"Foi a melhor reunião que o Brasil já fez com a Alemanha"

 


Foto: Bernd von Jutrczenka/dpa/picture alliance

Jean-Philip Struck de Berlim
há 8 horashá 8 horas


Lula deixa Berlim após três dias de agenda de reaproximação com a Alemanha, que incluiu retomada de mecanismo de diálogo entre cúpulas de governo e assinatura de mais de uma dezena de acordos de cooperação. 

"Saio da Alemanha muito, muito orgulhoso. Eu já fui presidente por oito anos. E acho que esta foi a melhor reunião que o Brasil já fez com o governo alemão", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (05/12), ao deixar Berlim e encerrar uma intensa agenda de três dias de encontros e reuniões com o governo alemão e membros da classe política e empresarial do país europeu.

O principal destaque da visita foi a retomada das consultas intergovernamentais de alto nível Alemanha-Brasil, um mecanismo de diálogo que o governo alemão mantém com poucos parceiros internacionais e que prevê reuniões regulares de ministros de governos parceiros.

Lula e mais de uma dezena de ministros do seu governo chegaram a Berlim no domingo para se reunir com seus homólogos alemães e o chanceler federal, Olaf Scholz. Os dois governos assinaram 19 acordos de cooperação, em áreas como meio ambiente, bioeconomia, combate à desinformação e política agrícola.

"Foi uma reunião de compromissos, uma reunião de parcerias. E acho que a gente pode ter certeza de que muita coisa boa vai acontecer com essa parceria com a Alemanha, muitos investimentos, lá e aqui. E acho que o Brasil pode ter o orgulho de se transformar no país que pode mais oferecer perspectivas nesse momento em que discutimos a transição energética. Eu acho que não vamos jogar fora as oportunidades do século 21, que nós jogamos no século 20", disse Lula

Um pouco antes, durante gravação do programa semanal Conversa com o Presidente, Lula também fez uma avaliação semelhante.

"Eu volto muito convencido depois da quantidade de contatos de que o Brasil voltou a ser um país respeitado. Como é bom você perceber que as pessoas querem conversar com o Brasil. Nós temos que plantar, regar e adubar. Senão a gente não colhe", disse Lula no programa.
Último dia de Lula em Berlim.
https://www.dw.com/pt-br/foi-a-melhor-reuni%C3%A3o-que-o-brasil-j%C3%A1-fez-com-o-governo-alem%C3%A3o/a-67640835

Postagens mais visitadas deste blog