Festa do Divino é aberta em Mogi das Cruzes e tem programação até o dia 9 de junho

O prefeito Marcus Melo participou, na noite desta quinta-feira (30/05), da abertura da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes
imagem - Ney Sarmento

Até o dia 9 de junho, a cidade terá uma intensa programação religiosa, cultural e folclórica, que deverá reunir milhares de pessoas.
Os fiéis se concentraram em frente a casa dos festeiros Marcelo Braz e Suely Moraes Braz, na praça Rotary, e seguiram em direção ao prédio da Prefeitura, onde foram recepcionados pelo prefeito e pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini

Por volta das 17 horas, eles seguiram em procissão até a Catedral de Santana e à praça Coronel Benedito de Almeida, onde está montado o Império. 

No local, realizada a cerimônia de abertura, benção do Império, hasteamento do mastro e benção das bandeiras.
“A Festa do Divino Espírito Santo relembra nossa família, nossas origens e a tradição da cidade. Que possamos estar junto e pedir a Deus que mostre o caminho e continue abençoando Mogi das Cruzes”, afirmou Marcus Melo.
Na sequência, os fiéis seguiram até o Mogilar, para a abertura da quermesse, que acontece no espaço do Pró-Hiper. Neste ano, ela conta com 59 barracas no total e 30 entidades comandando os espaços e comercializando produtos alimentícios e bebidas. Também foi montado um parque de diversão e serão realizadas apresentações musicais. Nesta quinta-feira, a apresentação ficou por conta do tenor Rinaldo Viana, um dois maiores ícones da música lírica no país, ao lado da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes. A apresentação teve ainda a participação do maestro Israel Cardoso, convidado da noite.
Já na sexta-feira (31/05), a partir das 20h30, será a vez do cantor e compositor Renato Teixeira se apresentar no palco montado na quermesse da festa. Um dos maiores da música do interior do país, ele deverá apresentar sucessos como Tocando em Frente, Romaria e Amanheceu, Peguei a Viola, entre outros. No sábado (01/06), o palco será ocupado por Dunga e Banda, a partir das 20h.
A edição de 2019 tem como tema “Divino Espírito Santo: Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão”.  A programação segue diariamente, com as alvoradas a partir das 5h, e a quermesse (a partir das 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 14h, aos sábados e domingos), além das novenas e missas na Catedral de Sant’Ana, às 19h30.
Ponto alto da programação folclórica da festa, a Entrada dos Palmitos deste ano está marcada para o dia 8 de junho, com concentração e saída do cortejo a partir das 9 horas, em frente a Capela Santa Cruz, na rua Dr. Ricardo Vilela. Nesse mesmo dia, ao meio-dia, os festeiros e capitães de mastro oferecem gratuitamente o afogado, que é prato mais típico da festa, no espaço do Pró-Hiper, no evento tradicionalmente conhecido como Afogado do Povo.
Já no domingo (09/06) acontece o encerramento da festa, com a cerimônia de Pentecostes, a partir das 16h30. Após a procissão, que percorre as ruas da área central, é celebrada a Missa de Pentecostes, seguida pela incineração dos pedidos e o fechamento do Império.
Os festeiros deste ano são Marcelo Braz e Suely Moraes Braz. Já os capitães de mastro são Antonio José Mercado e Maria Auxiliadora Mercado. A Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes é organizada pela Associação Pró-Festa do Divino e pela Diocese de Mogi das Cruzes. (Luiz Maritan)

Postagens mais visitadas deste blog