Covid ou dengue? Sintomas comuns confundem pacientes que buscam atendimento



As duas doenças podem apresentar alguns sintomas semelhantes, como febre, dor de cabeça e mal estar geral. Por isso, profissionais de saúde recomendam também a realização de testes específicos.

Por Jornal Nacional

 parecidos da dengue e Covid confundem pacientes

Sintomas comuns entre a Covid e a dengue estão confundindo muitos pacientes que buscam atendimento.

Os sintomas do vendedor autônomo Paulo Martins de Souza começaram há quatro dias. Nesta sexta-feira (16), o mal estar aumentou e veio a febre.

"Eu não sei o que que é, se é Covid ou se é dengue. Tem que ver o que que é. Depois do teste que vai saber", conta ele.

Dengue e Covid podem apresentar alguns sintomas semelhantes: febre, dor de cabeça e mal estar geral. Queixas que confundem pacientes que procuram atendimento. Por isso, os profissionais de saúde recomendam também a realização de testes específicos para cada doença.

Se a febre é um sintoma em comum, na dengue ela é mais alta. Na dengue, também podem aparecer:

  • dores fortes nos músculos, nas articulações e atrás dos olhos;
  • Vômito persistente;
  • além de manchas vermelhas no corpo.

Já na Covid, é comum a perda de olfato e do paladar, calafrios, diarreia e sintomas que afetam o sistema respiratório como tosse, dor de garganta ou coriza, além de pneumonia.

A estudante Ellen de Almeida Araújo fez o que os especialista recomendam.

"Eu tive uma febre muito forte. E essa febre muito forte eu tinha dúvida se era dengue ou era Covid. E deu dengue com o do sangue, o exame de sangue", conta ela.

O médico Lucas Albanaz reforça a importância do teste, mas diz que o exame clínico precisa ser feito sempre.

Dengue: veja quais os sintomas da doença, cuidados e como evitar
"Esse teste nem sempre ele pode ser positivo, ele pode ser um teste falso negativo também. Algumas vezes esse paciente ele está com aquela doença, mas o teste pode vir negativo, não excluindo a presença da doença. Por isso, a importância de uma avaliação médica, uma avaliação especializada para que a gente possa realmente diagnosticar. O diagnóstico ele não é simplesmente ir lá fazer um teste, ele tem que ter toda uma história clínica, o exame físico, até para que a gente possa triar esse paciente com  uma gravidade", diz Albanaz.
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/02/6/covid-ou-dengue-sintomas-comuns-confundem-pacientesque-buscam-atendimento.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog