Mogi das Cruzes - Japão - Marcus Melo visita Toyama e reforça laços de parceria com japoneses

O prefeito Marcus Melo foi recebido na terça-feira (23/04) pelo vice-prefeito da cidade de Toyama, Massayoshi Imamoto, como parte da viagem em busca de novos investimentos para o município. 

Mogi das Cruzes e Toyama são cidades irmãs desde 1979 – completarão 40 anos de ligação no próximo dia 17 de agosto – e neste período desenvolveram várias ações em conjunto.
A mais recente foi o acordo de cooperação técnica que resultou na implantação do Programa Recicla + Mogi, em operação desde 2012. 
Melo e a comitiva mogiana também visitaram a sede da Nachi, empresa que possui uma unidade produtiva no município.
“Fomos muito bem recebidos em Toyama e nossa visita ao Japão tem sido extremamente produtiva. Mogi das Cruzes é sede de várias empresas cujas matrizes ficam aqui e, ao longo dos anos, tivemos vários projetos em parcerias com cidades-irmãs que deram bons resultados, como o Recicla + Mogi”, disse o prefeito.
Entre 2012 e 2014, técnicos das duas cidades trocaram informações sobre o processo de reciclagem do lixo. 
Toyama e o Japão estão entre os pioneiros da área no mundo, com programas que remontam à década de 60. 
Os brasileiros conheceram o trabalho de Toyama e, em seguida, os colegas japoneses vieram ao Brasil observam a implantação do programa. 
Em 2012, antes do Recicla + Mogi, a cidade reciclava 0,5% do lixo – hoje este índice subiu e atingiu 5%.
A comitiva mogiana, que conta ainda com os vereadores Mauro Araújo e Sadao Sakai, além de empresários locais, já esteve em Tóquio e em Nagoya, onde foi recebida pela direção da NGK
Na reunião com o presidente mundial da empresa, Shinichi Odo, e com os diretores Takeshi Kawai e Mikihiko Kato, a NGK confirmou os planos de ampliação e modernização da unidade produtiva de Mogi das Cruzes.
A estimativa é de que sejam investidos R$ 210 milhões na fábrica, com a geração de 200 empregos diretos e indiretos no período de três anos. 
Do Japão, a visita prossegue em direção a Bélgica, onde o prefeito participará de uma série de compromissos na cidade de Tournai
A viagem não tem custos para a Prefeitura – cada integrante da comitiva paga suas despesas. (Marco Aurélio Sobreiro)

Postagens mais visitadas deste blog