Governo Lula vai para cima de Sebastião Melo por nova enchente em Porto Alegre: "Lamentável"

 DE NOVO

Governo Lula vai para cima de Sebastião Melo por nova enchente em Porto Alegre: "Lamentável"

Capital gaúcha começou o ano com 5 bairros alagados, 14 pontos de bloqueio, cortes de energia elétrica e interrupções no transporte público 




Por Ivan Longo
Escrito en POLÍTICA el 3/1/2025 · 05:03 hs

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo Lula, Paulo Pimenta, subiu o tom contra o prefeito de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo, e responsabilizou o mandatário municipal pelas novas enchentes que assolam a capital gaúcha.

A cidade, que até hoje tenta se recuperar da inundação sem precedentes ocorrida entre o final de abri e início de maio de 2024, começou 2025, mais uma vez, debaixo d'água. Na quarta-feira (1º), foram registrados pelo menos cinco bairros alagados e 14 pontos de bloqueio. Em alguns lugares o transporte público não funcionou e o fornecimento de energia teve que ser cortado. 

Paulo Pimenta, que no ano passado, diante da tragédia, assumiu o posto de ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, foi às redes sociais nesta quinta-feira (2) para cobrar Sebastião Melo, detalhando a responsabilidade da prefeitura na limpeza e manutenção das estruturas que poderiam prevenir novas enchentes. 

O ministro ainda reforçou que os alagamentos vêm ocorrendo por falta de ação do prefeito, ainda que o governo federal tenha destinado recursos para evitar este tipo de tragédia.  

"Porto Alegre foi constrangida no primeiro dia do ano. Em função da chuva, vários serviços públicos foram prejudicados, trazendo um enorme prejuízo para a cidade, para a população, no primeiro dia do ano. Eu quero dizer que a limpeza, a manutenção das casas de bomba, garantia elementar básica do serviço do dia a dia, do feijão com arroz, da manutenção, do trabalho, é das prefeituras, gente. No caso particular, da prefeitura de Porto Alegre", iniciou Pimenta.  


"Nós tivemos a paralisação da linha do Trensurb. Nós investimos, tudo novinho. Encheu de água de novo. Por quê? Porque as bombas não funcionaram. O sistema de casa de bombas não funcionou ou funcionou de forma precária em toda a região norte de Porto Alegre e no centro de Porto Alegre. A única casa de bombas que funcionou normalmente foi a do trem. Agora, é evidente que ela é insuficiente para poder absorver todo o volume de água não drenada em função do não funcionamento do sistema da prefeitura, o que ocasionou essa interrupção do sistema", prosseguiu.

"Nós já estamos voltando com todas as linhas, mas eu quero aqui alertar a população. Por mais que a gente faça todo o trabalho que nós faremos com recursos federais para criar um sistema de proteção contra enchentes, de modernização dos diques, se as prefeituras, no caso a prefeitura de Porto Alegre, não fizer aquilo que é o seu trabalho, limpeza, manutenção, garantia de funcionamento do sistema, toda chuva que acontecer, vai acontecer o que infelizmente, no dia 1º, de forma lamentável, a população precisou observar e sofrer as consequências", concluiu o ministro. 
https://revistaforum.com.br/politica/2025/1/3/governo-lula-vai-para-cima-de-sebastio-melo-por-nova-enchente-em-porto-alegre-lamentavel-171917.html

Postagens mais visitadas deste blog

Mega-Sena acumula