Ensino técnico aumenta chances de jovens entrarem no mercado de trabalho, aponta pesquisa Uma pesquisa do Insper aponta que jovens com formação técnica têm renda 32% maior em comparação com os que concluíram ensino regular

 13 de fevereiro de 2024

Ensino técnico aumenta chances de jovens entrarem no mercado de trabalho, aponta pesquisa

O ensino médio profissionalizante ou ensino técnico se tornou, nos últimos anos, uma das principais ferramentas de entrada de jovens no mercado de trabalho no Brasil. 

Uma pesquisa do Insper aponta que jovens com formação técnica têm renda 32% maior em comparação com os que concluíram ensino regular.

Apesar dos números, o espaço do ensino médio técnico no país ainda é pequeno, apenas 10% dos alunos matriculados no ensino médio brasileiro estão em cursos desse tipo. Os números são ainda menores quando olhamos para a taxa de conclusão: já que apenas 40% dos matriculados terminam o ensino técnico — segundo pesquisa feita pelo Insper.

Um cálculo feito a partir da pesquisa mostra que para cada R$ 1 investido na educação profissional de nível médio, o estudante de ensino técnico tem retorno superior a R$ 3 na própria remuneração.

A boa perspectiva do ensino médio técnico é confirmada pelas empresas e empregadores no Brasil. Para um em cada três empresários, segundo pesquisa do Senai e do Sesi, o ensino técnico é o ponto mais forte da educação brasileira.

No Congresso Nacional, o ensino profissionalizante é tema do PL 126/2020, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que propõe a criação do Fundo de Desenvolvimento no Ensino Profissional, o Fundep. O projeto aguarda votação na Comissão de Educação do Senado.

Com informações do site Brasil 61. 

https://iclnoticias.com.br/ensino-tecnico-aumenta-chances-de-jovens-entrarem-no-mercado-de-trabalho-aponta-pesquisa/

Postagens mais visitadas deste blog