O estrago na imagem dos militares por se juntarem a Bolsonaro


 atualizado 

Orlando Brito
Bolsonaro e militares

A mais recente pesquisa Datafolha é o retrato falado do desastre que foi para a imagem dos militares apoiar a eleição de Bolsonaro, governar com ele e fazer tudo ao seu alcance para reelegê-lo.

61% dos eleitores brasileiros se dizem convencidos de que oficiais das Forças Armadas estiveram envolvidos em irregularidades durante o governo do ex-capitão de má conduta.

A crença no envolvimento de militares é maior entre os 77% que se dizem informados sobre o caso das joias: 65%. O índice vai a 69% entre os mais ricos e a 70% entre os moradores do Nordeste.

O Datafolha ouviu 2.016 pessoas na terça (12) e na quarta (13) passadas, em 139 cidades. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para 68% dos brasileiros em geral, Bolsonaro tinha conhecimento da venda ilegal de joias que lhe foram presenteadas por autoridades sauditas, e 52% acreditam que ele cometeu crime.

O caso das joias pegou: 77% dos eleitores tomaram conhecimento do episódio e 31% deles afirmam estar bem-informados. Outros 37% sabem mais ou menos do caso e 9% se dizem mal-informados.

A parcela de brasileiros que relata ter sentido melhora na economia do país vinha em queda desde o início do governo de Lula, mas teve uma reversão acentuada, a maior já registrada.

Em outubro de 2022, 34% declaravam sentir melhora na economia brasileira. Em dezembro, 26%. Em março, só 23%. No entanto, na pesquisa de setembro, o percentual subiu para 35%. 

https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/o-estrago-na-imagem-dos-militares-por-se-juntarem-a-bolsonaro

Postagens mais visitadas deste blog