Mogi das Cruzes integra comitiva regional que vai à China em busca de investimentos

Mogi das Cruzes vai integrar a comitiva do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) que partirá para a República Popular da China, na madrugada de segunda-feira (03/05), para ampliação do intercâmbio cultural e econômico com o país asiático. 
Uma das propostas mais avançadas é a instalação de escritórios de representação do Alto Tietê nos municípios de Zhengzhou, capital do Estado de Henan, e de Hangzhou, capital do Estado de Zhejiang.
A parceria da região com a China foi iniciada em setembro de 2017, em encontros do prefeito Marcus Melo com integrantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil China e da Associação Geral de Shangai, e com a viagem que ele fez ao país asiático, em 2018.
“Estive na China e pude constatar o progresso e o desenvolvimento daquele país. Temos de nos espelhar no que vem dando certo e estamos buscando o que há de melhor para Mogi das Cruzes. Neste sentido, a visita à China será importante para a cidade e região, que são vistas pelos asiáticos um destino para parcerias e investimentos”, afirma Melo.

“Mogi estará muito bem representada pelo vice-prefeito Juliano Abe; o secretário municipal de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes; o presidente da Câmara Municipal, vereador Sadao Sakai; o vereador Jean Lopes e empresários da cidade”, completa o prefeito.
O objetivo é que as parcerias firmadas resultem em investimentos para Mogi das Cruzes e região, com geração de emprego e renda. 
A viagem é a convite da Câmara de Empresários Chineses, e será realizada de 3 a 13 de junho.
O conjunto de tratativas incluem acordos de cidade-irmã com quatro dos 11 municípios da região: Guararema, Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano (Mogi assinará tratado com o município chinês de YongKang). 
Na agenda, uma série de audiências com os governos dos estados onde funcionarão os escritórios, autoridades das cidades-irmãs e empresas chinesas, em especial de tecnologia em segurança e destinação do lixo.
Segundo país mais rico do planeta, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 13,28 trilhões de dólares em 2018, a China tem uma das economias mais dinâmicas do mundo, com grande interesse de investir no Brasil.
“Mostraremos o potencial da nossa cidade, que está localizada no coração da região mais dinâmica do país e principal mercado consumidor do Brasil, que é a Região Metropolitana de São Paulo”, afirma Juliano Abe.
“Temos duas das mais importantes rodovias nacionais, a Ayrton Senna e a Presidente Dutra, com rápida ligação pela Mogi-Dutra, a 30 quilômetros do principal aeroporto de passageiros e de cargas da América Latina e a cerca de 100 quilômetros do Porto de Santos, que também é o maior da América Latina”, completa o vice-prefeito.
“Toda a agenda da viagem foi construída com o objetivo de estreitar ainda mais as relações industriais e comerciais. Além do perfil da cidade, apresentaremos também as áreas disponíveis para a instalação de empresas. Com certeza, esta visita trará ganhos para as cidades da região”, diz o secretário de Desenvolvimento.
Inicialmente, o Condemat assinou uma carta de intenções com o Governo da China e aguarda a documentação para estudo de viabilidade de Termos de Cooperação Técnica, que resultarão nos escritórios de representação, em parceria com a Câmara de Empresários Chineses no Brasil
Os escritórios servirão como apoio técnico e comercial para atender autoridades e empresários. 
Não haverá custos para o consórcio de municípios.
De acordo com o Condemat, já existem tratativas com o Governo de São Paulo para um escritório no Brasil e o Alto Tietê chamou a atenção dos chineses pelas características de desenvolvimento dos municípios, sobretudo no setor industrial, e a articulação regional proporcionada pelo consórcio.
Como são convidados do governo chinês, as despesas de traslado, hospedagem e alimentação serão por conta da China. 
Caberá a cada município e integrantes da comitiva arcar com as passagens de ida e volta. No caso de Mogi das Cruzes, o vice-prefeito e o secretário pagarão suas passagens. Não haverá, portanto, custos para a Prefeitura.

Parceria
A parceria de Mogi das Cruzes com a China que já gerou frutos para a cidade. Durante a viagem do prefeito, em setembro de 2018, foi assinado um tratado de cooperação com a cidade de Fangzi, distrito de Weifang. Em outubro, a cidade recebeu representantes da província de Guangxi, que conheceram o agronegócio mogiano.
Em dezembro, foi assinado um convênio na área de tecnologia voltada ao setor agrícola com a cidade chinesa de Weifang. No início deste ano, os secretários Paulo Roberto Madureira Sales (Segurança) Daniel Teixeira de Lima (Verde e Meio Ambiente), visitaram a China ao lado do vereador Jean Lopes.
Em março, Mogi das Cruzes recebeu a doação de equipamentos de tecnologia da Dahua Technology. 
A empresa escolheu a cidade para um projeto inovador voltado a Safe City.
Também em março, Mogi das Cruzes recebeu uma comitiva de empresários dos segmentos de construção civil, investimentos, produção de tintas sustentáveis e comunicação interessados em investir na cidade.
Já em abril, o prefeito recebeu a visita de um grupo de empresários chineses dos setores de máquinas, construção civil e painéis solares – todos interessados em expandir negócios e firmar parcerias no Brasil.
A quermesse da Festa do Divino Espírito Santo deste ano terá uma estrutura especial de segurança, com a utilização de câmeras com reconhecimento facial. 
Os equipamentos serão instalados em uma parceria entre a Prefeitura e a empresa chinesa Dahua Technology, sem custos para a administração municipal. (Julio Nogueira)

Postagens mais visitadas deste blog