Gilmar Mendes anula provas de investigação da PF contra Lira
Ministro do STF atendeu pedido da PGR no inquérito sobre alegados desvios na aquisição de kits robóticos

247 - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma determinação nesta quinta-feira (10) para invalidar todas as evidências obtidas durante a investigação conduzida pela Polícia Federal sobre alegados desvios na aquisição de kits robóticos, que de alguma forma estavam conectados ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Inicialmente programado para ser avaliado no plenário virtual do STF a partir da sexta-feira, o caso tinha sido submetido por solicitação do próprio ministro Gilmar.
No entanto, em uma mudança de perspectiva, na quinta-feira ele optou por uma decisão individual de mérito, resultando no arquivamento da investigação que envolvia o presidente da Câmara, segundo reportagem do jornalista Aguirre Talento, do UOL.
A decisão do ministro espelhou o posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que requereu a anulação das provas.
Detalhes desse parecer haviam sido divulgados pelo UOL na segunda-feira passada.
No pronunciamento de sua decisão, Gilmar Mendes acolheu o pedido de invalidação das provas, mas não ordenou o encerramento do inquérito, como demandado pela defesa de Arthur Lira.
Em vez disso, o ministro determinou que o encerramento deveria ser pleiteado ao juiz de primeira instância responsável pelo caso.
Essencialmente, essa determinação elimina a possibilidade de Lira ser investigado por uma possível conexão com os desvios na aquisição dos kits robóticos.
A investigação da Polícia Federal havia identificado transações em dinheiro vivo direcionadas a um ex-assessor de Lira, Luciano Cavalcante.
https://www.brasil247.com/brasil/gilmar-mendes-anula-provas-de-investigacao-da-pf-contra-lira