Meta do Novotec é chegar a 180 mil vagas até 2022 - Programa oferece cursos rápidos e gratuitos a alunos de Ensino Médio da rede estadual voltados para o mercado de trabalho

O governo paulista tem investido cada vez mais na qualificação de jovens em todo Estado. 
O mais novo programa criado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e pelo Centro Paula Souza é o Novotec, que oferece cursos rápidos e gratuitos voltados para o mercado de trabalho.
Há cursos na modalidade presencial e no modelo educação a distância (EaD). Para o segundo semestre deste ano serão oferecidas 23 mil vagas. 
O cadastro é gratuito e deve ser feito pela internet. Nesta etapa, os interessados nos cursos presenciais devem se inscrever até 16 de junho. 
Já para o modelo EaD as inscrições ocorrem no período de 24 de junho a 7 de julho.
“Eles passam por vários ensinamentos de gestão e negócios e isso ajuda os estudantes na futura escolha de trabalho”, explica o professor Renato Frutuoso de Souza.
Meta
O objetivo do programa é chegar a 180 mil vagas no ensino técnico até 2022. O público-alvo são alunos de Ensino Médio da rede estadual paulista. “Tenho mais expectativa porque acredito que com o curso estarei mais capacitada e terei mais noção do que é o mercado de trabalho”, afirma a estudante Alice dos Santos Ferreira.
A jovem Camily Gonçalves Oliveira destaca a importância da proposta do projeto. “Os cursos envolvem tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho”, afirma.
O Novotec vai oferecer cursos em diferentes áreas. 
A carga horária é de 200 horas e as aulas serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, espalhadas por 130 municípios. 
“Meu sonho é ter estabilidade, um bom emprego em que eu possa cuidar de mim mesma e de quem eu amo”, conclui a estudante Layla Cristina Ferreira dos Santos.

Postagens mais visitadas deste blog