Rodoanel Leste - Avanço das obras do Rodoanel exige alterações no sistema viário
A chegada das obras de construção do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) à Avenida Brasil, em Suzano, requer alterações no sistema viário.
Isso porque é preciso espaço para colocar as colunas de sustentação do viaduto que passará sobre a avenida e a linha férrea.
A Prefeitura quer se reunir com engenheiros da SPMar, concessionária responsável pela construção e administração do Trecho Leste, para analisar a melhor solução.
Ontem à tarde, os secretários de Trânsito e Mobilidade Urbana, José Ferreira dos Santos, e de Obras e Infraestrutura, Osvaldo Aihara, visitaram a obra na avenida, parcialmente interditada há cerca de um mês.
De acordo com Santos, a solução pensada inicialmente, para que as colunas de sustentação não ficassem no meio da via sentido Poá, era aumentar o espaço entre essas colunas, implantando uma parte antes da avenida e outra no final, junto ao muro da linha de trem.
Dessa forma, as colunas ficariam onde hoje há as calçadas.
A avenida seria estreitada, em um trecho de 200 metros, uma vez que uma nova calçada seria construída antes das colunas. O canteiro central também seria transferido para o lado, mantendo as duas vias com a mesma largura.
É uma solução para não impactar tanto a via, já que em Poá a pista é mais estreita. Deixaríamos a avenida toda com a mesma largura, explica Santos. Essa obra deve ser feita pela própria SPMar, como contrapartida.
Como no local há fiação elétrica e rede de transmissão de energia, além de canal de drenagem de água de chuvas e dutos subterrâneos, a obra ainda tem que ser analisada. Por isso, Aihara vai solicitar uma reunião com os engenheiros da concessionária.
Conforme a obra avança, vamos verificando o que é necessário mudar ou ganhar outra obra como contrapartida para minimizar os impactos. Nesse trecho passará um viaduto em curva, por isso, precisamos do projeto executivo para analisar a curva e a altura e os itens que há na avenida, como dutos e galerias. Assim, analisaremos se essa solução é a correta ou se será preciso pensar em outra solução?, detalha.
INTERDIÇÃO
Além de verificar a obra, o secretário de Trânsito observou os impactos da interdição no local - situação que é alvo de reclamação por parte de suzanenses, já publicada pelo DS.
Temos que acompanhar como está o trânsito no entorno, disse Santos.
A expectativa do secretário é que até novembro o viaduto já esteja finalizado. Com as obras de contrapartida, a previsão é que o trecho seja liberado até o início do ano que vem.
Hoje, o motorista que segue no sentido de Poá tem que desviar para a mão contrária, retornando próximo à ponte entre os dois municípios.