Modelo mais recente de urnas eletrônicas será testado por pesquisadores da USP, diz TSE


Novos equipamentos, mais modernos e seguros, foram entregues em dezembro e, por isso, não passaram pelo teste convocado em agosto de 2021. Agora, equipes da USP vão replicar testagem.

Por g1 — Brasília

Pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) farão testes de segurança no novo modelo da urna eletrônica que será usado nas eleições deste ano, informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o tribunal, serão testados o hardware e o software das urnas modelo UE 2020.

 Essas urnas não passaram pelo Teste Público de Segurança (TPS) realizado em maio porque só foram entregues em dezembro do ano passado, quando o edital de testagem já tinha sido lançado.

O teste público do novo modelo de urna foi alvo de questionamento das Forças Armadas na Comissão da Transparência das Eleições, criada pelo TSE em 2021 para discutir a segurança da votação.

Em resposta, a Corte informou que a análise da segurança dos sistemas estão previstas em um convênio firmado com a universidade. Desde outubro passado, a USP colabora com a Justiça Eleitoral para aprimorar a integridade e a confiabilidade do voto eletrônico.

Conforme o TSE, no teste haverá ataques direcionados ao conjunto de programas (softwares) e equipamentos (hardware) que compõem o sistema eleitoral. 

Os estudantes tentarão quebrar o sigilo ou alterar a destinação dos votos.

“Eles vão executar os testes que já foram feitos em todos os Testes Públicos de Segurança e mais alguns que julguem necessários para poder verificar a segurança do modelo 2020”, afirma o coordenador de Tecnologia Eleitoral do Tribunal, Rafael Azevedo.

Eleição de outubro terá urna eletrônica mais rápida e moderna

Eleição de outubro terá urna eletrônica mais rápida e moderna

Teste já concluído rejeitou risco de fraude

O teste dos modelos anteriores de urnas eletrônicas foi encerrado em maio e não constatou nenhuma possibilidade de alteração de votos nas urnas.

Ainda segundo o TSE, todos os modelos de urnas contam com os mesmos programas, que passam por auditorias antes, durante e depois das eleições.

O modelo 2020 da urna, que será testado pela USP, passou por melhorias e é mais seguro do que a versão de 2015, de acordo com o TSE.

Investigadores não conseguem alterar votos ou afetar apuração em novo teste da urna eletrônica, diz TSE

Investigadores não conseguem alterar votos ou afetar apuração em novo teste da urna eletrônica, diz TSE

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/07/15/modelo-mais-recente-de-urnas-eletronicas-sera-testado-por-pesquisadores-da-usp-diz-tse.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog