Mais de 14 mil mesários irão atuar no Alto Tietê nas eleições deste ano, segundo TRE-SP

Mesários do Alto Tietê são convocados pelo WhatApp — Foto: Mônica Silveira/TV Globo
 Mesários do Alto Tietê são convocados pelo WhatApp — Foto: Mônica Silveira/TV Globo

Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano

14/07/2022 

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) estima convocar 14.352 mesários para as eleições deste ano no Alto Tietê. 

Este total de mesários será distribuído nas 3.588 seções eleitorais da região.

De acordo com a Justiça Eleitoral, as convocações iniciaram em 20 de junho e seguem até 3 de agosto, tendo como meio preferencial para notificar os colaboradores o aplicativo de mensagens WhatsApp. 

O primeiro turno das eleições deste ano será dia 2 de outubro.

 Um eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.

De acordo com os dados do TRE, Mogi das Cruzes é a cidade da região com a maior demanda de mesários, onde são estimadas mais de 3,8 mil pessoas para exercer a função durante o processo eleitoral. 

Já Salesópolis, com 196, é o município do Alto Tietê com o menor número previsto de mesários.

Quantidade de mesários nas cidades do Alto Tietê

CidadeQuantidade de mesários
Arujá812
Biritiba Mirim280
Ferraz de Vasconcelos1.720
Guararema304
Itaquaquecetuba2.800
Mogi das Cruzes3.868
Poá1.088
Salesópolis196
Santa Isabel516
Suzano2.768
Total14.352
Fonte: TRE-SP

Caso o eleitor queira ser mesário voluntário, basta fazer a inscrição no site do TRE-SP ou diretamente nos cartórios eleitorais.

 Ainda segundo a Justiça Eleitoral, a carta de convocação pode ser recebida por e-mail ou pelo correio, caso não seja possível entrar em contato com o eleitor convocado pelo aplicativo.

Os canais oficiais de comunicação com os mesários são o número de WhatsApp de cada Zona Eleitoral ou o e-mail convocacaoeleicoes@tre-sp.jus.br. 

A mensagem enviada pela Justiça Eleitoral traz o nome completo do eleitor ou eleitora, o número do título eleitoral completo e senha para confirmar a convocação com cinco caracteres.

Os convocados deverão confirmar, pelo site do TRE-SP, que receberam a mensagem e têm cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. 

A contestação será feita por requerimento ao juízo eleitoral. 

Por se tratar de serviço obrigatório, o eleitor só será dispensado em casos excepcionais.

O que faz o mesário?

Os mesários garantem a segurança e o sigilo no momento em que o cidadão vai exercer o direito ao voto e contribuem com a Justiça Eleitoral para garantir a legitimidade do processo eleitoral.

Quem pode ser mesário?

Pessoas maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral

Quem não pode ser mesário?

  • Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;
  • Membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
  • Autoridades e agentes policiais, bem como funcionários e funcionárias no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • Pessoas que pertencem ao serviço eleitoral;
  • Menores de 18 anos;
  • Ocupantes dos cargos de Agente de Segurança Penitenciária, Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária e Guardas Civis Municipais, mesmo que a título voluntário (conforme Ofício-Circular TRE/SP nº 3.825/10).

Benefícios dos mesários

Os mesários têm direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e mais dois pelo treinamento, recebem auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação e podem ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Dependendo da universidade, é possível utilizar as horas trabalhadas nas eleições como atividade curricular complementar. 

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/07/14/mais-de-14-mil-mesarios-irao-atuar-no-alto-tiete-nas-eleicoes-deste-ano-segundo-tre-sp.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog