Índia manda X remover posts da plataforma e Musk obedece
A rede social X (antigo Twitter) disse na terça-feira (16) que a Comissão Eleitoral da Índia (ECI) deu ordens para remover postagens de partidos políticos e candidatos nas eleições gerais.
Em um comunicado divulgado em sua conta dedicada a assuntos governamentais, o X compartilhou os pedidos de remoção imediata de determinadas postagens por suspostamente violarem o código de conduta, principalmente de partidos que se opõem ao governo de Narendra Modi. A disputa eleitoral na Índia começou neste final de semana.
“A Comissão Eleitoral da Índia (ECI) emitiu ordens de remoção exigindo que o X atue em postagens contendo discursos políticos compartilhados por políticos eleitos, partidos políticos e candidatos a cargos públicos”, disse a plataforma.
A empresa, que é controlada pelo bilionário Elon Musk, afirmou discordar das ordens, mas que vai cumpri-las.
“Em cumprimento às ordens, nós suspendemos esses posts até o fim do período eleitoral. No entanto, nós discordamos dessas ações e afirmamos que a liberdade de expressão deve ser estendida a esses posts e ao discurso político em geral”, argumentou.
Algo parecido ocorreu no Brasil: Musk disse que o X não iria mais obedecer ordens do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a rede social enviou uma carta ao Supremo Tribunal Federal (STF) informando que irá acatar as determinações da Justiça brasileira.
A plataforma também pediu que a Comissão Eleitoral da Índia “publique todas as suas ordens de exclusão no futuro.
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/india-manda-x-remover-posts-da-plataforma-e-musk-obedece/