Lula convida Tebet para o Meio Ambiente, mas quer conversar com Marina para definir cargos
- Por Ana Flor
Ricardo Abreu, Delis Ortiz e Guilherme Mazui
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/U/H/yhOhWRTg2dWZDPvc2SZQ/2022-10-07t192752z-1148460029-rc2jww9ayedn-rtrmadp-3-brazil-election.jpg)
O presidente eleito Lula (PT) convidou nesta sexta-feira (23) a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para ocupar o Ministério do Meio Ambiente a partir de 2023.
A definição, porém, ainda passa por uma conversa que Lula deve ter ainda nesta sexta com a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (leia detalhes mais abaixo).
O g1, a TV Globo e a GloboNews apuraram que Simone Tebet aceita ser ministra do Meio Ambiente desde que haja um acordo com Marina (veja no vídeo abaixo o momento em que Tebet chega ao hotel de Lula).

Simone Tebet chega a hotel em Brasília para se reunir com Lula
Marina Silva
Pessoas envolvidas nas conversas afirmam que, se Marina Silva der o "ok" para Tebet assumir o Meio Ambiente, a senadora deverá aceitar o convite de Lula.
No entanto, se Marina não der o aval, Tebet pode acabar sendo anunciada como ministra das Cidades, um dos 16 ministérios que faltam ser anunciados por Lula.
Lula quer conversar com Marina Silva sobre a posição que ela terá no governo.
A conversa pode ocorrer ainda nesta sexta-feira, às 14h.
Marina, se não virar ministra do Meio Ambiente, pode assumir o futuro cargo de Autoridade Climática, que será criado pelo novo governo.
Simone Tebet e o cenário político
Simone Tebet concorreu à Presidência da República pela primeira vez neste ano. No primeiro turno, ficou em terceiro lugar ao obter 4,9 milhões de votos (4,1%). Após a votação, informou que ficaria do lado da democracia e, no segundo turno, apoiou Lula.
Na equipe de transição, Tebet integrou a equipe de desenvolvimento social e, diante disso, havia a expectativa no meio político de que a senadora ocuparia o Ministério do Desenvolvimento Social no futuro governo.
Nesta quinta (22), porém, Lula anunciou o ex-governador do Piauí Wellington Dias (PT) para comandar a pasta, responsável por programas como o Bolsa Família.
https://g1.globo.com/economia/blog/ana-flor/post/2022/12/23/lula-convida-tebet-para-o-meio-ambiente-mas-quer-conversar-com-marina-para-definir-cargos.ghtml