Alto Tietê fecha quase 12 mil postos de trabalho no primeiro semestre deste ano, aponta Caged
O Alto Tietê encerrou quase 12 mil postos de trabalho no primeiro semestre deste ano.
Por Natan Lira, G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Todos os dez municípios da região terminaram o semestre no vermelho, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No mesmo período de 2019 foram criadas mais de 2 mil vagas de emprego.
Em mais da metade do semestre, a região estava em quarentena por causa do coronavírus.
Saldo de contratações e demissões por cidade no primeiro semestre
Guararema
-701
-701
Fonte: Caged
Em quatro dos seis meses, a região fechou com saldo negativo no Caged. Em janeiro deste ano a região criou 752 postos de trabalho, em fevereiro foram 2,2 mil. As demissões começaram a partir de março, com o início da quarentena, quando 3,6 mil trabalhadores com carteira assinada foram dispensados.
Já em abril, o primeiro mês completo da quarentena, o resultado foi o mais acentuado, e terminou com 7,6 mil postos de trabalho fechados. Em maio, o saldo de demissões caiu, mas ainda foram encerrados mais de 2,9 mil postos de trabalho. Para fechar o semestre, em junho, foram encerrados 212 contratos com carteira assinada na região.
No início do ano, as dez cidades somavam mais de 284 mil vínculos empregatícios. Com a variação no decorrer dos seis meses, a região termina junho com mais de 272 mil.
Na planilha divulgada pelo Ministério da Economia, não há dados por setor nos municípios.
A economia brasileira fechou 1,19 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020, informou nesta terça-feira. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).