'O MPF acusa Lula como comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava-jato', diz procurador O procurador Deltan Dallagnol diz que o MPF 'não julga quem Lula foi ou é como pessoa ou o quanto ele fez ou não fez pelo povo brasileiro'. 'O MPF imputa a ele a responsabilidade por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro' afirma.

Confira trechos do discurso de procurador Deltan Dallagnol:


“Hoje, o Ministério Público Federal acusa o Sr. Luís Inácio Lula da Silva como comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava-jato.

O MPF não está julgando aqui quem Lula foi ou é como pessoa. Não estamos julgando o quanto seu governo foi ou não foi bom, o quanto ele fez ou não fez pelo povo brasileiro.

 Não. 

O que o Ministério Público faz aqui é imputar a ele a responsabilidade por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em um contexto específico, afirmando qual é a medida da sua responsabilidade, com base em evidências.


A mesma ressalva aqui se aplica em relação ao Partido dos Trabalhadores. Não se julga aqui a adequação da sua visão de mundo, a sua ideologia. Mas se avalia, sim, se a agremiação se envolveu em crimes específicos.”


“Sem o poder de decisão de Lula, esse esquema seria impossível. Esse esquema era movido também por integrantes do Partido dos Trabalhadores.”
“Há muitas evidências de que este esquema era partidário, sendo gerenciado primordialmente pelo Partido dos Trabalhadores.”


"Há provas consistentes de que líderes partidários enriqueceram ilicitamente, como José Dirceu, que responde a duas ações penais na Lava-jato.

 Dirceu foi acusado de receber R$ 15 milhões, razão pela qual já foi, inclusive, condenado criminalmente. 

 Outro exemplo disso é o caso do próprio Lula, que, como se verá, recebeu pelo menos R$ 3,7 milhões em aumento do seu patrimônio a título de propinas."
http://g1.globo.com
Operação Lava Jato

Postagens mais visitadas deste blog