Junji Abe - Menos impactos ambientais, mais qualidade de vida. A preservação depende do conhecimento, porque ninguém cuida daquilo que desconhece. Enquanto prefeito de Mogi das Cruzes, criamos em Jundiapeba a Escola Ambiental para qualificar educadores e orientar os alunos.

Tornou-se referência nacional e ganhou fama planetária como centro de pesquisas, formação de professores e multiplicação de conscientizadores ambientais, com educação ambiental no conteúdo disciplinar da rede municipal. Também investimos no programa permanente de arborização, com o plantio de 5 mil mudas por ano, além de transformar áreas degradadas pela exploração mineral nos dois primeiros parques urbanos, o Leon Feffer e o Centenário. No Dia Mundial do Meio Ambiente, vale lembrar de ações fundamentais para preservar a natureza e resguardar gerações futuras! 

Veja a programação do Junho Verde, em Mogi: 


Junho Verde é aberto com homenagem e plantio de mudas por estudantes em Jundiapeba


A abertura oficial do Junho Verde ocorreu nesta quarta-feira (05/06), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, com um evento em Jundiapeba que contou com plantio de mudas por parte de estudantes da região e uma homenagem a moradores que ajudaram a cuidar de árvores da Praça da Liberdade, local do evento. 
A programação do Junho Verde inclui palestras e eventos em vários equipamentos públicos (clique aqui ver a programação completa).
O prefeito Marcus Melo, ao lado dos vereadores Pedro Komura, Fernanda Moreno e José Antônio Cuco Pereira, destacou a importância da data: 
“Cuidar da natureza é zelar pela água, pela qualidade de vida e pelo futuro das novas gerações. Estamos aqui, hoje, ajudando neste trabalho e devemos fazer mais coisas, como a coleta seletiva, separando o lixo, além de cuidar das árvores e dos animais”, disse, para um público formado por moradores e alunos da Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro, do Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi e da Escola Estadual Cid Boucault.
Os moradores Lourenço Flor, Maurício Paulo de Lima, Paulo Anselmo de Souza e Jorge Vasconcelos receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho de fizeram ao proteger as árvores plantadas na Praça da Liberdade.
“Sempre gostei de plantas e cuido das árvores diariamente, retirando galhos secos e principalmente orientando os mais jovens sobre a importância da natureza”, disse Lourenço logo após receber seu certificado das mãos do prefeito Marcus Melo e do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.
A escolha da Praça da Liberdade aconteceu porque o local tornou-se um exemplo de cidadania e de proteção do plantio realizado no ano passado. 
“Em 2017 foram plantadas 85 mudas e todas perdidas em atos de vandalismo. Em 2018, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente plantou outras 40 mudas e, graças ao trabalho dos moradores, elas sobreviveram e estão crescendo”, explica o secretário.
O diretor da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia, explica que a participação da comunidade é fundamental na manutenção e ampliação da cobertura verde. 
“Da primeira vez que fizemos os plantios, tivemos a perda de todas as mudas. Já em 2018, os moradores e os estudantes entenderam nos auxiliaram a proteger o espaço e se engajaram na conscientização dos moradores, o que está dando ótimos resultados”, completa.
Miragaia lembra que moradores das imediações da Praça da Liberdade ajudaram no trabalho de preservação das árvores, como o comerciante Jorge Vasconcelos e o morador Paulo Souza, além dos amigos Lourenço e Maurício. 
Eles regaram as mudas durante o período mais seco, colocaram tutores (guias) nas mudas e improvisaram grades de proteção com madeira em volta das árvores, tudo para protegê-las e preservá-las.
Ele lembra que em breve as árvores começarão a oferecer contrapartidas ambientais características, como infiltração de água de chuva para recarga dos aquíferos subterrâneos, conforto climático (sombra), abrigo e proteção da biodiversidade, como aves, insetos e pequenos animais, além do paisagismo e valorização estética do bairro como um todo.
No final do evento, os alunos das escolas da região plantaram 50 novas mudas de árvores na praça.
Para o restante do mês, durante a programação do Junho Verde, serão promovidas atividades como o lançamento do edital para inscrições na 2ª Mostra de Vídeos Ambientais, com o tema Água e “Florestas” (nesta quinta-feira, da 6); “Piquenique Com Ciência”, no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo – Chiquinho Veríssimo (no sábado, dia 8); Semae de Portas Abertas à comunidade, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro (na segunda-feira, dia 10); Mutirão de Limpeza em Jundiapeba, com o título “O lixo me incomoda” (dia 13 de junho) e a reinauguração da Ilha Marabá, entre outros. (Marco Aurélio Sobreiro)

Postagens mais visitadas deste blog