Presidente Lula parte para Egito e Etiópia, novos membros dos Brics
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, embarca nesta semana em uma viagem para o Egito e a Etiópia, dois novos membros do Brics, grupo que reúne algumas das principais economias emergentes ao redor do mundo.
A visita de Lula à África faz parte da estratégia do presidente para diversificar as parcerias do Brasil no cenário internacional. Além disso, o presidente busca fortalecer laços com países em desenvolvimento, priorizando a diplomacia sul-sul (em referência ao sul global).
Este ano, o presidente ainda não realizou viagens internacionais. Iniciar pela África reflete a importância que ele deseja atribuir ao continente.

No Egito, Lula terá reuniões bilaterais com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e também está prevista uma visita à Liga dos Estados Árabes. Na Etiópia, Lula será um dos convidados da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, que reúne as 55 nações africanas.
Lula chega ao Cairo na terça-feira (14), e se reunirá com Al-Sisi no dia seguinte, quarta-feira (15). Durante as conversas, a guerra entre Israel e o Hamas será um dos temas abordados, além de questões comerciais. O Egito é considerado um parceiro estratégico, especialmente no comércio de produtos agrícolas.
Já na Etiópia, a participação de Lula na Cúpula da União Africana, nos dias 17 e 18 de fevereiro, é vista como um reconhecimento aos esforços do Brasil para fortalecer os laços com o continente. O país também busca ampliar sua presença na região, especialmente no mercado etíope, que tem apresentado crescimento econômico expressivo.
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/presidente-lula-parte-para-egito-e-etiopia-novos-membros-dos-brics/
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos