EMERGÊNCIA NA VENEZUELA - Tremores deixam 164 mortos e centenas de feridos

 

EMERGÊNCIA 

NA VENEZUELA -

Tremores deixam 164 mortos e centenas de feridos



Por TeleSur

 

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, anunciou a criação de um fundo de US$ 200 milhões para a reconstrução de moradias e infraestruturas essenciais após os dois terremotos que atingiram o país. O balanço mais recente aponta 164 mortos e 971 feridos.

Delcy Rodríguez declarou estado de emergência constitucional após dois terremotos consecutivos de magnitude 7,5 atingirem o país por volta das 18h de quarta-feira, afetando grande parte do território nacional.

O Executivo acionou uma equipe de contingência e suspendeu as aulas pelo resto da semana, assim como as atividades de trabalho não essenciais, para priorizar o resgate e o atendimento aos feridos.

O estado de La Guaira concentra os maiores danos. Durante pronunciamento realizado na madrugada desta quinta-feira, Rodríguez confirmou a região como zona de desastre. Prédios desabaram, comunidades costeiras permanecem isoladas e equipes de resgate continuam trabalhando entre os escombros em busca de sobreviventes.

A mandatária convocou o setor privado a colaborar com as operações de socorro e assistência humanitária, em um apelo por unidade nacional. As próximas horas são consideradas decisivas para localizar pessoas com vida sob os destroços, e a rapidez no envio de equipes às áreas mais afetadas pode ser determinante.

O terremoto causou sérios danos e transtornos generalizados em diversas paróquias de Caracas, bem como nos estados de Miranda, La Guaira, Carabobo, Falcón, Yaracuy, Aragua, Trujillo e Zulia . As autoridades e o sistema de proteção civil estão mobilizados para realizar operações de abastecimento de água, resgate e avaliação de danos à infraestrutura e às residências.

O relatório oficial confirma falhas no fornecimento de energia elétrica em Caracas e La Guaira , enquanto o abastecimento de água e as redes de telecomunicações mantêm, em geral, a continuidade das operações.

O sistema de transporte de metrô e trem foi suspenso para facilitar o resgate, e o Aeroporto Internacional de Maiquetía permanece fechado devido aos graves danos na infraestrutura.

O Estado-Maior de Contingência encarregado de gerir a situação era composto pelos vice-presidentes setoriais Diosdado Cabello, Juan José Ramírez (Serviços e Obras Públicas), Héctor Rodríguez (Área Social) e Calixto Ortega (Economia). A única autoridade designada para chefiar este órgão foi o comandante-geral da Guarda Nacional Bolivariana (GNB), major-general Juan Ernesto Sulbarán Quintero.

A rede de saúde pública e privada está preparada para lidar com a emergência . O governo nacional solicitou que médicos, enfermeiros e todos os profissionais de saúde se apresentem em seus locais de trabalho para receber os afetados. Os cidadãos têm acesso a uma ferramenta digital de denúncia, vinculada ao Estado-Maior, para relatar desaparecimentos ou danos a residências.

A presidente expressou suas condolências às famílias dos falecidos e apelou à calma, união e cooperação da população para facilitar a avaliação de riscos nas residências. Os governos dos Estados Unidos, Panamá, Catar, Cuba, Nicarágua, Turquia, Jordânia, Barbados, Colômbia, Reino Unido, Brasil, México, as Nações Unidas e organizações financeiras multilaterais manifestaram sua solidariedade e apoio imediato.

https://iclnoticias.com.br/emergencia-na-venezuela/

Postagens mais visitadas deste blog

RICOS, PAGUEM A CONTA!