Bolsonaro almoça no 'bandejão' do Palácio do Planalto com ministros e assessores

Cercado de seguranças, presidente foi pela primeira vez ao refeitório dos funcionários. Ao deixar restaurante, ele disse que pretende almoçar no bandejão da sede do Executivo uma vez por mês.
Por Guilherme Mazui

O presidente Jair Bolsonaro almoçou nesta quinta-feira (25), pela primeira vez, no restaurante do Palácio do Planalto, conhecido como "bandejão". Cercado de seguranças e assessores, ele foi ao restaurante acompanhado dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Embora não seja incomum ministros frequentarem o bandejão do Planalto, presidentes da República não costumam fazer refeições neste restaurante.

Michel Temer, por exemplo, tinha o hábito de almoçar no próprio gabinete presidencial, no terceiro andar do palácio, ou no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência. 

Os ex-presidentes Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva costumavam almoçar no Palácio da Alvorada, mas quando a agenda estava intensa também comiam no próprio gabinete.

Localizado em um dos anexos do Planalto, o restaurante administrado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) serve comida a quilo. O quilo do buffet custa R$ 30,33 ou R$ 33,11 (com churrasco).

Ao deixar o local, Bolsonaro fez fotos com funcionários do palácio e disse a jornalistas que pretende almoçar no local uma vez por mês.

"O rancho está melhor do que no meu tempo do Exército", elogiou Bolsonaro ao deixar o restaurante.

Bento Albuquerque relatou que o presidente comeu churrasco e salada. Segundo o ministro, um dos ajudantes de ordens da Presidência pagou a conta do almoço.

Bolsonaro foi ao prédio anexo ao palácio, onde fica localizado o refeitório, após participar da cerimônia na qual assinou o decreto que revogou o horário de verão. Mais cedo, o presidente participou de um café da manhã com jornalistas no Planalto.

Na gestão de Bolsonaro, os ministros Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Floriano Peixoto Vieira Neto (Secretaria-Geral da Presidência) são os integrantes do primeiro escalão que frequentam o refeitório de forma mais assídua. Ambos costumam almoçar em uma mesa reservada pela administração do local, acompanhados de auxiliares.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/04/25/bolsonaro-almoca-no-bandejao-do-palacio-do-planalto.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog