Moradores da zona rural de Mogi recebem orientações e vacinas contra a febre amarela Governo Estadual vai encaminhar mais doses para reforçar a imunização após morte de macaco.

Equipes de saúde de Mogi das Cruzes começaram um trabalho de prevenção à febre amarela nesta segunda-feira (20), na zona rural. Por estar próximo da capital, a área é considerada de risco e no dia 10 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo divulgou a intensificação a vacinação contra a febre amarela entre novembro e dezembro nas cidades do Alto Tietê.

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/
Ao todo, 864.467 pessoas devem ser imunizadas em Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos. Segundo a Prefeitura, o Governo Estadual vai disponibilizar 213 mil doses da vacina. 

A distribuição das doses vai ser feita pela Vigilância Epidemiológica ao longo da semana nos postos de saúde, focada principalmente em áreas próximas da serra e em pessoas que vão viajar para áreas endêmicas. 

Mas os critérios detalhados sobre quem vai receber a vacina também será definido nos próximos dias.

No bairro do Taboão, os moradores receberam a vacina na porta de casa nesta segunda-feira (20). Ronaldo Silva achou ótima a medida. 

“Como eu trabalho com ônibus escolar, o tempo é corrido.”

Morador há sete anos no bairro, ele já está instruído também do que deve fazer caso encontre algum macaco morto. “Não pode mexer e precisa ligar para a Secretaria de Saúde”, completa.

Alguns moradores estão mais atentos. 

O reforço na imunização começou há um mês quando um macaco foi encontrado morto no Horto Florestal, em São Paulo

“Estamos em uma área de risco visto que tivemos um caso numa área de 50 quilômetros de Mogi”, explica Jefferson Renan de Araújo Leite, veterinário do Núcleo de Arboviroses.

Somente nesta segunda, ao menos 50 propriedades devem ser visitadas no bairro. 

Clarinda de Faria foi vacinada e já não se preocupa mais com a doença. 

“Para irmos ao posto é mais distante. Tem que enfrentar fila ainda e aqui não. Ficou mais fácil para a gente.”

Os telefones para informações sobre a doença são: o 4794-4343 e também o 153.

Febre amarela

Doença infecciosa aguda causada por picada de mosquitos infectados com o vírus da febre amarela, a febre amarela não é contagiosa e não pode ser transmitida de pessoa para pessoa e nem de macaco para seres humanos.

Na prática, o vírus da febre amarela possui dois ciclos básicos: urbano e silvestre

No silvestre a transmissão envolve principalmente os macacos e algumas espécies de mosquitos transmissores.

Em área urbana, as principais medidas de prevenção para humanos recomendadas pelo Ministério da Saúde incluem a vacinação de pessoas que vivem ou pretendem viajar para áreas de risco, o que não é o caso de Arujá, e o controle da proliferação dos mosquitos vetores, como o Aedes aegypti.

Postagens mais visitadas deste blog