Congresso quer convocar chefe do Itamaraty para explicar negligência na Ucrânia
Nonato Viegas
Foto: Agif/Folhapress
Lideranças da oposição da Câmara e do Senado discutiram ao longo do fim de semana apresentar pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, para explicar a ausência de um plano de resgate de brasileiros na Ucrânia e a desinformação sobre o risco de invasão russa por parte da embaixada em Kiev.
Como mostrou o Bastidor, dias antes do ataque russo, o embaixador Norton de Andrade Mello Rapesta dizia em entrevista à imprensa brasileira que “a vida segue normal” e que a “situação é plenamente tranquila” em Kiev.
Um erro evidente de interpretação da realidade.
Na sexta-feira, 25, o deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) apresentou um requerimento que convoca França. Por se tratar de um requerimento para o plenário da Câmara, precisa de aprovação do presidente Arthur Lira.
Outra estratégia discutida por parlamentares é convocá-lo no âmbito das comissões de Relações Exteriores da Câmara, presidida pelo deputado Aécio Neves, e do Senado, comandada pela senadora Kátia Abreu.
A articulação é para que os requerimentos sejam apresentados na Câmara e no Senado na volta do Carnaval, ainda na quarta-feira de cinzas, 2 de março.
https://obastidor.com.br/politica/congresso-quer-convocar-chefe-do-itamaraty-para-explicar-negligencia-na-ucrania-2814