Poá - Prefeitura contrata empresa para fazer fotos aéreas de Poá


Imagens ajudarão secretarias a conhecer melhor as áreas e planejar em detalhes as ações de desenvolvimento
Lailson Nascimento
Da Redação
Amilson Ribeiro
Último levantamento do tipo foi realizado em 1972; objetivo é ter um mapa real do município em forma digital

Dat
A cidade de Poá receberá um estudo aerofotogramétrico que tem o objetivo de auxiliar as secretarias municipais a planejar as ações futuras e a atualizar o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Para executar o levantamento, a gestão do prefeito Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, contratou a empresa ´Geodados Geoprocessamento´, que é especializada em serviços aéreos.

Após publicação feita pela prefeitura, o Dat solicitou detalhes do projeto à assessoria de Imprensa da administração. De acordo com o setor, o serviço a ser executado é o levantamento aerofotogramétrico, por meio de veículos com câmeras de fotos frontais. O último levantamento similar foi feito em 1972 e, com a atualização, todas as secretarias devem se beneficiar, já que receberão um mapa real do município em forma digital.

O secretário de Obras, Genésio Severino da Silva, comentou que o estudo irá auxiliar no levantamento das vias. "Todas as secretarias serão beneficiadas. Por exemplo, a de Obras terá condições de saber o estado das vias, calçadas e áreas de ocupação da prefeitura".
Para Silva, o serviço também deve servir para o planejamento futuro. "A contratação do geoprocessamento é de vital importância e vai ajudar em muito no planejamento da cidade, principalmente para a equipe que está estudando a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado", comentou.

Benefícios
Para destacar a amplitude do projeto, a assessoria do prefeito Testinha citou áreas que também podem ser beneficiadas com o estudo. "O levantamento irá auxiliar a Secretaria de Meio Ambiente a levantar as áreas verdes do município; a da Fazenda no recadastramento mobiliário e imobiliário; a de Serviços Urbanos, na localização de pontos de despejos de detritos e lixos; a de Segurança, no auxílio de identificação das áreas de risco de Poá e a de Educação no planejamento de onde estão matriculados os alunos de cada unidade na localização do território municipal".

Nas áreas sociais, o setor de Imprensa destacou que "a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, poderá localizar, em planta, onde estão as famílias em maior vulnerabilidade social e a de Habitação na identificação de áreas para o programa ´Minha Casa, Minha Vida´ e localização de parcelamento de solos irregulares", resumiu a assessoria.

Postagens mais visitadas deste blog