Alto Tietê fecha outubro com maior saldo de geração de emprego do ano, aponta Caged No último mês, entre admissões e demissões, a região criou 1.365 novas vagas de emprego com carteira assinada. Indústria, comércio e serviço ajudaram a levar o índice regional para cima.

As dez cidades do Alto Tietê terminaram outubro com saldo positivo de 1.365 vagas de emprego. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) este é o melhor saldo de emprego registrado em 2017. Apenas dois setores terminaram o mês com saldo negativo de emprego, ainda assim com recuperação no comparativo com outubro do ano passado.
Por Jamile Santana, G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Em outubro de 2016, as cidades da região terminaram o mês com saldo negativo de 1055 vagas, volume 229% menor do que neste anoO setor da indústria da transformação foi o que mais se recuperou no comparativo entre os meses: passou de um saldo de 132 postos de trabalho no ano passado para 579 neste ano, volume quatro vezes maior de vagas de emprego. As cidades de Itaquaquecetuba Mogi das Cruzes foram as que mais geraram emprego: 145 e 126 respectivamente.
O comércio também foi determinante para que o índice regional tivesse um desempenho positivo no último mês. Em outubro do ano passado o setor não só havia deixado de criar novas vagas como também tinha fechado 254 postos já existentes. Neste ano, terminou o mês abrindo 278 postos de trabalho. Suzano foi a protagonista neste trabalho. O comércio da cidade criou, sozinho, 129 vagas de emprego em um único mês. Mas nem todas as cidades tiveram bom desempenho no setor. Poá, por exemplo, perdeu 12 postos de trabalho. Em outubro do ano passado, havia perdido 22.
Outro setor que se destacou no último mês foi o de serviços. O saldo de emprego foi de 462 vagas. No ano anterior o setor havia fechado o mês com saldo negativo de 839 vagas. Em serviços, Mogi das Cruzes se destacou, criou 238 vagas de emprego. Em Suzano, o saldo ficou positivo em 189 vagas. Em Poá o reflexo também foi negativo neste setor: a cidade perdeu 91 postos de trabalho no último mês.
Oportunidade
Programas de encaminhamento para emprego têm 270 vagas no Alto Tietê

A maior parte das oportunidades é para Ferraz de Vasconcelos, com 119. São vagas para repositor, operador de caixa, açougueiro, entre outras.

Postagens mais visitadas deste blog