Pular para o conteúdo principal

PEC da Transição aprovada é vitória de Lula, mas também de Lira


Tales: 

Colaboração para o UOL

21/12/2022 18h22

Atualizada em 21/12/2022 19h03

aprovação na Câmara dos Deputados, em dois turnos, da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da Transição é uma vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também uma conquista do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). A avaliação é do colunista do UOL Tales Faria.

"Os dois chegaram a se estranhar quando o Supremo, com voto de Lewandowski, derrubou as emendas de relator, mas se entenderam e acabou ocorrendo o que o UOL já tinha anunciado antes, que seria o Congresso tornar constitucional a distribuição das emendas de relator", disse o jornalista, durante o UOL News.

O placar de votação do texto-base foi de 331 votos contra 163 — eram necessários 308 votos para a aprovação do texto que amplia o teto de gastos para pagar no ano que vem as parcelas de R$ 600 do Bolsa Família, com adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos.

Como a proposta originária do Senado foi alterada pelo relator, deputado Elmar Nascimento (União-BA), ela passará mais uma vez por análise dos senadores. A nova votação deve ocorrer ainda hoje (21).

A sessão aqui terminou com uma série de líderes partidários declarando voto em Arthur Lira para presidência da Câmara, ratificando a candidatura dele. As lideranças do PT com quem conversei já me disseram que vão manter a palavra de apoiar Arthur Lira em sua recondução Tales Faria, colunista do UOL

Tales: Quem trouxe 'abacaxi' da indicação na PRF foi governador do ES

Durante a participação no UOL News, Tales Faria também revelou que Edmar Camata foi indicado para a direção da PRF (Polícia Rodoviária Federal) pelo futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, após sugestão do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

Hoje, Dino desistiu da indicação e anunciou Antônio Fernando Oliveira como o novo diretor-geral da PRF. O nome de Camata causou uma repercussão negativa após vir a público seu apoio à prisão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à Operação Lava Jato.

"Quem trouxe o abacaxi, o culpado, é Renato Casagrande. Só que o ministro poderia ter dado uma consultada no Google e visto que esse Camata era crítico contumaz do futuro presidente Lula. Não foi só no PT que não pegou bem, não pegou bem na direção do PSB. O PSB foi quem mais pressionou o Dino a 'chutar' esse Camata".

Na avaliação do colunista do UOL Cesar Calejon, a aprovação da PEC da Transição na Câmara, em dois turnos, é a primeira grande vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mostra a capacidade de articulação do novo governo.

"331 votos é uma votação significativa e que significa uma vitória importante no primeiro grande desafio que o governo eleito teve", avaliou.

Porém, o jornalista alerta que é preciso acompanhar se essa relação bem sucedida entre Lula e Arthur Lira irá se manter.

"É um pouco cedo para dizer se essa é uma dinâmica que vai ser adotada daqui para frente em futuras pautas, que possivelmente não tenham esse nível de sensibilidade e apoio popular, e, portanto, esse mesmo nível de coesão entre os parlamentares. Mas, seguramente, é uma vitória importante para o governo, que já começa com mais força a partir de 1º de janeiro".

Edson Camata é sobrinho do ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata, próximo a Renato Casagrande.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL. 

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/12/21/tales-pec-da-transicao-aprovada-e-vitoria-de-lula-mas-tambem-de-lira.htm

Postagens mais visitadas deste blog

deputada Erika Hilton

Memes

 

Olho grande!

 Charges do Nando Motta  27 de outubro de 2023, 18:34 h  https://www.brasil247.com/charges/olho-grande