Silvio Almeida: vereador precisa ser punido "em nome da decência no Brasil"

 

Jamil Chade - 

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, defendeu que o vereador de Caxias do Sul (RS), Sandro Fantinel, seja cassado e que um processo criminal seja instaurado contra o político. Em declarações exclusivas ao UOL, nesta quarta-feira em Genebra, o chefe da pasta se mostrou indignado com a atitude do vereador.

Fantinel fez discurso preconceituoso e, em sessão na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul ontem, ele disse aos agricultores gaúchos que "não contratem mais aquela gente lá de cima". "Única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor", disse ele, minimizando a exploração sofrida pelos trabalhadores.

"Não apenas ele precisa ser cassado, mas precisa ser processado criminalmente", rebateu o ministro de Direitos Humanos, que nesta semana está em reuniões na ONU.

A declaração do vereador foi feira depois que 207 pessoas foram resgatadas na semana passada de condições análogas a escravidão. Elas atuavam na colheita e carregamento de uvas em Bento Gonçalves (RS). A maioria vinha da Bahia. Eles trabalhavam para uma empresa prestadora de serviço contratada pelas vinícolas Aurora, Salton e Cooperativa Garibaldi. As vítimas eram obrigadas a viver em um alojamento sujo, comendo comida estragada. Os patrões também usavam choques elétricos e spray de pimenta, segundo depoimentos.

Para Silvio Almeida, "é fundamental que se instale um processo na Comissão de Ética e que esse processo leve à cassação". "Esse tipo de atitude criminosa não pode ser suportado pelas instituições brasileiras", afirmou.

"Um dos motivos pelos quais o Brasil atravessa um período de violência política, um período de instabilidade, é por conta do fato de que nossas instituições permitem que homens como esse cheguem a esse lugar", afirmou.

"Esse sujeito precisa ser punido em nome da decência no Brasil", completou.

Nesta quarta-feira, o partido Patriota expulsou o vereador. Durante um discurso na Câmara dos Vereadores, o político ofendeu trabalhadores encontrados em situação análoga a escravidão em Bento Gonçalves (RS).  

Jamil Chade 

Colunista do UOL

01/03/2023 18h25

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/03/01/silvio-almeida-vereador-precisa-ser-punido-em-nome-da-decencia-no-brasil.htm

Postagens mais visitadas deste blog