Rublo cai 30% e Rússia sobe juros de 9,5% para 20% após enxurrada de sanções - Medidas como a expulsão de alguns bancos russos do Swift, serviço global de mensagens financeiras, atingiram o sistema financeiro do país

 



Corrida aos bancos

Analistas alertaram que a turbulência pode levar a uma corrida aos bancos russos, já que os clientes tentam garantir seus depósitos e acumular dinheiro.

“Os eventos deste fim de semana agora significam que nenhum banco do G7 poderá comprar rublos russos, jogando a moeda em queda livre. O resultado final pode ser um enorme choque inflacionário se desenrolando dentro da Rússia”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets UK, em nota.

“Uma corrida aos bancos russos dentro do país parece já estar começando, pois os cidadãos temem que seus cartões de crédito não funcionem mais”, acrescentou.

O banco central russo interveio na semana passada nos mercados de câmbio para tentar sustentar o rublo. E, na sexta-feira (25), disse que estava aumentando a oferta de notas para caixas eletrônicos para atender à crescente demanda por dinheiro. A agência de notícias estatal russa TASS informou que vários bancos tiveram aumento de saques desde a invasão da Ucrânia, principalmente de moeda estrangeira.

“Estas são as condições em que começam as corridas aos bancos locais”, escreveu Neil Shearing, economista-chefe da Capital Economics. “O Banco Central da Rússia aumentou esta manhã as taxas de juros para 20%, mas outras medidas [como, por exemplo, o estabelecimento de limites para saques de depósito] podem ser definidas hoje. Agora, uma queda no PIB de [aproximadamente] 5% parece provável.”

— Charles Riley, Laura He e Vasco Cotovio contribuíram com reportagem. 
https://www.cnnbrasil.com.br/business/rublo-cai-30-e-russia-sobe-juros-de-95-para-20-apos-enxurrada-de-sancoes/

Postagens mais visitadas deste blog