AS INFORMAÇÔES MAIS RELEVANTES DO BRASIL E DO MUNDO.
HÁ 14 ANOS, JUNTO COM VOCÊ DO ALTO TIETÊ
Imprensa do mundo todo destaca: Bolsonaro planejou golpe de Estado
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
Imprensa do mundo todo destaca: Bolsonaro planejou golpe de Estado
Jornais do mundo todo destacam relatório da PF que aponta Bolsonaro como líder da tentativa de golpe. Manchetes de jornais internacionais sobre o relatório da Polícia Federal no âmbito do inquérito dos atos golpistas Créditos: Reprodução
Por Ivan Longo
POLÍTICA27/11/2024 · 12:06 h
O fato da Polícia Federal (PF) apontar no relatório final do inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil que Jair Bolsonaro foi o grande líder da trama golpista é notícia no mundo inteiro.
Na manhã desta quarta-feira (27), os principais veículos de mídia de diferentes regiões do planeta deram grande destaque em seus sites à notícia de que Bolsonaro teve participação ativa na tentativa de golpe.
A investigação da PF é taxativa no documento. "Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, JAIR MESSIAS BOLSONARO, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade", diz trecho do relatório.
Confira abaixo as manchetes sobre o assunto nos principais jornais e veículos de mídia do mundo:
The Washington Post (EUA)
"Bolsonaro planejou e participou de um plano de golpe de Estado em 2022, diz relatório policial"
The Guardian (Reino Unido)
"Aliados de Bolsonaro quase deram golpe militar em 2022"
Le Monde (França)
"Bolsonaro estava 'totalmente ciente' do plano para matar Lula e 'participou' do golpe de 2022"
El País (Espanha)
"As provas da trama golpista no Brasil: 'Bolsonaro planejou, agiu e teve o controle dos acontecimentos'"
Süddeutsche Zeitung (Alemanha)
"Polícia: Bolsonaro queria persuadir líderes das Forças Armadas a dar um golpe"
Clarín (Argentina)
"Brasil: Jair Bolsonaro 'planejou e participou' do golpe de 2022, segundo relatório policial"
Al Jazeera (Catar)
"Ex-presidente Bolsonaro planejou golpe eleitoral, diz relatório policial"
The Hindu (Índia)
"Bolsonaro participou de golpe de Estado em 2022, https://revistaforum.com.br/politica/2024/11/27/imprensa-do-mundo-todo-destaca-bolsonaro-planejou-golpe-de-estado-169954.htmldiz relatório policial"
Onda de memes sobre o Congresso rotula parlamentares de ‘defensores dos ricos’ e ‘gastadores’ No mês de junho, 92% das cerca de 3 milhões de citações ao Congresso nas redes foram negativas 29/06/2025 | 06h36 É bastante expressiva a recente enxurrada de críticas nas redes sociais aos deputados e senadores: no mês de junho, 92% das cerca de 3 milhões de citações ao Congresso foram negativas. Os motivos da insatisfação são bastante evidentes. “Principalmente por medidas impopulares, gastos públicos excessivos, percepção de conivência, alinhamento com interesses de elites econômicas e o mote ‘Congresso inimigo do povo’”, explica o analista de redes Pedro Barciela. Como costuma acontecer no ambiente digital, a melhor tradução para essa raiva aos congressistas é feita em memes que têm inundado o Instagram, o X e o Facebook. Um dos mais vistos foi o vídeo em que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), bebe whisky direto da garrafa, durante uma festa junina em ...