'Tô pensando em pegar aqui mesmo': as frases da delação de Élcio


Ana Paula Bimbati
Do UOL, em São Paulo
Élcio Queiroz admitiu ter dirigido carro usado no dia do assassinato de Marielle Franco
Élcio Queiroz admitiu ter dirigido carro usado no dia do assassinato de Marielle Franco Imagem: Reprodução

Após uma quebra de confiança com Ronnie Lessa, o ex-PM Élcio de Queiroz decidiu firmar um acordo de delação premiada com a Polícia Federal sobre o caso Marielle.

As informações dadas por ele embasaram parte de uma nova operação, iniciada na segunda-feira e que prendeu o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, conhecido como Suel.

Frases da delação

Aí ele [Ronnie Lessa] falou que era a vereadora, falou o nome, mas eu não sabia quem era; mas aí eu falei o que é a situação? Ele falou que era pessoal; mas tem dinheiro nisso aí, o que é? Aí ele falou não, é pessoal.

A grande pergunta que a investigação busca responder agora é se Élcio e Lessa foram contratados para matar Marielle. Na delação, Élcio disse que só foi informado por Lessa que era um assunto "pessoal".

Quando a senhora apareceu, ele [Ronnie Lessa] falou assim, com essas palavras: "Tô pensando em pegar aqui mesmo". Pegar a gente já sabe que é matar, aí eu falei "tá louco, fazer isso aqui no meio". Eu falei "olha as câmeras". Ele disse: não, a gente não vai fazer nenhuma loucura.

O diálogo ocorreu, segundo Élcio, no momento em que a vereadora Marielle Franco saía da Casa das Pretas, onde participava de um evento. O assassinato ocorreu a cerca de três quilômetros dali, na Rua Joaquim Palhares.

Eu só escutei a rajada. Da rajada, começou a cair umas cápsulas na minha cabeça e no meu pescoço. [...] Aí caíram as cápsulas em mim e ele falou 'vambora'; eu nem vi se acertou quem, se não acertou.

Depois dos disparos, Ronnie teria falado para que eles fugissem pela rua 24 de maio, que liga a região central da cidade —onde ocorreu o atentado— com a zona norte —onde a dupla encontraria o irmão do atirador.


Élcio afirma ter argumentado que a via poderia ter "várias operações da Polícia Militar" e a dupla seguiu por outro caminho.

Até que falou [na TV], morreram duas pessoas no local e tal... Eu falei, que merda.

Élcio afirma que só ficou sabendo pela TV que o motorista Anderson Gomes também havia sido assassinado. Ele e Lessa foram para um bar na Barra da Tijuca após o crime.

Estava louco. Vomitei umas três vezes. Querendo já sumir do mundo. Até o Ronnie falava: "qual foi, Élcio?", porque eu ia atrás do carro toda hora, na rua mesmo, vomitei pra caramba.

A dupla se encontrou com o Suel no bar e beberam até 3h da madrugada no dia do crime.

Como ele tinha muito carinho por essa arma e tal... Ele [Ronnie] ficou feliz por ter conseguido pegar.

A arma usada no crime teria sido extraviada do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) após um incêndio e comprada por Lessa, segundo Élcio. O ex-PM disse não saber, no entanto, com quem Ronnie Lessa conseguiu a arma.

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/07/26/frases-delacao-elcio-queiroz-caso-marielle.htm

Postagens mais visitadas deste blog