Moraes determina que Comandante do Exército afaste Cid das funções

 

Carla Araújo e Stella Borges
Colunista do UOL e do UOL, em São Paulo
Atualizada em
O tenente-coronel do Exército, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro depõe na CPI do 8 de Janeiro
O tenente-coronel do Exército, Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro depõe na CPI do 8 de Janeiro Imagem: Adriano Machado/Reuters


Na decisão que concedeu a liberdade provisória ao tenente-coronel Mauro Cid, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o comandante do Exército, general Tomás Paiva, afaste o militar das suas funções.

DETERMINO, ainda, nos termos do artigo 319, VI do Código de Processo Penal, o AFASTAMENTO de MAURO CÉSAR BARBOSA CID do exercício das funções de seu cargo de oficial no Exército, devendo ser comunicado, imediatamente, o Comandante do Exército.

Alexandre de Moraes, em despacho que determinou a soltura de Cid

Antes de ser preso, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro estava trabalhando no Comando de Operações Terrestres.

Segundo fontes militares ouvidos pela coluna, o comandante do Exército já tomou ciência da decisão de Moraes e está providenciando as medidas que serão adotadas.

A expectativa é que Cid deixe ainda hoje o Batalhão da Polícia do Exército, em Brasília, onde está preso desde maio.

Delação homologada

O ministro Alexandre de Moraes também homologou o acordo de delação realizado entre Cid e a Polícia Federal após verificar a "regularidade, legalidade, adequação dos benefícios pactuados e dos resultados da colaboração à exigência legal e a voluntariedade da manifestação de vontade".

Conteúdo UOL

O ministro decidiu ainda que Cid terá que cumprir uma série de medidas cautelares, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Ele também determinou o cancelamento de passaporte, a suspensão de documentos de porte de arma de fogo em nome do militar e a proibição do uso de redes sociais.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.


OLHAR APURADO

Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.https://noticias.uol.com.br/colunas/carla-araujo/2023/09/09/moraes-determina-que-comandante-do-exercito-afaste-cid-das-funcoes.htm

Postagens mais visitadas deste blog