Ruralista que promove comício em Ribeirão é do círculo íntimo de Bolsonaro


Ruralista que promove comício em Ribeirão é do círculo íntimo de Bolsonaro. Créditos: Reprodução
OPINIÃO 


O advogado Paulo Maximiano Junqueira Neto é o homem forte no terreno em que a política e os ruralistas se cruzam em Ribeirão Preto, capital do agronegócio no interior paulista.

Produtor de amendoim e cana de açúcar, ele é presidente do Sindicato Rural e da Associação Rural da cidade. Também comanda a Assovale, Associação Rural Vale do Rio Pardo.

Junqueira define Bolsonaro como “o melhor presidente que o Brasil já teve” e diz que o apoio do setor ao ex-presidente é "incondicional".

Para não causar constrangimento a Bolsonaro, o ministro da Agricultura do governo Lula, Carlos Fávaro, foi informado pelo presidente da feira que deveria comparecer ao evento apenas no dia 2, terça-feira.

“Eu fui desconvidado, talvez para evitar algum mal-estar”, disse em entrevista. 

Por conta do imbróglio, o Banco do Brasil decidiu retirar o patrocínio da feira.

O mal-estar entre os promotores do evento levou ao cancelamento formal da festa de abertura, mas Bolsonaro está usando o Agrishow para marcar sua volta ao cenário político.

Jair Bolsonaro teve quase 60% dos votos na cidade no segundo turno das eleições de 2022.

No dia seguinte à derrota, manifestantes protestaram contra o resultado das eleições diante da sede da Quinta Circunscrição Militar do Exército em Ribeirão, onde chegaram a montar um mini acampamento.

Paulo Junqueira é tido como um dos mais ardorosos defensores de Bolsonaro na cidade.

Em vídeo, convidou apoiadores do ex-presidente a comparecer ao desembarque no aeroporto de Ribeirão Preto e a acompanhá-lo no Agrishow.

Quando estava nos Estados Unidos, Bolsonaro hospedou-se numa casa de Junqueira na Flórida, depois de uma temporada na do ex-lutador de MMA José Aldo.

A casa de Orlando, de quatro suítes, chegou a se transformar numa espécie de acampamento, quando recebeu ao mesmo tempo o ex-presidente, seu filho Eduardo, o sanfoneiro Gilson Machado — ex-ministro do Turismo —e Pedro Guimarães, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal que foi acusado de assédio sexual por várias funcionárias.

Os dois seguranças de Bolsonaro dormiram no chão da sala.

Paulo Junqueira cedeu a própria casa e ficou hospedado em um imóvel próximo com o ex-presidente da UDR, Luiz Antônio Nabhan Garcia, ex-secretário nacional de Assuntos Fundiários do governo Bolsonaro.

Nabhan acusa o MST de ser uma “organização criminosa” e, quando presidiu a extinta União Democrática Ruralista (UDR), ficou sob suspeita de organizar milícias rurais no Pontal do Paranapanema, em São Paulo.

Aceitos no círculo íntimo de Bolsonaro, Nabhan e Junqueira estão longe de ser unanimidade entre os líderes do agronegócio. 

São tidos como bolsonaristas raiz.

Apesar de toda a polêmica, Junqueira e seus aliados atingiram seu objetivo: transformar o Agrishow num palanque para a volta de Bolsonaro à cena, em um ambiente altamente favorável.
 https://revistaforum.com.br/opiniao/2023/4/30/ruralista-que-promove-comicio-em-ribeiro-do-circulo-intimo-de-bolsonaro-135104.html

Postagens mais visitadas deste blog