara, visitaram a obra na avenida, parcialmente interditada há cerca de um mês.

De acordo com Santos, a solução pensada inicialmente, para que as colunas de sustentação não ficassem no meio da via sentido Poá, era aumentar o espaço entre essas colunas, implantando uma parte antes da avenida e outra no final, junto ao muro da linha de trem.

Dessa forma, as colunas ficariam onde hoje há as calçadas. 
A avenida seria estreitada, em um trecho de 200 metros, uma vez que uma nova calçada seria construída antes das colunas. O canteiro central também seria transferido para o lado, mantendo as duas vias com a mesma largura.

É uma solução para não impactar tanto a via, já que em Poá a pista é mais estreita. Deixaríamos a avenida toda com a mesma largura, explica Santos. Essa obra deve ser feita pela própria SPMar, como contrapartida.

Como no local há fiação elétrica e rede de transmissão de energia, além de canal de drenagem de água de chuvas e dutos subterrâneos, a obra ainda tem que ser analisada. Por isso, Aihara vai solicitar uma reunião com os engenheiros da concessionária.

Conforme a obra avança, vamos verificando o que é necessário mudar ou ganhar outra obra como contrapartida para minimizar os impactos. Nesse trecho passará um viaduto em curva, por isso, precisamos do projeto executivo para analisar a curva e a altura e os itens que há na avenida, como dutos e galerias. Assim, analisaremos se essa solução é a correta ou se será preciso pensar em outra solução?, detalha.
INTERDIÇÃO 
Além de verificar a obra, o secretário de Trânsito observou os impactos da interdição no local - situação que é alvo de reclamação por parte de suzanenses, já publicada pelo DS.

Temos que acompanhar como está o trânsito no entorno, disse Santos.
A expectativa do secretário é que até novembro o viaduto já esteja finalizado. Com as obras de contrapartida, a previsão é que o trecho seja liberado até o início do ano que vem. 

Hoje, o motorista que segue no sentido de Poá tem que desviar para a mão contrária, retornando próximo à ponte entre os dois municípios.

Poá - Prefeitura contrata empresa para fazer fotos aéreas de Poá


Imagens ajudarão secretarias a conhecer melhor as áreas e planejar em detalhes as ações de desenvolvimento
Lailson Nascimento
Da Redação
Amilson Ribeiro
Último levantamento do tipo foi realizado em 1972; objetivo é ter um mapa real do município em forma digital

Dat
A cidade de Poá receberá um estudo aerofotogramétrico que tem o objetivo de auxiliar as secretarias municipais a planejar as ações futuras e a atualizar o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Para executar o levantamento, a gestão do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, contratou a empresa ´Geodados Geoprocessamento´, que é especializada em serviços aéreos.

Após publicação feita pela prefeitura, o Dat solicitou detalhes do projeto à assessoria de Imprensa da administração. De acordo com o setor, o serviço a ser executado é o levantamento aerofotogramétrico, por meio de veículos com câmeras de fotos frontais. O último levantamento similar foi feito em 1972 e, com a atualização, todas as secretarias devem se beneficiar, já que receberão um mapa real do município em forma digital.

O secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, comentou que o estudo irá auxiliar no levantamento das vias. "Todas as secretarias serão beneficiadas. Por exemplo, a de Obras terá condições de saber o estado das vias, calçadas e áreas de ocupação da prefeitura".
Para Silva, o serviço também deve servir para o planejamento futuro. "A contratação do geoprocessamento é de vital importância e vai ajudar em muito no planejamento da cidade, principalmente para a equipe que está estudando a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado", comentou.

Benefícios
Para destacar a amplitude do projeto, a assessoria do prefeito Testinha citou áreas que também podem ser beneficiadas com o estudo. "O levantamento irá auxiliar a Secretaria de Meio Ambiente a levantar as áreas verdes do município; a da Fazenda no recadastramento mobiliário e imobiliário; a de Serviços Urbanos, na localização de pontos de despejos de detritos e lixos; a de Segurança, no auxílio de identificação das áreas de risco de Poá e a de Educação no planejamento de onde estão matriculados os alunos de cada unidade na localização do território municipal".

Nas áreas sociais, o setor de Imprensa destacou que "a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, poderá localizar, em planta, onde estão as famílias em maior vulnerabilidade social e a de Habitação na identificação de áreas para o programa ´Minha Casa, Minha Vida´ e localização de parcelamento de solos irregulares", resumiu a assessoria.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Trabalho - PAT de Poá tem seleção para 1,3 mil vagas -Emprego

carteira de trabalho (Foto: Janine Brasil/G1)Candidatos devem levar Carteira de Trabalho, CPF,
RG e currículo. (Foto: Janine Brasil/G1)

Oportunidades são para telemarketing e fiscal de ônibus.
Candidatos devem ter ensino médio completo.


Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Poá está com cerca de 1,3 mil vagas abertas para o setor de transportes e de telemarketing. Os interessados devem comparecer ao PAT nesta quarta-feira (14) com documentos e uma cópia do currículo.
A maioria das vagas é para operador de telemarketing. São 1,2 mil oportunidades para pessoas de 18 a 50 anos que desejam trabalhar como atendentes receptivos. Os interessados devem ter ensino médio completo e comparecer ao PAT de Poá até as 8h desta quarta-feira para solicitar o encaminhamento para a vaga. A seleção acontece também nesta quarta-feira, a partir das 9h.
Homens que têm mais de 25 anos e ensino médio completo podem se candidatar à vaga de fiscal de ônibus. Os interessados devem comparecer ao PAT de Poá até esta quinta-feira (15) para pegar a solicitação de encaminhamento para a vaga. A seleção acontece também no dia 15, a partir às 14h.
Processo Seletivo - PAT Poá
Local: PAT de Poá
Documentos: Carteira de Trabalho, CPF e RG e a cópia do currículo;
Endereço: Rua 26 de Março, 72, Centro, Poá

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

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