Viaduto e novas avenidas: entenda o projeto que promete desafogar o trânsito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes

Por Yasmin Castro, g1 Mogi das Cruzes e Suzano

Trânsito intenso na Avenida João XXIII, em Mogi das Cruzes, é alvo de reclamação entre motoristas — Foto: Reprodução/ TV Diário
Trânsito intenso na Avenida João XXIII, em Mogi das Cruzes, é alvo de reclamação entre motoristas — Foto: Reprodução/ TV Diário

Segundo o secretário de Urbanismo Claudio de Faria Rodrigues, a expectativa é de que o novo sistema viário solucione esses problemas, promovendo mais mobilidade e facilitando a circulação de veículos nessa região. O objetivo é atender à nova demanda do distrito.

“[Essa região] começou a ter infraestrutura de serviço e comércios muito mais independente do que antes. Você mora numa casa legal, num edifício local, mas na hora que sai de casa você não consegue sair pra trabalhar. O plano olha exatamente para isso”, afirma.

“César de Sousa cresceu muito ao longo dos últimos 20 anos. A gente tem hoje só duas rotas para ligar César à região central. Com essa análise, a gente desenvolveu uma visão para que a gente possa criar nessa região leste um desenvolvimento urbano e sustentável”.

Como é o trânsito agora e o que deve mudar

Atualmente, quem vai a César de Sousa tem apenas duas opções: a Avenida João XXIII, que pode ser acessada pela Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, e a Avenida Francisco Rodrigues Filho, também utilizada por quem chega de bairros como o Botujuru, por exemplo. Segundo o secretário, ambas sobrecarregam trechos específicos, como a Ricieri José Marcatto.

O sistema viário que começou a ser construído em 2023 deve oferecer quatro novas alternativas. A principal é o Corredor Nordeste, que contará com um viaduto e permitirá que os motoristas evitem a Ricieri. Também estão previstas as construções de três novas avenidas, sendo que uma delas também contará com trecho elevado (confira todos os detalhes abaixo).

Corredor Nordeste

  • Entenda o projeto: o novo corredor terá início na Avenida Francisco Rodrigues Filho, na altura da rotatória com a Pedro Romero, que será redimensionada; a partir deste ponto, um viaduto seguirá por 1,8 quilômetro até Avenida Dante Jordão Stoppa, próximo ao centro de compras do bairro, ficando paralelo à Avenida Ricieri José Marcatto. “Quando chega na João XXIII e entra na Jordão Dante Stoppa, a gente vai seguindo até aquela rotatória que existe em frente ao 'mall'. Aquela rotatória vai deixar de existir”, explica Claudio. “Quando a gente chegar naquela rotatória à esquerda, é onde começa o viaduto”. Somada aos trechos que já existem e serão remodelados, a intervenção deve chegar a 3,3 quilômetros.
  • Objetivos: de acordo com o secretário, essa é a principal estrutura do sistema viário e, por isso, a primeira a sair do papel. “Deve criar uma nova alternativa, justamente, para a Ricieri Marcatto”, explica.
  • Prazo e investimento: a obra faz parte da primeira etapa, que começou neste ano e deve seguir até 2024, com 18 meses de duração; o valor investido é de aproximadamente R$ 98,1 milhões.

Avenidas Parque I, II e III

  • Entenda o projeto: as avenidas Parque I e II terão início na Waldemar Costa Filho e passarão pela rotatória da Pomba, próxima ao Parque Centenário. Desse ponto, a Avenida II seguirá com um viaduto sobre a linha férrea até chegar na João XXIII. Já a Avenida III será paralela à linha férrea, sentido César de Sousa, até chegar na Avenida Catarina Carrera Marcatto.
  • Objetivos: as avenidas prometem criar alternativas para motoristas que vêm do Botujuru, Vila Suíssa e até de Guararema, por exemplo. Serão cerca de 4 quilômetros de avenidas. “Dessas, já existe projeto executivo das avenidas Parque I e II. A expectativa é ter licitação até o final do ano. A Avenida Parque III é que está em licenciamento ambiental”, explica Cláudio.
  • Prazo e investimento: as avenidas I e II integram a etapa II, que começará em 2024 com término previsto para 2025; já a etapa III deve iniciar em 2025, seguindo até 2026. O valor ainda será definido, mas a estimativa é de que gire em torno de R$ 189 milhões.

Estação da CPTM em César de Sousa

Além de levar novas alternativas para quem dirige, o sistema viário também busca soluções para quem depende do transporte público. Em entrevista à TV Diário no mês passado, o secretário de Mobilidade Urbana Caio Luz falou sobre a ampliação da Linha 11-Coral até César de Sousa

A ideia é levar os serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) até o distrito.

A medida seria possível com o aproveitamento da linha férrea que já existe.

 Exatamente por isso, o projeto prevê a construção de viadutos, o que fará com que o tráfego flua sem ser interrompido pelo trecho ferroviário.

 “A CPTM falava duas coisas: que não tinha demanda, o que hoje não é mais verdade, e também essa questão do trânsito, que está sendo resolvida com as obras”, detalha Cláudio.

Ao g1a CPTM confirmou que vai retomar os estudos para implantação de uma nova estação da Linha 11-Coral no distrito de César de Sousa, em Mogi das Cruzes. 

A princípio, o objetivo é verificar a viabilidade técnica e econômica da intervenção. Vale ressaltar, no entanto, que existem limitações na exploração da linha férrea nesse trecho (leia a reportagem e entenda).

Urbanismo e sustentabilidade

O sistema viário faz parte do Projeto Urbanístico Específico (PUE) da Área de Intervenção Urbana (AIU) da Região Leste, definido pela Lei Complementar 150, de 26 de dezembro de 2019. Segundo a Prefeitura, como é caracterizada pelo crescimento próximo ao Rio Tietê, a AIU exige investimentos em saneamento ambiental, mobilidade e implantação de diferentes serviços e equipamentos públicos, de maneira sustentável.

Cláudio destaca que além da construção de novas vias, as obras também preveem outras soluções de urbanismo, o que inclui ciclovias, parques e outros equipamentos. Juntos, devem garantir um desenvolvimento mais sustentável nessa região da cidade. Todos os detalhes podem ser conferidos no próprio projeto, disponibilizado na internet

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2023/08/06/viaduto-e-novas-avenidas-entenda-o-projeto-que-promete-desafogar-o-transito-de-cesar-de-sousa-em-mogi-das-cruzes.ghtml

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