Márcio Macêdo diz que Planalto voltará a ser endereço das reivindicações do povo
Rosana Hessel

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGP), Márcio Macêdo, prometeu o resgate das políticas públicas e a retomada da participação popular no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reforçou que o diálogo será a marca da nova gestão.
“Nosso grande esforço será recuperar os espaços de participação popular, porque o governo anterior fechou as portas para o povo”, afirmou ele, nesta segunda-feira (2/1), durante a cerimônia de transmissão de cargo, realizada no Palácio do Planalto.
Macêdo afirmou que vai retomar a participação das entidades de classe e sindicais nas demandas das políticas públicas.
De acordo com o titular da SGP, o Palácio do Planalto voltará a ser o endereço das reivindicações da sociedade e vai “colocar as impressões digitais do povo” nas ações do governo.
“Democracia só acontece quando o povo está junto na tomada de decisões”, afirmou. “Seremos um governo feito pelo povo e para o povo”, acrescentou.
Reforma no Planalto
Mais cedo, após a cerimônia de posse do ministro-chefe da Casa Civil, Macêdo contou ao Correio que a última vez que esteve no Palácio do Planalto foi em 2016, antes do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e se sentia aliviado com o retorno.
De acordo com o chefe da SGP, Lula só retornará ao Planalto após o fim das obras e da varredura do pessoal do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). “O presidente quer voltar para o Planalto e encontrar o gabinete como era no segundo mandato”, antecipou.
Até lá, Lula vai despachar no hotel em que está hospedado e no Itamaraty, segundo ele, sem dar prazo para quando isso vai ocorrer.
Breve biografia
Natural da Bahia, o deputado federal pelo PT de Sergipe é biólogo com mestrado em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Entre 2003 e 2006, foi superintendente do Ibama em Aracaju e, entre 2007 e 2010, titular da secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos da capital sergipana.